FEBRABAN alerta sobre novo golpe da selfie; entenda

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) emitiu um alerta sobre um novo golpe que rouba dados e tira vantagens financeiras, principalmente de idosos, por meio da selfie.

Os criminosos entram em contato com uma abordagem fraudulenta, coletam seus dados biométricos e realizam operações de crédito sem o conhecimento da vítima.

Confira como funciona o golpe da selfie e da entrega falsa, os detalhes do alerta emitido pela FEBRABAN e dicas para evitar cair em golpes. 

Como funciona o golpe da selfie?

No “Golpe da Selfie”, os criminosos entram em contato com a vítima, afirmando que ela ganhou algum benefício extra, seja previdenciário, auxílio, cesta básica mensal ou brinde. 

Para receber o prêmio, a vítima deve realizar uma selfie como comprovação. A realidade é que esse prêmio não existe e se trata de uma tentativa de fraude. 

Os criminosos utilizam fita isolante ou tampam todos os campos para que a pessoa não perceba que está no ambiente bancário, realizando uma operação de crédito. 

Essa é uma tática utilizada para roubar dados sensíveis da vítima, permitindo também outras operações fraudulentas. 

Saiba mais: Quais são os principais golpes online e como evitá-los

Fique atento e não aceite este tipo de abordagem, porque é golpe. Jamais aceite o pedido de um desconhecido para tirar uma selfie para receber qualquer coisa que lhe ofereça”, alerta Walter Faria, diretor-adjunto da FEBRABAN.

A biometria facial é um mecanismo de segurança utilizado pela maioria das instituições financeiras que garante o reconhecimento da pessoa sobre a contratação. 

Atenção para golpe da entrega

Além do golpe da selfie, os criminosos também estão utilizando outras táticas, como oferecer presentes ou brindes e solicitar o pagamento de uma taxa de entrega com o cartão de crédito. 

Nesses casos, a maquininha de cartão utilizada pelo golpista costuma ter o visor danificado, impedindo que a vítima consulte o valor da transação.

Ao realizar a transação, a vítima pode ter sua senha roubada ou realizar um pagamento maior do que o informado pelo golpista.

Dicas para se proteger

Para evitar cair nesse tipo de golpe, a FEBRABAN recomenda:

  • Desconfie de presentes inesperados: não aceite presentes ou brindes de pessoas desconhecidas
  • Cuidado com links e sites suspeitos: não forneça seus dados pessoais em sites que você não conhece
  • Verifique a maquininha de cartão: verifique se a maquininha de cartão está funcionando corretamente e se você consegue visualizar o valor da transação
  • Não tire selfies para desconhecidos: nunca tire selfies ou fotos para receber brindes ou a pedido de pessoas que você não conhece

Leia também: Como identificar e evitar um golpe de empréstimo?

Se você suspeitar que está sendo vítima de um golpe, entre em contato imediatamente com a sua instituição financeira e registre um boletim de ocorrência (B.O).

Quer receber mais notícias como essa gratuitamente em seu e-mail? Preencha este formulário e receba quinzenalmente uma seleção de conteúdos!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.