INSS simplifica regras para antecipação salarial no Meu INSS Vale+

A partir de agora, aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração do INSS podem acessar a antecipação salarial de R$ 150,00 do Meu INSS Vale+ de forma mais ágil.

Com as novas regras publicadas na Instrução Normativa 179 e na Portaria 1.257, o adiantamento está mais simples, dispensando o desbloqueio prévio do benefício.

Confira como funciona, quem pode aderir e quais são os requisitos para utilizar o programa Meu INSS Vale+ a seguir.

Como funciona o Meu INSS Vale+?

O programa Meu INSS Vale+ permite que beneficiários antecipem até R$ 150,00 do benefício mensal para cobrir despesas urgentes, como remédios e gás.

As novidades apresentadas pelo Governo Federal eliminam a necessidade de desbloqueio prévio e incluem o uso de biometria ou cartão com chip para contratação e o pagamento sem juros. 

Regras para utilizar o benefício Vale+ do INSS?

Para aderir ao programa Meu INSS Vale+, os beneficiários devem:

  • Ter um cartão físico com chip e senha ou utilizar a biometria facial para validação
  • Realizar a antecipação salarial por uma instituição financeira com mínimo de 12 meses de experiência no serviço
  • Estar vinculado a uma instituição financeira que tenha acordo com o INSS

Confira também: Quanto vou receber do INSS em janeiro?

Embora prático, o valor antecipado tem restrições, ele não pode ser sacado, transferido ou utilizado via Pix.

Além disso, é proibido o uso do benefício para apostas físicas ou eletrônicas. Essas medidas garantem que o benefício previdenciário seja usado para despesas essenciais.

O desconto do valor antecipado é realizado na folha de pagamento do mês seguinte. Caso não tenha saldo disponível, o desconto total será realizado direto do pagamento no mês subsequente.

Prazo para liberação do Meu INSS Vale+

Após a contratação, o valor é liberado no cartão Meu INSS Vale+ em até cinco dias úteis. Os beneficiários podem consultar instituições financeiras que oferecem o serviço diretamente no INSS.

Segundo Vanderlei Barbosa, diretor de Benefícios do INSS, a medida atende a beneficiários que precisam de dinheiro para emergências no final do mês, principalmente em regiões onde existe demora na entrega dos cartões físicos.

Nosso objetivo é permitir que as pessoas atendam às suas necessidades de forma ágil e segura”, destacou.

Os bancos interessados em oferecer o Meu INSS Vale+ devem enviar um ofício para a Diretoria de Benefícios do INSS pelo e-mail: [email protected], solicitando credenciamento.

Continue lendo: Aumento no teto do consignado INSS já está em vigor?

As novas regras do Meu INSS Vale+ irão facilitar a vida de milhões de brasileiros que dependem do benefício para despesas inesperadas.

Com um processo mais simples e seguro, o INSS pretende garantir acessibilidade financeira para seus beneficiários.

Gostaria de se manter atualizado sobre o mundo financeiro com as nossas notícias? Cadastre-se gratuitamente aqui para receber conteúdos meutudo no seu e-mail!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.