Petrobras: Como a recuperação transformou crise em lucro

Petrobras: Como a recuperação transformou crise em lucro

A Petrobras, que enfrentou uma grave crise financeira no final do governo Dilma Rousseff, deu a volta por cima nos últimos anos. Segundo Eduardo Boechat, gestor de carteiras de investimentos há 24 anos, “a empresa foi saneada com medidas implementadas durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro”. Essas ações reduziram desvios e possibilitaram um desempenho mais eficiente.

Boechat destacou que as iniciativas de gestão foram cruciais para reduzir a corrupção e os prejuízos. “Quando você diminui o desvio de dinheiro, sobra bastante para reinvestir e gerar lucro”, afirmou.

Dividendos da Petrobras: polêmica e impactos no mercado

Nos últimos quatro anos, a distribuição de dividendos pela Petrobras gerou debates acalorados. Para Boechat, essa estratégia foi positiva: “É muito melhor distribuir dividendos do que ter prejuízo e depender do Tesouro Nacional para cobrir o buraco”. O especialista ressaltou que, ao melhorar sua estrutura financeira, a Petrobras conseguiu restabelecer a confiança de investidores.

A distribuição dos lucros é um ponto sensível, especialmente em empresas estatais. “Há sempre um acionista majoritário, como o governo, com objetivos diferentes dos seus”, acrescentou Boechat, referindo-se ao papel político que muitas vezes interfere na gestão.

O monopólio e a estratégia da Petrobras no mercado

Com uma estrutura quase monopolista no setor de petróleo e gás, a Petrobras possui vantagens competitivas únicas. Boechat explicou que a empresa combina custos baixos de produção com a comercialização de um produto dolarizado. “Se bem administrada, a Petrobras é uma máquina de fazer dinheiro”, disse ele.

Apesar do desempenho recente, Boechat fez um alerta sobre os desafios enfrentados por estatais no Brasil. “É comum vermos essas empresas sendo usadas como cabides de emprego ou para fins políticos”, afirmou. Segundo ele, a nomeação de pessoas sem qualificação prejudica o desempenho operacional e, em última instância, impacta negativamente a população.

Ele enfatizou que o sucesso de estatais como a Petrobras depende de uma gestão técnica e eficiente. Caso contrário, as perdas acabam recaindo sobre o cidadão brasileiro, que é o verdadeiro dono dessas empresas.

O post Petrobras: Como a recuperação transformou crise em lucro apareceu primeiro em BMC NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.