Ao vivo: Sidônio Palmeira toma posse como ministro da Secom

Sidônio Palmeira toma posse como novo ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência) nesta 3ª feira (14.jan.2025). O marqueteiro assume no lugar de Paulo Pimenta.

A troca no comando da secretaria foi chancelada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último dia 7. Sidônio já colabora com as estratégias de comunicação do governo desde o início do governo, em 2023, e intensificou sua participação no fim de 2024.

Assista ao vivo:

 

O marqueteiro desenhou a estratégia de divulgação do pacote de corte de gastos, em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou as medidas em um pronunciamento veiculado em rede nacional de rádio e televisão, em 27 de novembro.

Em 20 de dezembro, produziu e participou da gravação de um vídeo em que Lula aparece ao lado do próximo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

Em sua fala, o presidente diz que seu governo jamais interferirá nas decisões da autoridade monetária e garante autonomia a Galípolo. Lula foi convencido por ministros a gravar a mensagem para mandar um recado positivo ao mercado financeiro, de responsabilidade com as contas públicas e com o marco fiscal.

Depois da veiculação do vídeo, o dólar teve uma queda mais acentuada. No fechamento do mercado, ficou cotado a R$ 6,07, queda de 0,8%.

No dia seguinte, 21 de dezembro, Sidônio acompanhou a produção do pronunciamento de fim de ano de Lula, gravado no Palácio da Alvorada.

Antes mesmo de assumir a Secom, Sedônio já participou de duas reuniões com Lula, ainda na 6ª feira (10.jan). Uma delas foi um encontro com outros ministros para discutir a decisão da empresa norte-americana Meta de encerrar os serviços de checagem de informações, classificada pelo presidente como “extremamente grave”. O outro compromisso foi o encontro com o ministro da Educação, Camilo Santana. Nas agendas, Sidônio teve apenas o nome citado, sem indicação de cargo ou profissão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.