Jeff Bezos cancela lançamento de foguete

A Blue Origin, empresa espacial de Jeff Bezos, fundador da Amazon, cancelou o lançamento do foguete New Glenn que aconteceria na madrugada desta 2ª feira (13.jan.2025).

Em atualização publicada no site oficial da empresa, a Blue Origin explicou que um “problema no subsistema” do foguete foi o motivo do cancelamento e disse que vai rever “novas oportunidades” para o lançamento.

<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>We’re standing down on today’s launch attempt to troubleshoot a vehicle subsystem issue that will take us beyond our launch window. We’re reviewing opportunities for our next launch attempt.</p>&mdash; Blue Origin (@blueorigin) <a href=”https://twitter.com/blueorigin/status/1878715911563313651?ref_src=twsrc%5Etfw”>January 13, 2025</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

O lançamento do New Glenn, originalmente programado para a 6ª feira (10.jan), já havia sido cancelado 2 vezes durante a última semana por causa das condições climáticas no Oceano Atlântico. O foguete sairia da Estação Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, sudeste dos Estados Unidos.

O New Glenn recebeu autorização para decolar em dezembro de 2024, depois de uma série de atrasos na construção. 

De acordo com a Blue Origin, o New Glenn foi submetido a testes assim que teve a licença aprovada pela FAA (Administração Federal de Aviação), órgão que regula aviação nos Estados Unidos. As provas foram feitas na Estação Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, onde os 7 motores do foguete queimaram por 24 segundos.

O teste serviu para que a equipe avaliasse o desempenho do New Glenn e reproduzisse as operações necessárias durante o dia de lançamento. A Blue Origin destacou que todos os objetivos foram cumpridos durante o último grande teste antes do lançamento.

O New Glenn tem 98 metros de altura e uma coifa (também conhecida como o bico do foguete) duas vezes maior do que o tamanho convencional para foguetes do tipo.

O foguete seria usado na missão NG-1, com o objetivo de levar o “Blue Ring Pathfinder”, uma carga útil que será utilizada para realizar testes no “Blue Ring”, veículo orbital da Blue Origin. A carga é equipada com elementos comunicadores, sistemas energéticos e computadores de voo instalados em um adaptador que poderá posicionar satélites em outras órbitas.

A expectativa da Blue Origin e de Bezos é, no futuro, poder levar satélites ao espaço, fazendo concorrência à SpaceX, de Elon Musk.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.