ID Jovem 2025: o que é, idade, cadastro, como usar e comprar

O Programa Identidade Jovem (ID Jovem) é uma iniciativa do governo que disponibiliza uma carteira de identificação, cujo objetivo é liberar descontos em eventos e gratuidade em serviços de transporte público.

Disponibilizado para pessoas de baixa renda que cumprem com alguns critérios, o ID Jovem visa aumentar a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, facilitando seu acesso a eventos e serviços.

Confira a seguir como funciona o ID Jovem 2025, quem tem direito e tudo sobre esta medida de inclusão social do governo.

O que é o ID Jovem?

O ID Jovem é um programa do governo que libera a jovens de baixa renda uma carteira virtual, que possibilita a meia entrada em eventos culturais, esportivos e artísticos, assim como descontos e até gratuidade no transporte coletivo interestadual.

O benefício é destinado a pessoas de baixa renda com inscrição atualizada no CadÚnico, de idade entre 15 e 29 anos.

Como funciona a ID Jovem?

A ID Jovem é um documento virtual, logo, basta emiti-lo gratuitamente online e mostrá-lo nos locais, como eventos esportivos, culturais e artísticos para obter os descontos de meia-entrada. 

No caso do uso no transporte público, o jovem terá direito a duas vagas gratuitas por veículo e duas vagas com desconto de 50%, após esgotarem as vagas gratuitas.

Leia também: Guia para se inscrever no CadÚnico e ter direito aos benefícios

Em relação aos descontos dos transportes públicos, são válidos descontos em ônibus, trens e embarcações, em transporte interestadual, ou seja, em viagens para outros estados.

O benefício de transporte não é válido para viagens locais, dentro do mesmo estado.

Quem tem direito a ID Jovem?

Para ter direito a ID Jovem, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal
  • Estar com a inscrição no CadÚnico atualizada
  • Ter renda familiar máxima de dois salários mínimos
  • Ter em mãos seu Número de Identificação Social (NIS)

Quer receber notícias gratuitas semanalmente em seu e-mail? Preencha este formulário e receba os destaques semanais do mundo financeiro!

ID Jovem é até quantos anos?

A ID Jovem é liberada para pessoas entre 15 e 29 anos, estudantes ou não, que sejam de família de baixa renda e tenham o CadÚnico atualizado.

Para que serve a ID Jovem?

A ID Jovem serve para oferecer descontos em eventos e serviços de transporte às pessoas de baixa renda, promovendo inclusão social para estas pessoas.

É possível utilizá-lo em eventos esportivos, culturais e artísticos, com desconto de 50% no valor a pagar.

Saiba mais: Como atualizar a sua conta do Cadastro Único pela internet?

E no transporte público interestadual, é possível obter passagens gratuitas ou com 50% de desconto a depender da disponibilidade do benefício no local.

ID Jovem: benefícios

Os benefícios da ID Jovem são os descontos de meia entrada para as pessoas de baixa renda em eventos como shows, cinemas, circos, eventos esportivos, entre outros.

Além disso, é possível utilizar o transporte público interestadual com descontos de 50% e até gratuitamente, a depender da disponibilidade do benefício.

ID Jovem paga meia no cinema?

Sim! Com a ID Jovem, o titular paga meia entrada no ingresso de cinema, assim como cineclubes, teatros, espetáculos musicais, de artes cênicas e circenses, eventos educativos e esportivos.

Confira: Bolsa Família: quem tem direito e como se cadastrar?

Como fazer cadastro no ID Jovem?

São apenas dois passos para fazer o cadastro ID Jovem: atualização do CadÚnico e emissão online do documento.

O primeiro passo para se cadastrar no ID Jovem é ter o seu Cadastro Único familiar atualizado, com as informações mais recentes da sua família, como renda, membros, entre outros detalhes.

E o segundo e último passo é emitir a ID Jovem pelo site ou aplicativo do programa, inserindo seus dados pessoais.

Para a emissão, basta inserir seu NIS, nome completo, nome da mãe e data de nascimento, e por último, clicar em “Emitir ID Jovem”.

Como imprimir a ID Jovem?

Não é necessário imprimir a ID Jovem. Após a emissão do documento, você pode utilizar sua forma digital ou imprimi-lo fisicamente, se quiser.

Lembre-se de estar sempre com um documento de identificação oficial quando for utilizar sua ID Jovem.

Renovar ID Jovem

Não é necessário renovar o documento, contanto que seu CadÚnico esteja sempre atualizado com os dados familiares mais recentes. Basta gerar seu ID Jovem e utilizar!

Como usar a ID Jovem?

Há duas situações em que a ID Jovem é utilizada: para obter descontos de 50% na entrada de eventos artísticos, culturais ou esportivos; e para gratuidade e descontos no transporte público interestadual.

Entenda: Diferenças entre código familiar e NIS

Na compra do ingresso ou passagem, basta que o titular apresente sua ID Jovem e um documento de identificação oficial com foto para ter acesso aos descontos.

Como comprar passagem com ID Jovem?

Para comprar suas passagens usando a ID Jovem, basta mostrá-la no ato da compra da passagem junto a um documento de identificação oficial com foto.

Aprenda: Passo a passo para consultar NIS pelo CPF

A ID Jovem pode ser exibida de forma virtual, na tela do seu celular, ou impressa, emitida pelo site oficial do programa.

Posso comprar passagem de avião com o benefício?

Não. A ID Jovem permite a compra de passagens com desconto somente para o transporte interestadual em ônibus, trem e embarcação.

Se você ainda tiver dúvidas sobre o benefício, pode utilizar a área “Fale Conosco” no site do ID Jovem e enviar suas dúvidas para obter atendimento especializado.

Gostou do benefício ID Jovem para pessoas de baixa renda? Se você se encaixa nos critérios, emita já o seu documento e garanta descontos em diversos serviços.

Para continuar aprendendo com os conteúdos informativos da meutudo, cadastre-se no formulário abaixo para receber nossos destaques semanais diretamente em seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.