Com novo teto de juros INSS, saiba o que muda no consignado 2025

Na última quinta-feira (9), o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou o aumento do teto de juros para Empréstimos consignados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A medida aumentou o teto de juros para Empréstimo consignado de 1,66% para 1,80% ao mês, marcando o segundo aumento do atual governo, que estava priorizando reduções.

Confira as recentes mudanças no teto consignado, oportunidades com o aumento da margem consignável em 2025 e como contratar com as melhores taxas. Continue a leitura!

Quais as últimas alterações no teto de juros do consignado?

O novo teto de juros para Empréstimos consignados do INSS foi atualizado para 1,80% ao mês em decisão aprovada pelo CNPS no dia 9 de janeiro de 2025.

A alteração busca reequilibrar a oferta de crédito após reclamações de instituições financeiras sobre a inviabilidade de operar com a taxa anterior, de 1,66% ao mês.

O teto para Cartão de crédito consignado e Cartão benefício consignado não passou por alterações, se mantendo em 2,46% ao mês.

Confira na tabela abaixo as mudanças no teto de juros para consignados do INSS realizadas durante o atual governo, desde 2023 até agora:

Mudanças no teto de juros do consignado INSS
Data de alteração Empréstimo Consignado Cartão de Crédito Consignado
16 de março de 2023 1,70% 2,62%
24 de março de 2023 1,97% 2,89%
25 de agosto de 2023 1,91% 2,83%
23 de outubro de 2023 1,84% 2,73%
04 de dezembro de 2023 1,80% 2,67%
11 de janeiro de 2024 1,76% 2,61%
28 de fevereiro de 2024 1,72% 2,55%
24 de abril de 2024 1,68% 2,49%
27 de maio de 2024 1,66% 2,46%
09 de janeiro de 2025 1,80% 2,46%

De acordo com o Governo Federal, essas alterações tem como objetivo garantir um equilíbrio entre a oferta de crédito no mercado e a proteção dos beneficiários do INSS, que dependem do consignado como uma forma de crédito acessível.

O novo teto de juros do Empréstimo consignado entra em vigor cinco dias úteis depois que a decisão do CNPS for publicada no Diário Oficial da União.

Primeiro aumento do teto no atual Governo

O aumento do teto de juros para 1,80% ao mês, aprovado em janeiro de 2025, representa o segundo ajuste realizado pelo atual governo.

O primeiro ocorreu em março de 2023, quando a taxa foi elevada de 1,70% para 1,97% ao mês, após uma redução inicial no mesmo mês.

Apesar de na maioria das mudanças a gestão ter priorizado reduções no teto, a crescente pressão das instituições financeiras levou à necessidade de ajuste.

Essa decisão foi importante para garantir que o crédito consignado permanecesse disponível aos beneficiários do INSS, evitando a suspensão de ofertas por parte dos bancos.

Vale lembrar que, aqui na meutudo, o teto de juros sempre foi respeitado e a oferta de Empréstimo consignado nunca foi suspensa sob essa justificativa.

Como foi a decisão até chegar no aumento do teto de juros?

A decisão de aumentar o teto de juros do crédito consignado do INSS para 1,80% ao mês foi amplamente debatida na reunião extraordinária do CNPS na última quinta-feira (9).

Os representantes dos bancos argumentaram que a taxa anterior de 1,66% ao mês não cobria os custos operacionais, especialmente diante do aumento da taxa Selic.

Durante a reunião, houve propostas de elevação para até 1,99% ao mês, consideradas necessárias para garantir a viabilidade econômica da operação.

Por outro lado, o governo buscava um ajuste que equilibrasse a sustentabilidade do consignado com a proteção dos beneficiários.

O diretor do Departamento do Regime Geral de Previdência Social, Benedito Adalberto Brunca, afirmou que o crédito consignado possui baixos riscos de inadimplência, justificando taxas mais acessíveis.

A decisão final do CNPS, limitada a 1,80% ao mês, busca permitir que bancos e financeiras retomassem a oferta de crédito, garantindo condições justas aos aposentados e pensionistas.

Após o anúncio, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu uma nota afirmando que o aumento para 1,80% ao mês ainda seria insuficiente para cobrir os custos da operação, principalmente diante do cenário econômico atual.

O governo, no entanto, reforçou que o aumento foi o mais adequado para equilibrar a oferta de crédito com as necessidades dos segurados.

Como contratar Empréstimo consignado com as melhores taxas do mercado?

Para contratar um Empréstimo consignado com as melhores taxas, é essencial buscar instituições que respeitem o teto de juros definido pelo INSS.

Aqui na meutudo, por exemplo, você faz o seu Empréstimo consignado com comodidade e transparência.

Nosso processo é 100% online, realizado pelo site ou aplicativo gratuito, permitindo que você acompanhe cada etapa em tempo real.

Para aproveitar nossas taxas atrativas, basta fazer um cadastro simples em nossa plataforma e seguir o passo a passo abaixo:

Após a aprovação, o dinheiro será liberado na sua conta em até 24 horas úteis, garantindo mais agilidade e praticidade para atender às suas necessidades.

Viu como é prático? E você também pode usar o simulador de Empréstimo consignado abaixo para ter uma estimativa de quanto pode contratar com a gente:

Simule grátis seu empréstimo consignado INSS *
De quanto você precisa?


Qual a sua idade?

Em quantas vezes deseja parcelar?


* Contratação sujeita a análise. Os valores aqui presentes podem variar durante a contratação.

**Ao clicar em “Quero um empréstimo”, você também aceita receber gratuitamente conteúdos sobre o assunto.


Plataforma segura

Saiba nossa melhor taxa

Preencha o simulador e veja as melhores taxas que preparamos para você.

Preencha as informações

* Contratação sujeita a análise. Os valores aqui presentes podem variar durante a contratação.

**Ao clicar em “Quero um empréstimo”, você também aceita receber gratuitamente conteúdos sobre o assunto.


Plataforma segura

Isto foi útil?

Obrigado por avaliar!

Aumento de margem 2025 também traz novas oportunidades

Com o reajuste do salário mínimo para R$ 1.518,00, válido desde do dia 1º de janeiro de 2025, o limite disponível para Empréstimos consignados também foi ampliado.

Essa atualização não beneficia apenas os segurados que recebem o piso previdenciário, mas também quem tem benefícios acima de um salário mínimo, reajustados com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Embora as porcentagens da margem consignável permaneçam as mesmas, o aumento no valor do benefício reflete diretamente em um limite maior para consignação.

Isso significa que os segurados têm mais espaço para contratar novos créditos ou reorganizar suas finanças com melhores condições.

Com a gente, na meutudo, você pode aproveitar essa oportunidade por meio da pré-contratação de Empréstimo consignado com aumento salarial.

Esse processo permite que você reserve o crédito agora, com a liberação do dinheiro garantida assim que o INSS atualizar oficialmente o limite em seu benefício do INSS.

Tudo isso também é feito de forma 100% online, com simplicidade e segurança, diretamente pelo nosso site ou aplicativo gratuito.

Vale lembrar que ao antecipar sua contratação, você evita a alta demanda por crédito comum no início do ano e garante condições competitivas.

Não deixe para depois! Planeje suas finanças para 2025 com mais tranquilidade e aproveite essa oportunidade de dar conta dos seus planos com a gente.

Gostou das novidades? Então inscreva-se aqui no formulário para acompanhar tudo sobre o teto de juros do consignado, aumento de margem e as melhores opções de crédito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.