Governo debate alteração no teto do juros Consignado INSS esta semana

Nesta quinta-feira (9), o Governo Federal realizará uma reunião extraordinária para discutir mudanças no teto de juros do crédito consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O encontro, marcado pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), reunirá representantes de diferentes setores para avaliar propostas e o impacto das alterações nos beneficiários do INSS.

Confira os motivos para mudanças no teto de juros para consignados do INSS, o aumento de margem consignável em 2025 e outras novidades importantes. Continue a leitura!

Governo marca reunião extraordinária com Conselho da Previdência

O Governo Federal convocou uma reunião extraordinária do CNPS para amanhã (9) às 14h30 para discutir mudanças no teto de juros do crédito consignado do INSS.

O principal objetivo da reunião é reavaliar os limites atuais de juros para Empréstimos consignados e Cartões consignados, diante do cenário de alta da taxa Selic, que atualmente está em 12,25% ao ano.

Além disso, a convocação busca alinhar os interesses de bancos, segurados e do próprio governo, garantindo a viabilidade operacional desse tipo de crédito e, ao mesmo tempo, protegendo os beneficiários de condições desfavoráveis.

O que é e o que faz o CNPS?

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) é um órgão colegiado responsável por avaliar e propor políticas que impactam a Previdência Social, incluindo temas relacionados aos benefícios do INSS e aos créditos consignados.

O CNPS é composto por representantes de trabalhadores, empregadores e do governo, atuando como uma instância para discutir mudanças estruturais, como alterações no teto de juros e na margem consignável.

Suas decisões têm impacto direto na vida de milhões de aposentados e pensionistas, influenciando as condições de acesso a benefícios e créditos.

Qual o limite de juros no Empréstimo consignado atualmente?

Atualmente, o limite de juros para o crédito consignado do INSS é de 1,66% ao mês para Empréstimo consignado e 2,46% ao mês para os Cartões consignados.

Essas taxas foram estabelecidas para proteger os beneficiários contra práticas abusivas e tornar o crédito acessível a aposentados e pensionistas.

Esses limites estão sendo questionados por bancos e financeiras, que alegam dificuldades para manter a oferta de crédito consignado com as taxas atuais, especialmente diante do aumento da taxa Selic.

Saiba mais sobre Empréstimo consignado e outros temas de seu interesse, inscreva-se aqui no formulário e receba nossos conteúdos semanalmente em seu e-mail.

Por que o teto de juros consignado pode mudar?

A possível mudança no teto dos juros do consignado é motivada por reclamações de muitas instituições financeiras, que consideram que as taxas atuais tornaram a operação inviável devido ao custo crescente do dinheiro no mercado.

Com a Selic em 12,25% ao ano, os bancos argumentam que o teto atual (1,66% ao mês) não cobre os custos operacionais, resultando na suspensão ou redução da oferta de crédito consignado por diversas instituições.

Atenção: Apesar das reduções no teto de consignado, a meutudo continuou a oferta Empréstimo consignado respeitando o limite estabelecido pelo CNPS.

O governo busca encontrar um equilíbrio que garanta a viabilidade econômica para os bancos e, ao mesmo tempo, mantenha o crédito acessível e justo para os segurados do INSS.

Últimas mudanças no Empréstimo consignado INSS

Nos últimos meses, o Empréstimo consignado do INSS passou por diversas mudanças para proteger os beneficiários e oferecer maior flexibilidade no acesso ao crédito.

Entre elas está o ajuste na margem consignável. Com o novo piso previdenciário do INSS alinhado ao salário mínimo de R$ 1.518,00, a margem consignável passará por alterações.

Embora as porcentagens permaneçam as mesmas — 35% para Empréstimos consignados, 5% para Cartão de crédito consignado e 5% para Cartão benefício consignado —, o limite disponível para consignado aumenta proporcionalmente ao reajuste do benefício do INSS.

Ou seja, se você já não tinha mais margem disponível para novos Empréstimos, poderá conseguir esse dinheiro extra com o aumento salarial.

Importante: Benefícios acima do salário mínimo também tiveram reajuste em seus valores, e dessa forma, aumento proporcional na margem consignável.

Aqui na meutudo, você pode aproveitar essas mudanças na margem consignável para fazer a pré-contratação de Empréstimo consignado com aumento salarial.

Nosso processo de contratação é 100% online, pelo nosso site ou aplicativo gratuito, e você consegue acompanhar todas as etapas em tempo real.

Fazendo a pré-contratação do Empréstimo consignado com a gente, o dinheiro será liberado assim que o INSS atualizar a nova margem consignável disponível.

Dessa forma, você evita períodos de alta procura por crédito e garante as melhores condições antes mesmo do aumento ser aplicado, tudo com segurança e transparência.

Com a gente, você pode dar conta dos seus planos para 2025, garantindo um crédito seguro e acessível para realizar suas metas com tranquilidade e confiança.

Fique atento às novas regras e planeje suas finanças de forma mais estratégica, inscreva-se aqui no formulário e receba nossos melhores conteúdos semanalmente em seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.