2.500 trabalhadores receberam FGTS por engano; saiba o que fazer

Milhares de trabalhadores acordaram com saldos inesperadamente altos em suas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

Um erro no sistema da Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento do benefício, resultou no depósito indevido em 2.500 contas.

A falha no Sistema de Arrecadação de Guias (SISAG) levou ao crédito de valores muito acima do previsto. A Caixa garantiu que nenhuma pessoa será prejudicada em razão do erro.

Entenda o que aconteceu com as contas do FGTS e como proceder se você foi afetado pelo erro sistêmico.

O que aconteceu com os depósitos do FGTS?

Uma falha operacional no sistema da Caixa Econômica Federal (CEF) gerou depósitos indevidos nas contas do FGTS de 2.500 trabalhadores. Em alguns casos, o valor depositado ultrapassou em muito o devido.

A Caixa informou que identificou a inconsistência rapidamente e iniciou ações corretivas ainda na manhã, iniciando o reembolso do dinheiro depositado.

Segundo a instituição, os pagamentos realizados via contas da Caixa foram bloqueados até a regularização do saldo FGTS.

Já os valores creditados em outros bancos estão sendo tratados pelas instituições responsáveis, com orientação direta aos beneficiários para a devolução.

Orientações para os trabalhadores

Os trabalhadores que receberam o valor por engano estão sendo contatados pela Caixa e pelas agências bancárias responsáveis. A recomendação é que devolvam o dinheiro.

Aqueles que sacaram os valores do FGTS depositados erroneamente devem procurar orientação diretamente nas agências e também devem realizar a devolução do dinheiro.

A Caixa informou que está disponível para esclarecer dúvidas dos trabalhadores e orientar os processos de devolução do FGTS.

Saiba: Como reembolsar FGTS pago em duplicidade?

Em nota, a Caixa Econômica esclareceu que o erro foi causado por uma inconsistência momentânea no sistema. 

Além disso, um comunicado interno foi enviado aos gerentes bancários para alertar sobre o erro e direcionar as ações de recuperação dos valores. 

Impactos do erro e medidas tomadas

Embora a falha tenha causado transtornos temporários, a Caixa garante que o problema está sendo resolvido sem prejuízos aos trabalhadores

Por enquanto, o banco segue monitorando os casos e agindo para recuperar os valores depositados erroneamente. 

Quem recebeu valores indevidos no FGTS deve ficar atento às orientações para evitar pendências futuras.

Leia também: Formas de sacar o seu FGTS e como fazer para resgatar

Quer ficar por dentro das últimas novidades financeiras com a meutudo? Cadastre-se gratuitamente aqui e receba nossos destaques no seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.