Aeromexico e Saudita são as companhias aéreas mais pontuais de 2024

Um levantamento realizado pela Cirium, empresa especializada em dados de aviação, divulgado na 5ª feira (2.jan.2025), elencou as companhias aéreas mais pontuais durante o ano de 2024. A líder do ranking foi a Aeromexico, que alcançou um índice de pontualidade de 86,7%, tendo quase 87% de seus voos chegarem ao destino com, no máximo, 15 minutos de atraso. Eis a íntegra do relatório original em inglês (PDF — 13 MB).

Em 2º lugar ficou a Saudia, da Arábia Saudita, com índice de pontualidade de 86,35%, e em 3º lugar, a norte-americana Delta Air Lines, com 83,46%. A Delta, apesar de ter enfrentado uma pane tecnológica em julho do ano passado, conseguiu subir para a 3ª colocação, uma vez que ficou em 4º lugar no relatório de 2023.

Entre as companhias latino-americanas, a chileno-brasileira Latam obteve 82,9% de pontualidade.

Já as brasileiras GOL e Azul apareceram com índices de 84% e 82,42%, respectivamente, posicionando-se como algumas das mais regulares da região.

MENOS PONTUAIS

Entre as companhias com pior desempenho, o relatório elencou a chinesa China Eastern Airlines, com 71,36%, e a indonésia Lion Air, com 71,57%, bem abaixo da média global de pontualidade, que foi de 80,75%.

Esta foi a 16ª edição do estudo, baseado em dados de mais de 600 fontes, incluindo companhias aéreas, aeroportos e autoridades de aviação civil.

AEROPORTOS E COMPANHIAS LOW-COST

O relatório da Cirium também analisou aeroportos e companhias aéreas de baixo custo.

O Aeroporto Internacional Rei Khalid, na Arábia Saudita, foi o mais pontual, com 87% dos voos decolando no horário previsto. Em 2º lugar ficou o Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, no Peru, com 84,94%, seguido pelo Aeroporto Internacional Benito Juárez, na Cidade do México, com 84,92%.

No segmento de baixo custo, a espanhola Iberia Express foi classificada como a mais pontual da Europa e a líder global no segmento low-cost, alcançando 84,69% no índice.

Na América Latina, a Copa Airlines liderou com 88,22%. Entre as brasileiras, a GOL ficou em 2º lugar global entre as low-cost, com 84,09%, seguida pela Azul, com 82,42%.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.