A The Body Shop está de saída do Brasil. A marca britânica de cosméticos confirmou no Instagram os rumores de que estaria encerrando suas atividades no país. Após 10 anos por aqui, a marca anunciou que estará ativa até dia 31 deste mês.
Segundo o post de despedida no Instagram, as vendas no e-commerce seguem até acabar o estoque e com descontos. Na publicação, a marca agradece aos consumidores brasileiros e informa que os serviços de atendimento e as mídias sociais estarão ativas até o dia 31 de janeiro para dúvidas e mensagens.
Sobre as lojas físicas, a marca não confirma se unidades já foram fechadas. O comunicado oficial sobre o encerramento das operações no país, diz apenas que, “por parte da Natura, garantimos que o processo de encerramento dos contratos de franquia existentes será realizado de maneira progressiva, prezando sempre pelo respeito a todos os parceiros, franqueados, colaboradores e clientes” (ver íntegra abaixo).
The Body Shop no Brasil
A rede The Body Shop foi comprada pela Natura em 2017, em um acordo de € 1 bilhão (algo como R$ 3,6 bilhões na época). Os planos eram montar uma grande operação internacional. A experiência, porém, não foi positiva.
A empresa já era dona, na época, da rede australiana Aesop, comprada em 2012 por cerca de US$ 70 milhões (R$ 341 milhões), mas também vendida em 2023 para a L’Óreal por US$ 2,5 bilhões.
A venda da marca foi para o grupo internacional de investimentos Aurelius. Segundo a Natura, o negócio posicionaria a companhia para focar em prioridades estratégicas, especialmente a integração da Natura e Avon na América Latina, o modelo de venda direta e a otimização adicional da presença internacional da Avon.
Quando foi anunciado em novembro de 2023 o negócio foi avaliado em £ 207 milhões, valor que será pago em até cinco anos. A Aurelius, com sede na Alemanha, é dona da rede de farmácias Lloyds, no Reino Unido.
Veja o comunicado da The Body Shop na íntegra:
*Com informações de Estadão Conteúdo
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