Reforma da Previdência muda regras na aposentadoria 2025

A Reforma da Previdência de 2019 trouxe mudanças significativas nas regras de aposentadoria, impactando trabalhadores em todo o Brasil.

A partir dela, os requisitos para se aposentar pelo INSS mudam a cada ano para aqueles que se encaixam nas regras de transição. Em 2025 isso não será diferente.

Confira a seguir o que mudou na aposentadoria e como essas alterações afetam os trabalhadores.

O que a Reforma da Previdência altera da aposentadoria INSS de 2025?

O que mudou na aposentadoria com a Reforma da Previdência, aprovada em 2019, implementou mudanças progressivas nas regras de aposentadoria. Em 2025, as principais alterações incluem:

  • Idade mínima + tempo de contribuição: agora, mulheres precisam ter, no mínimo, 59 anos de idade e 30 de contribuição, enquanto para homens a idade mínima é de 64 anos e 35 anos de contribuição
  • Idade: para se aposentar por idade, as mulheres precisam ter 62 anos de idade e homens 65 anos, sendo que ambos devem ter no mínimo 15 anos de contribuição
  • Regra dos pontos: a pontuação mínima requerida será de 92 para mulheres e 102 para homens. Os pontos são o resultado da soma da idade com o tempo de contribuição

Além dessas regras, tem ainda o pedágio de 50% e de 100%, aplicados para quem estava próximo de se aposentar em 2019, antes da reforma entrar em vigor.

No pedágio de 50% o contribuinte precisa contribuir um adicional referente a metade do tempo que faltava.

Por exemplo, se antes da reforma faltavam 24 meses de contribuição, o contribuinte terá que trabalhar e contribuir por 24 meses mais um adicional de 12 meses para se aposentar.

Já o pedágio 100% indica que o contribuinte terá que contribuir com um adicional de 100% do tempo. Sendo assim, um contribuinte que faltava 1 ano para se aposentar, terá que trabalhar por 2 anos para conseguir a aposentadoria.

No pedágio de 100% a idade mínima é de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens.

Quer conferir mais novidades sobre aposentadorias e INSS? Então preencha aqui o formulário e receba no seu e-mail os principais conteúdos sobre o tema.

Como calcular minha aposentadoria em 2025?

Calcular a aposentadoria é fundamental para entender quanto tempo falta e qual será o valor do benefício.

Para isso, o INSS oferece um simulador online que facilita esse processo. Você pode acessá-lo seguindo o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o portal Meu INSS e clique em “Entrar com gov.br”
  2. Insira seu CPF e senha de acesso
  3. Clique em “Simular Aposentadoria” ou digite esse termo na barra de busca
  4. Visualize as simulações disponíveis para todas as regras de transição

Esse recurso é apenas uma estimativa, mas ajuda o trabalhador a planejar sua aposentadoria com base nas regras vigentes.

Importante ressaltar que o recurso só está disponível para quem possui contribuições antes da Reforma da Previdência.

Aumento da aposentadoria INSS

Em 2025, os beneficiários do INSS podem contar com um aumento nas aposentadorias devido ao reajuste do salário mínimo, que impacta diretamente os valores dos benefícios. 

Esse reajuste também reflete na margem consignável, permitindo acesso a valores mais elevados de crédito.

A margem consignável corresponde ao limite do benefício que pode ser comprometido com o pagamento de parcelas de empréstimos consignados. De acordo com a legislação, esse limite é de 35% para empréstimos.

Com o novo salário mínimo, o valor dessa margem aumenta, abrindo novas possibilidades para quem deseja acessar valores maiores de crédito.

Esse ajuste na margem é especialmente vantajoso para aposentados e pensionistas que precisam de crédito para organizar as finanças no início do ano.

Esse público pode aproveitar o momento para acessar o Empréstimo consignado com aumento salarial, onde é possível acessar boas condições de crédito, com taxas reduzidas e prazos acessíveis, para quitar dívidas ou investir em projetos pessoais.

Assim, o aumento da margem pode ser um grande aliado para garantir um 2025 mais tranquilo e financeiramente estável.

Se gostou dessa notícia e quer acompanhar as próximas novidades sobre o INSS e aposentadoria, se inscreva aqui no formulário e receba no seu e-mail as principais informações!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.