Banco Central implementa mudanças no Pix para combater golpes

O Banco Central anunciou mudanças no Pix, incluindo novas medidas de segurança que facilitam o rastreamento de fraudes e protegem os usuários contra golpes.  

Outra novidade é a expansão do Pix por aproximação, que permitirá pagamentos instantâneos usando celulares com tecnologia NFC, tornando o sistema mais prático e moderno.  

Continue lendo e descubra as novidades que prometem tornar o Pix ainda mais seguro e eficiente para os consumidores.

Novas medidas para combater golpes no Pix

O aumento de golpes relacionados ao Pix tem preocupado usuários e autoridades. Em resposta, o Banco Central (BC) investe em novas estratégias de segurança. Conheça as novidades apresentadas abaixo.

  • Rastreamento de fraudes: o mecanismo de devolução do Pix vai permitir rastrear valores além da primeira conta utilizada em fraudes, facilitando a recuperação do dinheiro desviado
  • Bloqueio de transações suspeitas: o sistema irá identificar movimentações incomuns em tempo real, bloqueando transferências antes que o prejuízo ocorra

Saiba: Como evitar e se prevenir de golpes do Pix

As novas funcionalidades do Pix buscam reduzir os prejuízos causados por criminosos e aumentar a confiança no uso da ferramenta.

Expansão do Pix por aproximação

O Pix por aproximação promete tornar o sistema de pagamentos ainda mais prático e moderno

Para utilizar, basta aproximar o celular de uma maquininha compatível para realizar o pagamento instantaneamente. É necessário um celular e aplicativo com tecnologia NFC.

Leia: É possível fazer Pix sem ter saldo na conta?

O Banco Central prevê que a funcionalidade estará acessível para todos os usuários em maio de 2025. Atualmente, bancos e fintechs já oferecem o Pix por aproximação ou estão em fase de testes.

Quando as mudanças no Pix entram em vigor?

As principais novidades do Pix anunciadas pelo Banco Central terão implementações em diferentes etapas.

Como dito anteriormente, o Pix por aproximação estará disponível para todos os usuários a partir de maio de 2025.

Saiba mais: Quais as 8 formas de pagamento com Pix

Enquanto o rastreamento ampliado de fraudes irá passar a funcionar em 2026, como parte do mecanismo de devolução aprimorado.

O cronograma pretende garantir que as instituições financeiras tenham tempo para adequar sistemas e treinar equipes.

Quer receber nossas notícias sobre o mundo financeiro gratuitamente em seu e-mail? Preencha este formulário e receba quinzenalmente uma seleção de conteúdos meutudo!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.