Aviação executiva ganha força em Itajaí e impulsiona crescimento da economia em SC

Aviação executiva; Itajaí; economia em SC; Aeródromo Campo Comandantes

Itajaí lidera o crescimento econômico em SC com investimentos estratégicos e a expansão da aviação executiva, um setor que conecta negócios e turismo na região – Foto: Divulgação

Nos últimos anos, Itajaí consolidou-se como protagonista no cenário econômico de Santa Catarina, assumindo o posto de maior PIB do estado em 2024 e despertando o interesse de inúmeros grupos que desejam investir na região. A infraestrutura, a indústria logística e portuária, além do setor imobiliário da região, lideram o ranking dos maiores investimentos.

Todo este desenvolvimento econômico exige soluções de infraestrutura à altura do que o município está se tornando. A aviação executiva é uma delas. De acordo com um levantamento do Mordor Intelligence, o tamanho do mercado de jatos executivos da América Latina deverá atingir US$ 1,31 bilhão até 2029, significando uma alta de 103% em cinco anos.

O Brasil é o maior detentor de jatos executivos em operação nessa região e o segundo maior mercado aéreo do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. A aviação executiva impulsiona não só o setor aeronáutico, mas também o turismo e toda uma cadeia produtiva.

Alinhado a esta crescente demanda está o Campo Comandantes, aeródromo privado localizado estrategicamente em meio aos mais importantes destinos turísticos de Santa Catarina. A apenas 20 minutos de Balneário Camboriú, está localizado em uma belíssima área de campo, praticamente às margens da Rodovia Antônio Heil, que liga Itajaí a Brusque, e a apenas 12 quilômetros da BR-101.

Homologado pela ANAC e em operação desde 2012, o empreendimento passou por uma importante mudança administrativa em 2024. A primeira fase de investimentos já está concluída, e contemplou a reforma e sinalização horizontal da pista de pouso e decolagens, construção de um pátio de aeronaves para 20 aviões, lounge VIP para atender aos proprietários de aeronaves, tripulação e convidados, serviço de abastecimento de AVGas, além de uma área de descanso para pilotos que mais parece um hotel.

Tudo isso já está em funcionamento e faz parte das três fases do projeto que visa transformar o local no melhor aeroporto executivo do sul do Brasil. Já para a segunda fase, está prevista a ampliação da pista de 1.000 para 1.400 metros de extensão, com sua largura ampliada de 18 para 30 metros, além do balizamento para pousos noturnos.

Aviação executiva; Itajaí; economia em SC; Aeródromo Campo Comandantes

Campo Comandantes se transforma em referência da aviação executiva em Santa Catarina com infraestrutura moderna e localização privilegiada perto dos maiores destinos turísticos – Foto: Divulgação

“Estamos investindo não só na infraestrutura do local, que já é muito bonita por natureza, mas também na contratação de profissionais SGSO – Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional – que é o padrão utilizado em toda aviação mundial, estendendo, inclusive, a gestão da segurança além do ambiente da aviação”, informou Eduardo Appel, gestor do empreendimento. “O cliente que chega aqui será atendido com a mais alta qualidade, tanto na recepção da sua aeronave quanto nos serviços de apoio à tripulação e passageiros”, conclui Appel.

A posição geográfica da pista do Campo Comandantes é outro fator de destaque entre os aviadores, oferecendo condição de aeronavegabilidade privilegiada. Com pavimento asfáltico e livre de obstáculos para pouso e decolagem em ambas as cabeceiras (06 e 24), a pista conta com vento predominante de eixo, o que facilita muito as operações. A Taxiway de acesso ao pátio de aeronaves também foi alargada, proporcionando maior conforto e segurança na operação.

Com isso, Itajaí se fortalece ainda mais como um importante vetor do crescimento econômico de Santa Catarina, dispondo de seu próprio aeroporto e oferecendo acesso rápido aos principais pontos turísticos do estado para centenas de aviões particulares que vêm dos mais diversos pontos do país, especialmente durante a temporada de verão.

Expansão da aviação executiva no Brasil em 2023

Aviação executiva; Itajaí; economia em SC; Aeródromo Campo Comandantes

Expansão do aeródromo em Itajaí prevê pista ampliada e balizamento noturno, fortalecendo o transporte aéreo executivo e consolidando a cidade como polo logístico e econômico – Foto: Divulgação

Em 2023, a Embraer entregou um total de 115 jatos executivos, sendo 74 jatos leves e 41 jatos médios, representando um aumento de 13% em relação ao ano anterior. A expansão do setor de jatos executivos no Brasil traz diversos benefícios econômicos. São eles:

  • Geração de empregos: o setor aéreo brasileiro emprega diretamente cerca de 246,8 mil pessoas, contribuindo com US$10,3 bilhões para a economia nacional.
  • Desenvolvimento de infraestrutura: o crescimento da frota de jatos executivos impulsiona a expansão de hangares e melhorias em aeroportos e aeródromos, fortalecendo a infraestrutura aeronáutica do país.
  • Estímulo à economia: Há uma correlação positiva entre o crescimento econômico e a expansão da frota de jatos executivos, indicando que a aviação executiva se torna mais viável e necessária à medida que a economia cresce.

Portanto, a expansão do setor de jatos executivos no Brasil não apenas atende à crescente demanda por mobilidade aérea, mas também desempenha um papel significativo no fortalecimento da economia nacional.

Aeródromos se destacam em Santa Catarina

Aviação executiva; Itajaí; economia em SC; Aeródromo Campo Comandantes

Santa Catarina conta com 21 aeródromos que impulsionam turismo, desenvolvimento regional e atração de investimentos, destacando a aviação como eixo estratégico da economia – Foto: Divulgação

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), aeródromo é toda área delimitada na terra ou na água, destinada para o uso, no todo, ou em parte, para pouso, decolagem e movimentação em superfície de aeronaves.

Inclui quaisquer edificações, instalações e equipamentos de apoio e de controle de operações aéreas e são classificados em civis e militares. No Brasil, segundo dados da Anac de 2020, há 2.752 aeródromos espalhados por todos os estados da federação. Desse total, 569 são públicos e 2.183 privados.

Por meio dos aeródromos instalados na região, pequenas e médias cidades entram no “mapa” aeroviário, o que proporciona desenvolvimento econômico e social por meio da cadeia de serviços oferecida por esse modal de transporte.

Orlando Letti, consultor de segurança aeronáutica do aeródromo Itajaí Campo Comandantes, explica como esses equipamentos atuam na prestação de serviços à aviação executiva, oferecendo conforto, atenção aos clientes e garantia de segurança para as operações.

Aviação executiva; Itajaí; economia em SC; Aeródromo Campo Comandantes

Aviação executiva em Itajaí alia tecnologia, conforto e segurança, contribuindo para o fortalecimento de uma cadeia produtiva que movimenta diversos setores da economia catarinense – Foto: Divulgação

“Com localização privilegiada, o aeródromo Itajaí Campo Comandantes (código ICAO – SIJY) conta com uma estrutura completa para operação de aeronaves executivas, com pista de pouso e decolagem com 1.000 metros de comprimento por 18 metros de largura, completamente asfaltada e pátio de estacionamento de aeronaves”, destaca ele.

Santa Catarina possui atualmente 21 aeródromos em operação, distribuídos por diversas regiões do estado. Entenda por que a presença desses aeródromos é fundamental para a economia catarinense e desempenham um papel estratégico no crescimento de Santa Catarina.

  • Impulsiona o turismo: a conectividade aérea facilita o acesso de turistas às diversas atrações do estado, contribuindo para o crescimento do setor turístico, que já é uma vocação de Santa Catarina.
  • Apoia o desenvolvimento regional: a infraestrutura aeroportuária promove o desenvolvimento regional e urbano, considerando as dinâmicas territoriais e a importância das infraestruturas aeroportuárias no desenvolvimento regional.
  • Atrai investimentos: a melhoria contínua da infraestrutura aeroportuária torna o estado mais atrativo para investidores, fortalecendo a economia local.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.