Queimadas recordes, seca extrema, caso Djidja, visita de Joe Biden e mais: confira a retrospectiva 2024 no AM


Confira, mês a mês, os principais acontecimentos que marcaram o ano, que chega ao fim nesta terça-feira (31). Em 2024, o Amazonas viveu momentos intensos e marcantes. O estado enfrentou uma grave crise ambiental, com recordes de queimadas florestais e uma seca histórica. A morte de Djidja Cardoso, ex-sinhazinha do Boi Garantido, abalou a todos e trouxe à tona, para o país, a tragédia de um grupo religioso familiar envolvido com o uso indiscriminado de drogas.
O ano também foi marcado por um surto de febre do Oropouche, a tragédia na AM-010 e pela histórica visita do presidente dos EUA, Joe Biden, à região.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Confira mês a mês os acontecimentos que mais se destacaram:
Janeiro
Corpo de artista venezuelana Julieta Hernández é encontrado no Amazonas
Reprodução/Redes socais
Corpo de Julieta Hernández encontrado – O corpo da artista venezuelana Julieta Hernández foi encontrado em uma área de mata no interior do Amazonas após 14 dias de seu desaparecimento. A cicloviajante estava a caminho da Venezuela, seu país de origem, quando foi roubada, abusada e assassinada por Thiago Angles da Silva e Deliomara dos Anjos Santos, que foram presos no mesmo dia em que o corpo foi localizado. A primeira audiência do caso, prevista para agosto, foi suspensa após a solicitação de um documento citado na sessão. A segunda audiência ocorreu no início de dezembro, com o depoimento presencial de cinco testemunhas e nova sessão será remarcada.
Isabelle Nogueira no BBB 24 – A amazonense Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Boi Garantido, foi uma das participantes do reality Big Brother Brasil 2024. Ao entrar na competição, seu vocabulário “amazonês” chamou a atenção tanto dos colegas de confinamento quanto do público em geral. A dançarina chegou à final e conquistou o terceiro lugar na casa mais vigiada do país.
Fevereiro
Larvas de mosquito, febre Oropouche. Sesau, Alagoas
Ascom Sesau
Surto de febre do Oropouche – Em fevereiro, o Amazonas entrou em alerta devido ao aumento de casos de febre do Oropouche, doença transmitida pelo mosquito maruim (ou meruim). Assim como em 2023, o estado enfrentou um surto, com o número de casos chegando a ser três vezes maior que o do ano anterior, em um cenário crítico também em comparação com a estatística nacional.
Delegado preso após denunciar juiz – Após assumir o comando da 65ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Carauari, no Amazonas, o delegado Régis Celeghini foi preso após denunciar o juiz da comarca, Jânio Tutomo Takeda, por crimes de corrupção. O mandado de prisão em flagrante do delegado foi expedido pelo próprio juiz que, durante uma inspeção na unidade policial, foi chamado por Régis de “um dos maiores elementos de corrupção da cidade”. O delegado foi solto após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que concedeu liminar em habeas corpus.
Trabalho análogo à escravidão em instituto – A Operação “Cativos” da Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em um instituto de recuperação de dependentes químicos em Itacoatiara. O alvo era um pastor suspeito de submeter os internos à condições degradantes e trabalho análogo à escravidão.
Março
MP pede prisão de delegado investigado por extorsão após publicar vídeo com gesto obsceno
Delegado preso por extorsão – O delegado Ericson de Souza Tavares e outros dez agentes policiais foram presos em Manacapuru, suspeitos de extorsão mediante sequestro, associação criminosa, ameaça, entre outros crimes. Em junho, a Justiça havia determinado a soltura de Ericson, mas, um mês depois, o delegado gravou um vídeo em que fazia gestos obscenos e usava palavras de baixo calão, o que levou o Ministério Público a solicitar novamente a prisão do delegado, alegando ‘desrespeito às investigações’. Uma semana após o pedido, Ericson se entregou à polícia, e sua prisão foi mantida após audiência de custódia.
Militar mata garota de programa – O militar do Exército Makson Oliveira da Costa, de 21 anos, foi preso suspeito de assassinar a jovem Fabiane Mendes da Silva, que, de acordo com a família, trabalhava como garota de programa. A prisão ocorreu após câmeras de segurança registrarem o suspeito deixando a casa da vítima horas após o crime. Makson também era investigado por ser o principal suspeito de ter matado outra garota de programa em Manaus. De acordo com a polícia, os crimes seriam motivados pelo ódio do militar às mulheres.
Alckmin socorre homem – Durante passagem por Manaus, o vice-presidente Geraldo Alckmin, então presidente em exercício, ajudou a socorrer um homem que passou mal durante um evento oficial. Um vídeo nas redes sociais mostra Alckmin, também médico, auxiliando o homem que caiu no chão.
Irmãs agredidas em academia por policial – Três irmãs denunciaram um policial federal por agressão e ameaças em uma academia em Santo Antônio do Içá. A Polícia Federal informou que o agente não fazia parte da Superintendência Regional do Amazonas e foi transferido para sua lotação de origem.
Ex-servidor da Funai é preso suspeito de abusos sexuais – Gilmar Palheta Assunção, ex-servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) e presidente de uma organização indígena, foi preso suspeito de abusos sexuais contra adolescentes e mulheres de comunidades indígenas no Estado. Segundo as investigações da Polícia Federal, pelo menos 20 pessoas podem ter sido vítimas do ex-servidor, que foi exonerado após as primeiras denúncias, em 2023. Uma semana após a prisão, um grupo de indígenas protestou, pedindo a libertação dele e alegando perseguição política.
Abril
‘Garimpo de poço’, modalidade em que 70 garimpeiros trabalhavam no AM
Divulgação/PF
Garimpeiros em condições análogas à escravidão – Mais de 70 garimpeiros vivendo em condições análogas à escravidão, em Maués, foram resgatados pela Polícia Federal. Os garimpeiros trabalhavam em um local subterrâneo chamada de “garimpo de poço” que tinha cerca de 40 metros. As investigações apontavam casos de servidão por dívida no local.
Paraquedista brasileiro morre nos EUA – O paraquedista brasileiro Giulianno Scotti, de 42 anos, morreu após colidir com outro profissional durante um salto na Flórida, nos Estados Unidos. Scotti nasceu em Manaus e morava nos EUA desde 2022.
Maio
Djidja, a mãe Cleusimar Cardoso e o irmão, Ademar Cardoso.
Arquivo Pessoal
Caso Djidja Cardoso – A ex-sinhazinha do Boi Garantido, Djidja Cardoso, foi encontrada morta dentro da própria casa, em Manaus, no dia 28 de maio, aos 32 anos. O laudo preliminar do Instituto Médico Legal (IML) indicou que a causa da morte foi um edema cerebral, possivelmente provocado por overdose de cetamina, uma substância alucinógena. Djidja, seu irmão Ademar e sua mãe Cleusimar, estavam sendo investigados por envolvimento em um grupo religioso que forçava o uso de droga para alcançar uma falsa plenitude espiritual. Quase sete meses após a morte da empresária, a Justiça condenou Ademar e Cleusimar e outras cinco pessoas, por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Verba de doações desviadas – Os responsáveis pela ONG “Pai Resgatando Vidas” foram presos sob suspeita de lavar R$ 20 milhões recebidos como doações entre 2019 e 2024. O instituto usava vídeos de pessoas em situação de vulnerabilidade para arrecadar valores, que eram desviados para Cid Marcos Bastos Reis Maia, conhecido como “Pai Marcos”, e seu filho Wilson Garcia Bastos Bisneto. Além das prisões, a polícia apreendeu quatro carros, lanchas e uma moto aquática da família.
Junho
Caprichoso e Garantido no Festival de Parintins 2024
Alex Pazuello/Euzivaldo Queiroz
Festival Folclórico de Parintins – O jornalismo da Rede Amazônica, afiliada da Rede Globo, fez a cobertura do 57° Festival Folclórico de Parintins. Neste ano, uma equipe de jornalistas se deslocou até a Ilha Tupinambarana para acompanhar de perto o maior evento cultural do estado. O Boi Caprichoso, representando a nação azulada, foi o grande campeão da edição com o tema “Cultura – O Triunfo do Povo”.
Julho
Rio Solimões durante estiagem de 2024 em Tabatinga
Roney Elias/Rede Amazônica
Seca antecipada no AM – Os primeiros sinais de uma seca severa nos rios do Amazonas começaram a surgir em julho deste ano, quando a descida das águas ocorreu antes do previsto. Na ocasião o governador decretou estado de emergência em 20 municípios localizados nas calhas dos rios Juruá, Purus e Alto Solimões. No município de Envira, por exemplo, diversas comunidades ficaram isoladas, e o início do fenômeno climático afetou cerca de 10 mil pessoas.
Recorde de queimadas – Em julho, o Amazonas registrou o maior número de queimadas em 26 anos, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), responsável pelo monitoramento. Foram contabilizados 4.241 focos de incêndio, um aumento expressivo que ocorreu em meio a seca que já afetava o estado. A situação fez com que o governo estadual também decretasse emergência ambiental.
Incêndios em barcos – Uma embarcação pegou fogo em Manaus e passageiros tiveram que se jogar no Rio Negro para escapar das chamas. O acidente resultou na morte de três pessoas e deixou 58 feridos. O barco, que estava a caminho de Santa Isabel do Rio Negro, foi consumido pelas chamas, causando pânico entre os passageiros, que saltaram no rio em busca de socorro. Menos de três dias após esse acidente, outro incêndio atingiu uma embarcação no estado, desta vez nas proximidades do município de Uarini, provocando a morte de cinco pessoas.
Irmãs casadas com mesmo homem – A história de um trio que vive em uma comunidade rural de Manaus viralizou nas redes sociais devido à vida poliamorosa. As agricultoras e irmãs, Ananda Souza e Deica Souza, são casadas com o mesmo homem, o também agricultor Marcelo Oliveira. O relacionamento, que dura cinco anos, despertou a curiosidade de quem não os conhecia.
Passarela desaba – A passarela Santos Dumont, localizada na Avenida Torquato Tapajós, desabou após ser atingida por uma carreta em Manaus. O veículo transportava três maquinários pesados — um trator, uma retroescavadeira e um rolo compactador — quando colidiu com a estrutura da passarela, que ficou completamente destruída. Duas pessoas ficaram feridas no acidente. Na época, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estimou que a reconstrução levaria cerca de seis meses, mas até o momento, a obra ainda não foi concluída.
Agosto
Babá Geovana Costa Martins, que tinha 20 anos, foi encontrada morta em Manaus.
Redes sociais
Babá morta – A babá Geovana Costa Martins, de 20 anos, foi encontrada morta em uma área de mata de Manaus, em 20 de agosto, com sinais de espancamento. A patroa da jovem, Camila Barroso, foi presa sob suspeita de envolvimento no crime. Durante as investigações, a polícia descobriu que Geovana era ameaçada, explorada sexualmente e mantida em cárcere privado por Camila. Além dela, dois outros suspeitos são apontados por ajudar na ocultação do cadáver: Antônio Chelton Lopes de Oliveira, preso em setembro, e Eduardo Gomes da Silva, foragido. Quase três meses após o crime, a Justiça concedeu prisão domiciliar à Camila.
Fisiculturista morre em competição – O fisiculturista amazonense Antônio Souza, de 26 anos, morreu após sofrer uma parada cardíaca ao participar da competição Navega Open, em Navegantes, Santa Catarina. Sua esposa revelou que, para a competição, ele havia tomado diuréticos, substâncias que aumentam a eliminação de água do corpo e podem causar desidratação e sobrecarregar os rins. Antônio ainda conquistou um troféu por ficar entre os três primeiros em sua categoria.
Situação de emergência no AM – Todos os 62 municípios do Amazonas foram declarados em estado de emergência devido à seca severa e às queimadas que afetaram o estado neste ano. Na época, as cidades começaram a enfrentar dificuldades para receber insumos e observaram aumento nos preços de produtos. Os incêndios florestais registraram também novos recordes e chegou a formar uma mancha de fogo com mais de 500 quilômetros de extensão na Amazônia, além de provocar “ondas” de fumaça que encobriram o céu de Manaus e de outros municípios do estado.
Confronto entre garimpeiros e policiais – Garimpeiros e policiais de Humaitá, no interior do Amazonas, entraram em confronto após uma operação da Polícia Federal que destruiu 200 dragas utilizadas em atividades ilegais no Rio Madeira. Após o incidente, 16 pessoas foram detidas. Durante o confronto, um policial foi ferido na perna por explosivos lançados pelos suspeitos.
Setembro
Rio Negro está mais afastado da orla da Manaus moderna devido a vazante diária.
Lucas Macedo/g1 Amazonas
Manaus situação de emergência – A Prefeitura de Manaus decretou situação de emergência devido à seca severa que afetou o Rio Negro. O cenário crítico da estiagem alterou as paisagens das áreas portuárias da capital amazonense. Ao longo do mês, o nível do rio desceu abaixo dos 16 metros, cota mínima de segurança para banho na Praia da Ponta Negra, que precisou ser interditada.
Outubro
Deslizamento de terra atinge Porto da Terra Preta em Manacapuru
Divulgação
Porto desaba em Manacapuru – Um deslizamento de terra no porto da Terra Preta, em Manacapuru, interior do estado, matou duas pessoas e deixou 10 feridas. O acidente foi causado pelo fenômeno de “terras caídas”, comum na Região Norte durante a seca, conforme laudo do Serviço Geológico do Brasil (SGB). O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foi autuado e multado em mais de R$ 3 milhões pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) devido à construção da Instalação Portuária de Pequeno Porte (IP4) na área afetada. O Ministério Público do Amazonas (MPAM) segue investigando o caso e chegou a solicitar novas explicações da Prefeitura de Manacapuru e da Defesa Civil.
Menor nível do Rio Negro – Em 9 de outubro, o Rio Negro atingiu 12,11 metros, registrando a pior seca da história de Manaus pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Nesse mesmo período, os municípios de Manacapuru e Tabatinga, localizados na calha do Rio Solimões, também enfrentavam a maior seca já registrada em sua história.
Novo recorde mensal de queimadas e segunda ‘onda de fumaça’ – O Amazonas registrou o pior outubro de queimadas dos últimos 25 anos, com 2.704 focos de calor, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O recorde anterior era de 2009. A situação gerou uma nova ‘onda de fumaça’, o que levou universidades da capital a suspenderem as atividades presenciais.
Bonde dos mauricinhos – Um grupo de jovens, conhecido pela polícia como “Bonde dos Mauricinhos”, apareceu em vídeos atirando para o alto, destruindo comércios e agredindo moradores de rua. O caso ganhou repercussão e a polícia iniciou a busca pelos suspeitos. Ainda em outubro, a Justiça do Amazonas aceitou o pedido de prisão temporária do trio e uma operação foi deflagrada para localizá-los. No entanto, dias depois, os mandados foram revogados e medidas cautelares foram impostas aos investigados. O inquérito segue em andamento, com a polícia ouvindo os suspeitos.
Eleições 2024 – O atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), foi reeleito no segundo turno com 54,59% dos votos, totalizando 576.171, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele derrotou Capitão Alberto Neto (PL), que obteve pouco mais de 45% dos votos válidos. Na Câmara Municipal, a nova legislatura terá o menor número de mudanças dos últimos 12 anos. Dos 41 vereadores, 28 foram reeleitos e 13 assumirão uma vaga pela primeira vez, resultando em uma renovação de cerca de 32%.
Novembro
Biden desembarca em Manaus para visitar a Amazônia
Leah Millis/Reuters
Visita de Joe Biden à Amazônia – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desembarcou em Manaus para uma visita histórica à Amazônia, se tornando o primeiro presidente em exercício do país a conhecer a região. Durante sua passagem pela capital amazonense, Biden sobrevoou o Encontro das Águas, a Reserva Florestal Adolpho Ducke e o Museu da Amazônia (Musa), para onde seguiu após o passeio. No museu, o presidente fez uma trilha em um trecho de vegetação nativa e se encontrou com lideranças indígenas. Durante a visita, Biden anunciou um aporte de US$ 50 milhões ao Fundo Amazônia.
Professor de jiu-jitsu é preso após abusos sexuais – O treinador de jiu-jitsu Alcenor Alves Soeiro, de 56 anos, foi preso sob suspeita de estuprar e explorar sexualmente seus alunos. Há mais de 17 denúncias contra ele. Em entrevista, uma das vítimas chegou a contar que o professor dava remédios para as crianças dormirem e cometia os abusos durante viagens do grupo. Ele foi detido em Balneário Camboriú, Santa Catarina, enquanto participava de uma competição com crianças e adolescentes. Por determinação da Justiça, Alcenor foi transferido para Manaus para responder as acusações. Segundo a polícia, o inquérito está em fase final e deve ser encaminhado à Justiça.
Mandante das mortes de Bruno e Dom é indiciado – A Polícia Federal indiciou Rubén Dario da Silva Villar, conhecido como Colômbia, como mandante dos assassinatos do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, ocorridos em junho de 2022 no Vale do Javari, no Amazonas. Ao todo, são nove indiciados, mas, conforme a PF, apenas Rubén aparece como mandante.
Dezembro
Destroços do acidente envolvendo carreta e ônibus na rodovia AM-010
Liam Cavalcante/Rede Amazônica
Assalto em shopping – Criminosos invadiram o Manauara Shopping, em Manaus, e assaltaram uma joalheria localizada dentro do centro comercial. Durante a ação, os suspeitos trocaram tiros com a polícia. Uma funcionária do shopping foi usada como escudo humano, mas foi liberada após alguns minutos. Seis pessoas foram presas por envolvimento no crime, sendo uma delas detida ainda dentro do shopping. Outro suspeito, identificado como Cláudio Dias, natural do Rio de Janeiro, foi morto em confronto com a polícia na BR-174.
Queda de avião em Manicoré – O avião de matrícula PT-JCZ desapareceu em uma região de floresta em Manicoré, no interior do Amazonas, sendo encontrado os destroços cinco dias depois. A queda da aeronave resultou na morte de duas pessoas que estavam a bordo. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o avião não possuía plano de voo registrado e não foi detectado pelos radares. A investigação do acidente foi assumida pelas autoridades policiais e pelo Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), com apoio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que iniciará o processo de coleta de dados e análise da ocorrência.
Acidente na AM-010 – Quatro pessoas morreram e 18 ficaram feridas em um acidente na AM-010, rodovia que liga Manaus a Itacoatiara. Uma carreta bi-trem colidiu com um ônibus da empresa Expresso Transamazônia. O motorista do caminhão, Leandro Augusto Lopes, de 41 anos, foi detido e encaminhado à delegacia de Rio Preto da Eva. Ele alegou que a colisão ocorreu durante uma forte chuva e que o ônibus invadiu a faixa oposta, o que teria levado à batida. No entanto, a perícia apontou que ele estava a 100 km/h no momento do acidente. Após audiência de custódia, sua prisão foi mantida.
Rede Amazônica apresenta retrospectiva do ano de 2024
Adicionar aos favoritos o Link permanente.