Adeus, carrapatos: veja dicas práticas para prevenir os parasitas

Os carrapatos podem trazer problemas para as pessoas e animais, especialmente no verão. Com o aumento da temperatura e umidade, os parasitas aproveitam o clima para se desenvolverem.

E é nesse contexto que autoridades se preocupam. Já que os animais são transmissores de doenças para os humanos, como a febre maculosa e a Lyme. Além disso, os carrapatos também podem prejudicar os animais de estimação, com a transmissão de babesiose, anaplasmose e erliquiose.

Carrapatos andando sobre uma folha

Conheça algumas dicas para a prevenção de carrapatos – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Mas existem algumas medidas que podem ajudar a combater o parasita. Ao realizar trilhas ou passeios em matas, por exemplo, é possível entrar em contato com os parasitas, sendo importante utilizar a vestimenta adequadas para realizar as atividades.

Roupas claras, de manga longa e calça comprida, com a barra para dentro das botas, inibem a possibilidade de contato do parasita com a pele.

Segundo a Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau e veterinário José Ávila, terrenos e gramados devem ser aparados regularmente, além de realizar a limpeza de áreas com acúmulo de lixo e entulho, a fim de reduzir os locais de abrigo dos carrapatos e evitar a proliferação.

Como ocorre a contaminação de carrapatos?

Segundo José Ávila, a transmissão ocorre por meio da picada desses animais. “Ao se fixarem na pele de seus hospedeiros, os carrapatos inoculam saliva contaminada, transmitindo os agentes causadores das doenças”.

De acordo com o veterinário, a transmissão ocorre por meio da picada e os sintomas podem variar entre febre e dor de cabeça, até problemas mais graves, dependendo da doença e da espécie do carrapato envolvida.

Ele ainda alerta que, mesmo com todos os cuidados, caso seja encontrado um carrapato grudado à pele, a orientação é utilizar uma pinça para removê-lo, girando-a levemente até que o animal se solte.

Conforme o veterinário, é importante evitar esmagar o carrapato, além de não utilizar produtos químicos durante a remoção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.