Após acidente, outro avião da Jeju tem falha no trem de pouso

Um outro voo da Jeju Air retornou ao aeroporto após o piloto identificar o mesmo problema do avião que explodiu em Muan, no domingo (29.dez.2024), manhã de sábado (28.dez) no Brasil, matando 179 pessoas.

Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o avião, modelo Boeing 737-800 –mesmo que se acidentou em Muan–, decolou do Aeroporto de Gimpo às 6:37 desta 2ª feira (30.dez). Logo depois da decolagem, o piloto observou o problema no trem de pouso da aeronave e informou aos 161 passageiros.

Às 7:25, o avião pousou de novo no Aeroporto de Gimpo. Os passageiros e a tripulação foram realocados para outra aeronave do mesmo modelo, mas 21 deles preferiram não embarcar por preocupações com a segurança do voo.

O voo decolou novamente às 8:30, conforme a Yonhap, sem apresentar novos problemas.

A agência informou que o chefe de suporte e gestão da Jeju Air, Song Kyung-hoon, explicou que o retorno ao aeroporto se deu para uma checagem após decisão do capitão do voo.

Com a confirmação de que o trem de pouso estava funcionando normalmente depois de novas aferições, o capitão do voo decidiu retornar ao aeroporto para uma checagem de segurança”, disse.

A Yonhap ainda trouxe a informação de que a Jeju Air possui uma frota de 41 aeronaves, das quais 39 são do modelo Boeing 737-800.

POUSO DO AVIÃO EM MUAN ERA DE RISCO

Imagens do acidente do avião da Jeju Air na Coreia do Sul mostram que o piloto da aeronave tentou fazer um pouso “de barriga” –sem o uso do trem de pouso. Ao Poder360, o consultor sênior da RBAviação e ex-diretor da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Rogério Benevides, disse que esse tipo de situação é classificada como de alto risco.

Fazer um pouso seguro sem trem não há possibilidade. O risco pode ser classificado como de alto a catastrófico”, disse Benevides.

O avião do modelo Boeing 738-800 não foi capaz de reduzir sua velocidade no pouso, chocou-se contra um muro já fora da pista e explodiu. Ainda não se sabe o que causou o acidente. Das 181 pessoas a bordo, 179 morreram.

Segundo Benevides, em uma situação onde o trem de pouso do avião apresenta alguma falha é necessário fazer a aproximação com o solo na menor velocidade possível, na maior pista possível e com pouco combustível para evitar uma explosão como a que ocorreu. Ainda não é possível precisar a situação em que se encontrava o piloto e o que levou a aproximação da pista na velocidade registrada nos vídeos.

Para o presidente da Rima Aviação, Gilberto Scheffer, a falha no trem de pouso contribuiu para o avião sair da pista, mas não foi o principal vetor da causa do acidente. “Algo precedeu e o trem de pouso foi uma sequência da emergência”, disse.

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