Como saber se fui taxado nas compras? Entenda tudo aqui

Fazer compras internacionais possui suas vantagens, não é à toa que essa prática tem crescido no país nesses últimos anos. 

Por um lado, as compras ficaram mais comuns e tecnológicas. Por outro lado, os sistemas também foram atualizados, gerando a cobrança de novas taxas.

Mas afinal, como saber se fui taxado? Essa é uma dúvida comum de quem faz compras internacionais e nós vamos ajudar a resolver.

Saiba agora como saber se suas compras foram taxadas, o que fazer e como evitar a cobrança extra em compras internacionais.   

O que significa ser taxado em compras?

Ser taxado em compras internacionais significa que seu pedido recebeu uma cobrança extra feita pela Receita Federal na alfândega brasileira. 

Esses impostos de importação são cobrados para regulamentar a entrada de produtos estrangeiros no Brasil e garantem a arrecadação correta das taxas. 

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Dependendo do produto comprado, a taxa de importação pode acabar deixando sua compra muito mais cara, por isso, é importante ficar atento.

Quais compras podem ser taxadas?

Conforme a legislação brasileira, todas as compras internacionais estão sujeitas à cobrança de taxas alfandegárias. 

Apesar disso, a Lei n.º 14.902/2024 estabeleceu em 01 de agosto de 2024, que:

  • Compras internacionais de até US$ 50,00: será cobrada taxa de 20% no momento da compra
  • Compras acima de US$ 50,00: será cobrada taxa de 60% no momento da compra

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Além disso, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) de 17% é cobrado sobre o valor da compra.

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E como saber se fui taxado em uma compra?

Geralmente, as plataformas de venda já mostram os detalhes da taxação no momento da compra, junto ao preço do produto.

A taxa de importação é adicionada ao preço final do produto escolhido, basta consultar os valores na própria plataforma onde a compra foi realizada.

Para as compras internacionais que o imposto não foi cobrado no momento da compra, o consumidor pode acompanhar a encomenda pela aba “Minhas importações” dos Correios.

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O consumidor deve acompanhar o rastreamento do pedido até o Brasil. Se aparecer mensagens como “Fiscalização Aduaneira Finalizada” ou “Aguardando Pagamento”, o pedido foi taxado. 

Faça a emissão do boleto no sistema dos Correios e pague como preferir, por boleto bancário ou com Pix. A encomenda será liberada após o pagamento da taxa

O que fazer caso tenha sido taxado?

Se a sua encomenda foi taxada, o primeiro passo é emitir o boleto bancário no portal dos Correios e realizar o pagamento da taxa cobrada. 

Após o pagamento, os Correios irão seguir com a entrega da encomenda até o endereço informado como destinatário. 

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Caso o pagamento não seja realizado em até 30 dias após a chegada da mercadoria no Brasil, a taxa de importação terá o adicional de multas por atraso.

O consumidor pode solicitar o reembolso da taxa caso a considere indevida. A solicitação é feita no próprio portal dos Correios.

Como evitar ser taxado em compras futuras?

Para evitar ser taxado nas próximas compras internacionais, considere seguir as dicas:

  • Priorize compras abaixo de US$ 50,00 (aproximadamente R$ 206,00).
  • Divida os produtos em diferentes compras.
  • Evite marcas luxuosas.
  • Busque vendas de pessoas físicas.

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Mesmo adotando boas práticas de compras importadas, não existe garantia total de que a encomenda não será taxada.

Atualmente, as compras internacionais oferecem preços bem acessíveis e atrativos. Para evitar surpresas e uma experiência tranquila, fique informado sobre os procedimentos de taxação.

Acompanhe a entrega da sua encomenda e esteja preparado para cobranças adicionais para ter uma compra tranquila. 

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