Avião cai no centro de Gramado (RS)

Um avião de pequeno porte caiu neste domingo (22.dez.2024) no centro da cidade de Gramado (Rio Grande do Sul) depois de decolar de Canela. O tempo na cidade era ruim no momento da queda, com chuva e nevoeiro. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse que as informações iniciais são de que ninguém na aeronave sobreviveu. A Defesa Civil afirmou que 10 pessoas estavam a bordo.

O Corpo de Bombeiros Militar disse que o avião colidiu com a chaminé de um prédio, depois no 2º andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda alcançaram uma pousada. No atendimento inicial da ocorrência, pelo menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria por ter inalado fumaça do incêndio provocado pela queda.

O local está isolado pela Brigada Militar. As forças de segurança permanecem no local fazendo o trabalho de rescaldo e resgate. A Polícia Civil investiga o caso.

O capitão Bastos disse em entrevista à Rádio Gaúcha que “por pouco” a aeronave não atingiu um posto de gasolina. O acidente teria sido durante a decolagem, em Canela. Segundo capitão, aparentemente, o avião tinha como destino Florianópolis (SC).

Assista ao momento da queda do avião (1min12s):

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), escreveu em seu perfil no X (ex-Twitter) que está a caminho de Gramado para acompanhar a operação no local depois da queda do avião. Segundo ele, as informações iniciais são de que ninguém na aeronave sobreviveu. A Defesa Civil disse que 10 pessoas estavam a bordo.

“Estou acompanhando junto às forças de segurança do Estado o triste episódio de queda de uma aeronave em Gramado. Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender a ocorrência. Também estou me deslocando para acompanhar a operação no local. No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram”, escreveu Leite.

Veja imagem do Google Earth do local do acidente:

Copyright

Reprodução

Local onde o avião caiu em Gramado (RS)

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), escreveu em seu perfil no X (ex-Twitter) sobre o acidente. “Grave acidente com queda de avião no meio urbano de Gramado. Bombeiros já trabalham na área, estamos acompanhando a situação com todas as forças de segurança do governo”, afirmou Gabriel Souza.

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, lamentou o acidente em seu perfil no X. “Acabo de receber a notícia da queda de um avião em Gramado. Estou acompanhando de perto os desdobramentos do acidente junto a autoridades locais. Envio minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desta tragédia que acontece no nosso Estado”, escreveu o ministro, que é gaúcho.

A deputada do PT do Rio Grande do Sul e candidata à Prefeitura de Porto Alegre em 2024, Maria do Rosário, também se manifestou em seu perfil no X (ex-Twitter). “Recebo com profunda tristeza a notícia do acidente aéreo em Gramado. Minha solidariedade às famílias atingidas e à comunidade. Que a dor seja acolhida com solidariedade diante da tragédia”, escreveu.


Este post receberá mais informações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.