
Programação também tem festas para quem vai passar o Réveillon na capital. No Masp, o ano termina com a exposição ‘Histórias LGBTQ+’. Post Malone canta no The Town 2023
Luiz Franco/g1
Finalmente 2024 está chegando ao fim, mas nos últimos minutos ainda dá para aproveitar o que a cidade de São Paulo tem de melhor para oferecer: rolês.
No último guia deste ano, separamos a programação regular, com exposições, shows e festivais, mas também as festas de Ano Novo, para quem não conseguiu se programar para sair da cidade.
Já neste sábado (21), Post Malone se apresenta no Villa Mix Festival, na Neo Química Arena. Além dele, também terão apresentações de Gusttavo Lima, Vintage Culture, Matheus e Kauan, entre outros nomes.
No tradicional Ano Novo na Paulista, quem vai participar da contagem regressiva coletiva serão Bruno e Marrone, Gloria Groove, MC Livinho, Mocidade Alegre e mais. Para quem prefere uma festa privada, tem opção no Mundo Pensante, Ephigenia e no Teia Klub.
Confira os destaques selecionados pelo g1:
Post Malone
Post Malone canta no The Town 2023
Luiz Franco/g1
O artista se apresenta no Villa Mix Festival, na Neo Química Arena, neste sábado (21). Além de Post Malone, se apresentam Gusttavo Lima, Vintage Culture, Matheus e Kauan, Veigh, Kevin Brauer e Thiago e Samuel.
Cabaré
Capa do álbum ‘Cabaré rouge vol. 1’. de Leonardo com Bruno & Marrone
Ramon Campos
Show da parceria de Leonardo com Bruno e Marrone ocorre no Vibra São Paulo nesta sexta (20).
Virada na Paulista
Bruno, da dupla com Marrone (esquerda); Gloria Groove (centro); MC Livinho (direita)
Montagem/g1
Com shows de Bruno e Marrone, Gloria Groove, MC Livinho, Mocidade Alegre e mais, tradicional Réveillon na Avenida Paulista tem estimativa de público de mais de 2 milhões de pessoas.
Grupo Ordinarius em homenagem a Pixinguinha
Grupo Ordinarius
Divulgação/Bruno Braz
O grupo se apresenta na Caixa Cultural durante o fim de semana com o show “Pizindim” que homenageia Pixinguinha. No sábado (21), a banda organiza uma oficina de canto coral.
Réveillon Ephigenia
Ephigenia
Reprodução/Instagram
A festa de Réveillon no Ephigenia conta com um line-up formado por Erius Drew, Valentina Luz, Cremosa Vinil, Johnny da Cruz b2b MD Lovecraft, e Leiloca Pantoja.
Reveião Tropicaos
Reveião Tropicaos
Reprodução/Instagram
Tradicional festa de música brasileira em SP realiza edição de Ano Novo, na Bela Vista.
Samba do Sol
Réveillon Samba do Sol
Reprodução/Instagram
Desculpa + REBOBI
As festas Desculpa Qualquer Coisa e Rebobinights para 8 horas de festa e mais de 15 atrações. Local também terá queima de fogos.
Vira Brasil
Show Vira Brasil 2025
Reprodução/Instagram
O evento comemora a Virada do ano na presença de grandes nomes da música gospel, como Tiffany Hudson, Alpha Music, Ana Nóbrega, Isaías Saad, Eli Soares, FHOP, Victor Hugo, Ronny Oliveira, Sued Silva, Banda Morada, Fernandinho, Richard Gordon, Camila Vieira e Paulo Vieira. Após ter o alvará negado e depois aceito, o evento ocorrerá desde que decisão judicial, que está em curso, autorize.
Natal Iluminado
Projeto mostra como será a homenagem ao viaduto Santa Ifigênia, que terá início na próxima segunda-feira (16).
Divulgação
A 15ª edição do Natal Iluminado começa nesta segunda-feira (16) em São Paulo. A abertura oficial do evento será conduzida por lideranças religiosas às 18h na Catedral da Sé. Haverá também apresentação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis com o coral Baccarelli.
O evento, que é uma iniciativa da Associação Comercial do Estado de São Paulo, terá o viaduto Santa Ifigênia como o grande homenageado e palco de manifestações artísticas.
2º Festival de Música Corporal
2º Festival de Música Corporal
Divulgação/Kiko Medici
Com abertura gratuita programada para esta sexta (20), a segunda edição do festival traz apresentações de dança com Orquestra do Corpo, Música do Círculo, Stênio Mendes, Kundengo, Tiquequê, Badulaque, Mundo Aflora, Lenna Bahule e os anfitriões do festival, o grupo Barbatuques. Oficinas e apresentações para o público infantil também fazem parte da programação.
Histórias LGBTQ+ no Masp
Mayara Ferrão, O beijo 20, da série Álbum dos desesquecimentos, 2024, imagem gerada por Inteligência Artificial, impressão jato de tinta sobre papel algodão
Divulgação/ Mayara Ferrão
O Masp conclui o ano dedicado às Histórias da Diversidade LGBTQIA+ apresentando uma mostra coletiva que ocupa três espaços expositivos do museu. A exposição Histórias LGBTQIA+ reúne mais de 150 obras de arte e centenas de documentos nacionais e internacionais, que mostram a multiplicidade da produção e das narrativas LGBTQIA+, especialmente após a crise do HIV/AIDS nos anos 1980. A exposição começou em 12 de dezembro e vai até abril de 2025.
Museu da Língua Portuguesa
Painel no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, mostra os locais onde se fala português no mundo
Guilherme Sai/Museu da Língua Portuguesa
O Museu da Língua Portuguesa tem exposições permanentes e temporárias. A exposição principal, que ocupa o segundo e terceiro andares do Museu é a ‘Nós da Língua’. Uma mostra por meio de telas interativas sobre a língua e características sociais e culturais de outros países que falam português, como Angola, Timor Leste e Moçambique.
Oficina e Vivência Moda Preta Autoral
Jéssia e Rodrigo Zarina, donos da Zarina Moda Afro
Divulgação
A partir da visão de moda da marca Zarina Moda Afro, os fundadores Jéssica e Rodrigo Zarina ministram um curso voltado às reflexões teóricas e práticas sobre a moda preta decolonializada, afro-referenciada e afro-diaspórica. O projeto também busca a construção social e profissional de narrativas negras na moda, por meio da valorização e instrumentalização dos saberes ancestrais.
*Sob supervisão de Paula Lago