Como parcelar IPVA 2024 e 2025? Formas, prazos e descontos

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo anual cobrado sobre automóveis, que deve ser pago pelo proprietário deste bem.

Apesar de ser uma obrigação anual, poucas pessoas sabem que é possível fazer o parcelamento IPVA, para não ser impactado com o alto valor de uma vez só.

Por isso, confira a seguir como parcelar IPVA, regras, prazos e outros detalhes sobre este tributo, assim como opções de crédito se você está sem dinheiro para pagar o montante.

Quem paga e qual o valor do IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma obrigação do dono de veículos como carros, motocicletas, caminhões e outros automotores. 

Ele é pago anualmente, nos primeiros meses do ano, conforme o calendário estabelecido para cada estado. O valor do IPVA é calculado da seguinte forma: 

Valor venal do veículo na Tabela Fipe x Alíquota do Estado

O valor da tabela é correspondente ao preço do veículo no mercado e a partir dessa quantia, é calculado a alíquota variável conforme o estado que o veículo foi registrado.

Aprenda: Como emitir, imprimir e pagar IPVA

Essa alíquota pode variar entre 1% a 4%, então basta multiplicar o valor do veículo pela alíquota e você terá acesso ao total a pagar.

Alguns veículos não precisam pagar o IPVA. Confira abaixo quais os modelos estão isentos do imposto: 

  • Veículos com mais de 20 anos de fabricação
  • Veículos para pessoas com deficiência (PcD)
  • Veículos utilizados para transporte público
  • Veículos elétricos e híbridos

A isenção do IPVA pode variar de acordo com o estado onde o veículo foi registrado, é recomendável que o proprietário consulte as regras junto ao órgão de trânsito da sua região. 

Quem pode pagar IPVA parcelado?

O pagamento do IPVA de forma parcelada é uma alternativa para quem deseja maior flexibilidade nas finanças pessoais. 

Qualquer proprietário de veículo regularizado pode parcelar o IPVA, para isso é necessário que  o imposto esteja dentro do vencimento

Entenda: O IPVA pode ser parcelado em quantas vezes?

As regras de parcelamento dependem do estado onde o veículo foi registrado, incluindo número de parcelas e prazos. 

Pagar o IPVA parcelado pode ajudar a evitar a cobrança de multas e juros por atraso. Além disso, é uma facilidade que ajudará a manter suas contas em dia.

Onde parcelar o IPVA?

É possível realizar o pagamento do IPVA, inclusive de forma parcelada, em diversos bancos e instituições financeiras, como:

  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal (lotéricas)
  • Bradesco (para correntistas)
  • Banrisul
  • Sicredi
  • Sicoob
  • Outros.

Saiba mais: Como parcelar e pagar IPVA atrasado no boleto?

A forma mais tradicional de parcelar o IPVA é diretamente pelo site da Secretaria da Fazenda do estado onde o veículo está registrado. 

Com o Renavam do veículo, o proprietário pode emitir o boleto do IPVA e realizar o pagamento com Pix ou da forma que preferir no aplicativo do seu banco.

Como fazer o parcelamento do IPVA?

O parcelamento do IPVA é simples e totalmente online. O processo é feito pelo site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do estado onde o veículo está registrado.

Para parcelar o IPVA no boleto, acesse o site oficial da SEFAZ e acesse o menu de serviços. 

Escolha a opção “Emitir DAE IPVA” e informe os dados solicitados. Você deverá inserir dados, como Chassi do veículo, placa, Renavam, entre outros detalhes necessários.

Página de "Emitir DAE IPVA"

Após isso, você terá mais detalhes sobre o valor do IPVA e poderá emitir o DAE para realizar o pagamento.

Caso opte pelo parcelamento do tributo, basta escolher no menu de serviços a opção “Solicitar parcelamento”.

Página para Solicitar Parcelamento

Este exemplo foi tirado do site da SEFAZ do estado do Ceará. Portanto, basta procurar o site correspondente ao seu estado e inserir as informações solicitadas para parcelar seu IPVA.

Além disso, também há a opção de cancelar o parcelamento, caso você tenha optado pela modalidade, mas queira desistir.

Aprenda também: Como pagar licenciamento

Como parcelar IPVA no boleto?

Para parcelar o IPVA no boleto é importante consultar as condições de pagamento do tributo no estado onde o veículo está registrado. 

Se o seu estado permitir realizar o pagamento de forma parcelada, basta acessar o site da SEFAZ da sua região, selecionar o parcelamento e emitir o boleto para pagamento.

Conclua o pagamento no aplicativo ou agência do banco onde você possui conta e fique com suas dívidas de IPVA em dias.  

Como parcelar IPVA no cartão de crédito?

Se o proprietário do veículo preferir parcelar o IPVA no cartão de crédito, ele poderá realizar o pagamento em parcelas, desde que a modalidade de pagamento esteja disponível na sua região. 

Por isso, procure a opção diretamente no site ou entre em contato com o órgão responsável no estado onde o veículo foi registrado.

Na Sefaz do Paraná, por exemplo, você pode parcelar o valor devido em até 12 vezes no cartão de crédito. Confira a disponibilidade no site correspondente ao seu estado.ipação em concursos públicos e acesso a financiamentos.

Como parcelar IPVA atrasado no boleto?

Como parcelar IPVA atrasado?

Para parcelar o IPVA atrasado, o primeiro passo é consultar o tributo em atraso, seguindo os passos:

  1. Acesse o site da Sefaz ou do Detran do estado cujo veículo está registrado
  2. Procure a opção “Consulta do IPVA” ou “Débitos e Restrições para veículos”
  3. Informe os dados do veículo, como Renavam e placa
  4. Após os passos, você poderá verificar os débitos pendentes e as opções de pagamento das pendências.

Quando o pagamento do IPVA atrasa, além da aplicação de uma multa, com juros mensais e aumento proporcional, o veículo fica irregular e pode ser apreendido.

Também fica restrito o licenciamento do veículo e o proprietário pode ficar com restrições financeiras em seu nome. 

Além de se configurar como uma infração gravíssima, que pode acarretar a 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.

Caso o débito fique pendente por um longo prazo, o proprietário pode ter seu nome inserido na Dívida Ativa do Estado, o que complicará sua participação em concursos públicos e acesso financiamentos.

Confira: Como consultar online multas e débitos Detran

Quer ficar por dentro das últimas novidades financeiras com os nossos conteúdos?  Preencha este formulário e receba uma seleção no seu e-mail.

Onde consultar o valor do IPVA e gerar o QR Code para pagamento?

É possível consultar o valor do seu IPVA e gerar o QR Code para pagamento através do site ou aplicativo do IPVA, de acordo com o seu estado.

Alguns estados possuem um aplicativo próprio. No Rio Grande do Sul, por exemplo, é disponibilizado o aplicativo IPVA RS. No Ceará, é disponibilizado o aplicativo Meu IPVA.

Entenda: Conheça quais os documentos disponíveis de forma digital

Por isso, informe-se se existe um aplicativo correspondente ao seu estado. Caso não tenha, você poderá utilizar o site da Sefaz (Secretaria da Fazenda) do seu estado.

Para isso, basta pesquisar “Sefaz + Estado onde você mora” no Google ou outro mecanismo de pesquisa e acessar o site correspondente.

Qual o prazo para parcelar IPVA 2025?

O prazo para parcelar o IPVA 2025 vai até 31 de janeiro de 2025, mas é importante acompanhar o calendário de vencimentos IPVA da sua região. 

Cada estado tem suas próprias regras para o pagamento do tributo e disponibiliza os prazos e condições para parcelar o imposto seguindo o final da placa do veículo

Continue lendo: CNH pode ser bloqueada por dívida?

A maioria dos órgãos responsáveis liberam o calendário de pagamento do IPVA antes do início do ano. Fique atento para organizar suas dívidas e evitar atrasos. 

Ainda posso parcelar IPVA 2024?

Sim, ainda é possível parcelar o IPVA 2024, mas essa modalidade de pagamento depende do órgão responsável do seu estado. 

Em muitos casos, é possível parcelar débitos atrasados, incluindo de anos anteriores, com adicionais de multas e juros, mas com condições facilitadas.  

Leia também: Sujei meu nome, posso perder a carteira de motorista?

Por isso, é importante consultar o prazo específico do seu estado para evitar multas e até a irregularidade do veículo, o que impede que o mesmo seja utilizado. 

Como ter desconto no parcelamento do IPVA?

Você sabia que é possível obter desconto no IPVA? Alguns estados oferecem abatimentos no tributo para quem paga à vista ou parcelado em 6x.

No entanto, para isso, o proprietário do veículo deve fazer o pagamento da primeira parcela até o dia 31 de janeiro, obtendo assim, 6% de desconto.

As próximas duas parcelas são, respectivamente, até o dia 29 de fevereiro (com 3% de desconto) e até o dia 28 de março (com desconto de 1%).

Quem paga o IPVA dentro do prazo estabelecido pode receber descontos entre 5% e 20%, dependendo do estado. 

Conheça: Cadastro Positivo de Condutores

Além disso, proprietários dos veículos também podem ter acesso a descontos de Bom Motorista. Se tiverem direito, podem acumular os descontos, que chegam ao máximo de 24,80%.

O desconto de Bom Motorista é relacionado a um período sem cometer infrações de trânsito e existem alguns percentuais de desconto de acordo com o tempo sem cometê-las.

Por exemplo, quem não teve registro de infração entre 1º de novembro de 2021 e 31 de outubro de 2024 (três anos), pode ter redução de 15% na tarifa.

Quem não cometeu infrações no período de dois anos, ou seja, a partir de 1º de novembro de 2022, recebe 10%. E, em um ano, após 1º de novembro de 2023, terá 5%.

Como pagar IPVA com Pix Parcelado ou FGTS?

Com os avanços tecnológicos, as formas de pagamento se tornaram ainda mais flexíveis e acessíveis para quem precisa. 

Precisa quitar suas pendências do IPVA ou outras contas, mas está sem dinheiro? Mesmo que você esteja negativado, você pode conseguir crédito acessível com a meutudo!

A meutudo é uma plataforma de crédito eficiente que oferece diversas operações de empréstimo para públicos diferenciados, com rápida aprovação e liberação, além de dinheiro rápido na conta!

Conheça mais: meutudo no Reclame Aqui

Pix Parcelado INSS

O Pix Parcelado INSS meutudo é um meio de pagamento exclusivo para aposentados ou pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que desejam realizar o pagamento do IPVA à vista, via Pix, mas dividindo o valor.

Isto é, contratando o Pix Parcelado INSS aqui na meutudo, é possível receber o valor na conta rapidamente, via Pix, utilizar como quiser e pagar parcelado, sem comprometer o cartão de crédito ou recorrer ao cheque especial. 

Para contratar, é necessário ter o benefício desbloqueado e ter margem de empréstimo disponível para que as parcelas sejam descontadas, podendo parcelar em até 12 vezes*.

*Parcelas abaixo de 12 vezes a depender de condições.

Por ser um crédito consignado, a taxa de juros do Pix Parcelado INSS é mais atrativa, mas também combina com os descontos do pagamento à vista.

Além disso, a contratação é 100% digital pelo aplicativo meutudo, com biometria facial para garantir a segurança da operação. 

Assim você garante o dinheiro em conta para realizar seus pagamentos, sem entrar no cheque especial ou comprometer o limite do seu cartão de crédito.  

Antecipação do FGTS

Para facilitar o pagamento do IPVA,  existe a Antecipação do FGTS, opção para quem deseja rapidez e dinheiro extra para evitar atrasos. 

Os trabalhadores que aderem à modalidade Saque-Aniversário do FGTS podem aderir ao Pix a Antecipação FGTS da meutudo. 

A Antecipação FGTS está disponível para quem possui saldo em contas ativas ou inativas no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Essa modalidade de empréstimo não compromete sua renda mensal, é descontada diretamente do saldo do Fundo, uma vez ao ano, e você recebe o dinheiro em até 1 dia útil na conta! 

A antecipação com a meutudo é realizada de onde você estiver e quando quiser, e além de contar com taxas atrativas, com a gente você antecipa a partir de R$ 50,00 e até 12 parcelas anuais do saque-aniversário do FGTS.

Você pode conferir suas oportunidades baixando o aplicativo meutudo ou acessando nosso site, para contratar com facilidade e rapidez.

Aproveite as alternativas para realizar o pagamento do IPVA e assumir o controle das suas finanças. Escolha a melhor opção para a sua situação atual e mantenha suas contas em dia.

Quer receber mais dicas financeiras com nossos conteúdos? Cadastre-se gratuitamente aqui para recebê-las diretamente em seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.