Jorginho define apoio do PL à presidência da Alesc: ‘Será por unanimidade’

O governador de Santa Catarina declarou apoio ao deputado estadual Júlio Garcia (PSD) à presidência da Alesc (Assembleia Legislativa de SC), em 2025. Em entrevista ao ND Mais, Jorginho Mello (PL) destacou que o relacionamento com outros partidos é fundamental para manter “a harmonia entre os poderes”.

Jorginho Mello (PL) em entrevista ao portal ND Mais

Jorginho Mello (PL) em entrevista ao portal ND Mais – Foto: Germano Rorato/ND

Além do PSD, do cabo eleitoral e prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, o governo Jorginho também é composto por representantes de partidos tradicionais no país, como MDB e PP. Nas palavras do governador, essas duas siglas serão “reforçadas” no próximo ano.

Jorginho Mello não revelou quais, mas afirmou que fará mudanças pontuais no secretariado em 2025. A começar pela Secretaria de Turismo, que está, de forma interina, sob o comando da adjunta Catiane Seif, desde que o titular, Evandro Neiva Oliveira, deixou o cargo em dezembro.

Candidato à presidência da Alesc garante apoios necessários

Após o endosso do governador catarinense e os apoios de outros seis partidos, Júlio Garcia garantiu apoio necessário para se eleger à presidência da Alesc a partir de 2025. A disputa agora é sobre a composição da Mesa Diretora, que precisa definir quem ocupará a vice-presidência e quantas cadeiras serão destinadas para cada bancada.

Deputado estadual Julio Garcia (PSD) garante apoios necessários para conquistar presidência da Alesc

Deputado estadual Julio Garcia (PSD) garante apoios necessários para conquistar presidência da Alesc – Foto: Rodolfo Espínola/Divulgação/ND

“Vou apoiar o deputado Júlio Garcia. Vai ter parceria com o PL, que estará na Mesa Diretora”, afirmou Jorginho. “Veio a alternativa para [o PL] ter duas vagas na mesa, mas eu não sei como é que eles fizeram, eu deixei por conta deles”, disse o governador.

Para Jorginho, não há discussão sobre a aprovação de Júlio Garcia para ocupar a presidência da Alesc. “Ele vai ser presidente por unanimidade, eu não tenho dúvida disso e a relação da Assembleia vai continuar de forma respeitosa, a gente trabalhando junto”, pontuou.

Júlio Garcia já presidiu a Alesc por três mandatos, sendo eleito pelos pares em 2005, 2007 e 2019.  A escolha da Mesa Diretora ocorre, tradicionalmente, no primeiro dia de trabalho do legislativo, marcado para iniciar no primeiro dia útil de fevereiro — em 2025, será no dia 3.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.