Ineos investe mais 79 milhões de libras no Manchester United

Sir Jim Ratcliffe, por meio da Ineos, ampliou seu investimento no Manchester United com um aporte adicional de 79 milhões de libras. O investimento não só aumentou a participação da Ineos no clube, mas também alinhou o Manchester United com outros investimentos esportivos da empresa. A informação foi divulgada pelo The Athletic nesta 5ª feira (19.dez.2024)

Ratcliffe havia adquirido inicialmente 25% do United em 24 de dezembro de 2023, através da Trawlers, uma empresa de sua propriedade, sediada na Ilha de Man. Uma apresentação da SEC (U.S. Securities and Exchange Commission) a transferência dessas ações para a Ineos, co-propriedade de Ratcliffe, Andy Currie e John Reece. Este trio agora detém poder coletivo de voto e investimento sobre as ações mantidas pela Ineos.

Ratcliffe cumpriu o compromisso de investir outros US$ 100 milhões de libras no United, conforme acordado anteriormente com a família Glazer. Após um investimento inicial de US$ 200 milhões em fevereiro, a transação foi concluída antes do prazo final de 31 de dezembro, com a Ineos utilizando “dinheiro em caixa“.

O investimento adicional resultou na aquisição de 983.449 ações “Classe A” e 2.046.853 ações “Classe B” pelo grupo, elevando o investimento total de Ratcliffe no United para US $1,546,061,321, aumentando sua participação para 28,94%.

Com essa movimentação, Ratcliffe, agora através da Ineos, se torna o maior investidor individual no Manchester United. Os 6 irmãos Glazer, no entanto, ainda detêm a maioria das ações, com mais de 40%.

A transição das ações para a Ineos, que já possui investimentos em outras iniciativas esportivas como a equipe de ciclismo Grenadiers e a equipe de vela Britannia, pode facilitar futuros investimentos no clube. Ratcliffe, que detém 60% da Ineos, com Currie e Reece possuindo o restante, continua a ser a força motriz por trás das decisões.

Reece já ocupa um cargo no conselho da PLC do United, reforçando a influência da Ineos dentro do clube.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.