Congresso dos EUA rejeita projeto dos republicanos para evitar ‘shutdown’


Caso os legisladores não entrem em acordo, o governo dos EUA entrará em uma paralisação parcial que interromperia o financiamento para tudo, desde a fiscalização das fronteiras até aos parques nacionais, e cortaria os contracheques de mais de 2 milhões de trabalhadores federais. O Capitólio dos EUA, em Washington, no dia 21 de outubro de 2024
REUTERS/Kevin Mohatt
A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos rejeitou, nesta quinta-feira (19), um novo texto orçamentário proposto pelos republicanos destinado a evitar a paralisação do governo federal antes do prazo limite: meia-noite de sexta-feira.
Os republicanos submeteram a nova proposta à votação depois que o presidente eleito Donald Trump e seu assessor informal Elon Musk criticaram incessantemente um acordo bipartidário alcançado após meses de negociações.
O financiamento do governo deve expirar à meia-noite de sexta-feira. Se os legisladores não conseguirem prorrogar esse prazo, o governo dos EUA entrará em uma paralisação parcial que interromperia o financiamento para tudo, desde a fiscalização das fronteiras até aos parques nacionais, e cortaria os contracheques de mais de 2 milhões de trabalhadores federais.
A Administração de Segurança de Transporte dos EUA alertou que os viajantes durante a movimentada temporada de férias podem enfrentar longas filas nos aeroportos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.