11 lugares para curtir roda de samba em Florianópolis

Se você é da casa dos bambas e da trupe que acha que “vive melhor quem samba”, saiba que a capital de Santa Catarina é um bom lugar para você estar. Tem muita roda de samba em Florianópolis rolando religiosamente toda semana, em diferentes dias.

Foto noturna. Centenas de pessoas ocupam uma rua do Centro de Florianópolis. Algumas delas dançam em par. Ao fundo, aparecem alguns prédios. Dois deles tem grafites coloridos em suas fachadas.

O Bugio Centro Bar é um dos locais onde tem samba em Florianópolis – Foto: Bugio Centro Bar/Redes Sociais/Divulgação

Ainda que a programação se intensifique de sexta-feira a domingo, você já encontra samba em Florianópolis logo no começo da semana. No Centro Histórico da cidade, próximo ao Mercado Público, Catedral e museus, é um reduto, com várias casas.

Mas também é possível curtir a batucada perto da Beira-Mar Norte e na Lagoa da Conceição. Veja a seguir onde curtir samba em Florianópolis e programe-se!

Samba em Florianópolis: Centro

1. Amo Floripa – Café & Mar 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por AMO FLORIPA café & bar (@amofloripacafebar)

Na cabeceira do principal cartão-postal da cidade, este é o estabelecimento responsável por ajudar a tornar a Ponte Hercílio Luz um point de Floripa.

Isso se deve, em boa parte, pela programação musical do espaço, em especial ao samba e pagode. Ponto certo de samba em Florianópolis, toda semana tem apresentação ao ar livre, com a velha senhora de fundo. Basta conferir a agenda nas redes sociais.

2. Café/bar do Largo d’Alfândega  

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por café|bar do Largo d’Alfândega (@dolargodalfandega)

A música neste café/bar costuma rolar de quinta-feira a sábado, sendo o sábado o dia dedicado ao Samba do Largo. Das 12h às 16h30, os músicos se organizam debaixo de uma grande tenda na histórica Praça da Alfândega enquanto o público se reúne ao redor e dança junto.

Para acompanhar, tem cerveja gelada, drinks e petiscos variados. A localização é privilegiada, perto do Mercado Público (onde também rola samba em Florianópolis) e do TICEN (Terminal de Integração do Centro).

3. Casa Odara 

Também no Centro Histórico de Floripa, muito próximo à Praça XV de Novembro, a Casa Odara se define como um bar-quilombo que promove diferentes atividades culturais, entre elas apresentações de samba. A programação se concentra, normalmente, nas sextas-feiras e/ou sábados.

Em apenas um ano de existência, o local já recebeu o Mestre Galo – repentista, coquista e embolador considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco. Uma vez ao mês, programa imperdível na casa é a “Roda de Samba Canta, Canta Minha Gente”, uma roda de samba não-microfonada, inspirada nas rodas cariocas e no Samba de Terreiro de Florianópolis.

Para dar certo e ficar bonita, a roda conta com o público, que canta e dança clássicos nacionais ao redor dos músicos.

4. Bugio Centro 

Perto do Museu de Florianópolis, o Bugio Centro é um bar cultural com programação todos os dias. Por lá encontra saraus, exibição de filmes, exposições e apresentações de vários gêneros musicais. O sábado, entretanto, é só dele: do samba.

Das 17h30 às 21h30, o grupo Samba de Antonieta é responsável pela roda que se forma entre as ruas Vitor Meireles e Nunes Machado. Com frequência, junta-se ao grupo convidados, incluindo o ilustre Marquinho do Pandeiro, integrante da Velha Guarda da Portela, que esquentou o samba em Florianópolis em agosto deste ano.

Já na unidade Bugio Trindade, toda terça-feira é dia de samba pelas mãos e vozes das sambistas do grupo Samba Yalodê. A apresentação começa às 20h e a cozinha da casa funciona até às 23h.

5. Bar do Noel 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Bar do Noel (@bardonoelfloripa)

Boteco tradicional e famoso de samba e feijoada, no Bar do Noel, que já no nome homenageia um grande sambista brasileiro, tem uma das mais famosas rodas de samba em Florianópolis, de sexta a domingo.

O espaço interno é pequeno demais para o público que lota a travessa Ratcliff (na esquina do bar) dançando ao redor da banda da vez. Porções, lanches, pratos feitos e cervejinha acompanham o batuque sempre muito animado.

6. ETA – Espaço Total das Artes 

Bem próximo à Catedral de Florianópolis e também da Praça XV de Novembro, o ETA está instalado em uma pequena porta da Rua Anita Garibaldi, 90. Em sua programação semanal, o samba não falta. Ora acontece dentro do espaço, ora toma conta da calçada. Vale conferir a agenda do local.

7. Borogodó da Ilha  

Ainda que dê espaço a outros gêneros musicais brasileiros, é o samba que domina a agenda de apresentações ao vivo no Borogodó, que ocorrem de terça à sábado.

Localizado na Praça Olívio Amorim, o espaço recebe sambistas de Floripa e de renome nacional, como o intérprete de samba enredo Mará de Nilópolis. Ao redor dos músicos, a galera curte com samba no pé, cerveja gelada no copo e petiscos, porções ou lanches no prato.

8. Da Esquina Boteco  

Localizado a apenas 300 metros da icônica Beira-Mar Norte, o Da Esquina Boteco é mais um dos locais de samba em Florianópolis. A programação dos bambas costuma ocorrer por lá às sextas-feiras, por volta das 21h. O bar fica aberto até às 24h e promete ter o litrão de cerveja mais barato desta que não é das regiões mais baratas de Floripa.

 Samba em Florianópolis: Lagoa da Conceição

9. O Araçá

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Samba da Búia (@sambadabuia)

Próximo à SC-404, que dá acesso à Lagoa da Conceição, e também ao terminal do bairro, a programação de samba no “O Araçá” é cativa de todo domingo.

Isso não significa, entretanto, que o ritmo não possa estar na agenda de algum outro dia da semana. Por isso mesmo, vale ficar de olho na agenda da casa, que, aliás, é super charmosa, aconchegante e point cultural.

10. Mô Quiridu Bar

Já próximo à famosa Avenida das Rendeiras, você vai encontrar o Mô Quiridu Bar, que com muita frequência recebe o multiartista Severo Cruz, que além de se dedicar ao samba de raiz, é também ator.

Ele e sua trupe costumam promover rodas dentro do bar, com o cantor indo à calçada para alcançar os ouvintes do lado de fora. Vale conferir a agenda.

11. Pantai Chill House

O samba em Florianópolis também ocupa, aos domingos, o varandão envidraçado com vista para a Lagoa da Conceição na casa de eventos Pantai. Trata-se do Samba da Castanheira.

Quem comanda a roda é um quinteto de samba, gafieira e choro que costuma se apresentar às 20h. Nas redes sociais dá para acompanhar a programação e garantir espaço na agenda.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.