TV Santa Cruz vence Prêmio de Jornalismo do Banco do Nordeste


Série de reportagens ‘Os avanços da cacauicultura no sul da Bahia’ foi exibida entre os dias 30 de agosto e 1° de setembro de 2023. Anúncio foi feito nesta segunda-feira (16). Série de reportagens ‘Os avanços da cacauicultura no sul da Bahia’ vence Prêmio de Jornalismo do Banco do Nordeste
Rafael Martins
A série de reportagens “Os avanços da cacauicultura no sul da Bahia”, exibida entre os dias 30 de agosto e 1° de setembro de 2023, pela TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia, venceu o Prêmio de Jornalismo do Banco do Nordeste.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (16), durante uma cerimônia realizada em um restaurante de Salvador. A série teve a produção de Alanna Sousa, reportagem de Andrêza Benevides e imagens de Edilson Padre.
“Tive uma honra e um prazer imenso de produzir essa série que fala sobre o cacau, que é algo tão forte para a nossa região sul da Bahia. Ser premiada por uma série que traz essa característica tão forte realmente é uma honra”, comemorou Alanna Souza.
VEJA TAMBÉM:
g1 Bahia e TV Oeste vencem Prêmio Abapa de Jornalismo 2024
As três reportagens especiais revelaram desafios enfrentados por produtores de cacau desde a devastação das plantações, causada pela vassoura de bruxa cerca de 30 anos atrás, até os dias atuais.
“Esse prêmio é muito especial, porque a cacauicultura faz parte da minha desde criança., então tem toda uma questão de memória afetiva. Quando a série foi pensada, foi justamente nessas referências”, ressaltou Andrêza Benevides.
O material teve edição de Aracelly Romão e Alan Lessa, edição executiva de Fabiana Vieira, e pesquisa de imagens de Anara Passos.
Estudantes venceram Prêmio de Jornalismo do Banco do Nordeste
Rafael Martins
Os estudantes Ana Catarina Novaes, Ana Paula Oliveira, Magno Alves, Taciere Santana e Taisla Teles, da TV Uneb Seabra também venceram o prêmio na categoria universitários, com a reportagem “Agricultura familiar e afro-vivências: memórias de quilombos da Chapada Diamantina”.
“O prêmio BNB de Jornalismo é um importante reconhecimento da instituição à imprensa da nossa área de atuação. O trabalho da imprensa é indispensável para mostrar à sociedade o que tem sido feito e o quanto o Banco do Nordeste contribui para o desenvolvimento regional”, disse a assessora de imprensa do Banco do Nordeste, Lorena Passos.
Confira as três reportagens da série “Os avanços da cacauicultura no sul da Bahia”:
Na primeira reportagem, foi contada a história de mulheres que encararam o desafio e apostaram na lavoura cacaueira, e que ajudam a escrever um novo capítulo da história da cauicultura.
Avanços da cacauicultura no sul da Bahia
Na segunda reportagem, foi mostrada como a tecnologia e a pesquisa contribuem para o desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau na região, por meio de modelos de cultivo mais sustentáveis.
Novas tecnologias ajudam nos avanços da cacauicultura no sul da Bahia
Na última reportagem, o tema foi como os investimentos em tecnologia e a produção de cacau de qualidade aquecem a economia, graças a persistência dos produtores e ao trabalho dos pesquisadores e cientistas.
Investimentos em tecnologia ajudam nos avanços da cacauicultura no sul da Bahia
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.