A vitamina que você deve tomar diariamente para reduzir a gordura abdominal e perder peso

A vitamina D é essencial um organismo saudável, responsável por vários processos importantes no corpo. Contudo, ela também pode ser uma aliada para quem busca o emagrecimento.

Mulher correndo ao por do sol para absorver vitamina D

A vitamina pode ser uma aliada para quem busca emagrecer – Foto: Reprodução/ND

Embora não seja uma solução milagrosa, sua relação com o metabolismo e o armazenamento de gordura tem despertado o interesse de especialistas que estudam a perda de gordura abdominal.

Contudo, manter uma rotina saudável, com alimentação equilibrada, exposição solar e exercícios, continua sendo o pilar para atingir seus objetivos de peso.

O papel da vitamina D no metabolismo

A vitamina D, na verdade, é um hormônio que regula mais de 200 genes no corpo humano, incluindo aqueles relacionados ao metabolismo. Estudos apontam que a deficiência desse nutriente está associada a um maior risco de obesidade e síndrome metabólica.

“A vitamina D pode influenciar diretamente a produção de leptina, um hormônio que sinaliza ao cérebro quando estamos saciados”, explica a nutricionista funcional, Juliana Vieira.

“Níveis adequados desse hormônio ajudam a evitar excessos alimentares, contribuindo para o controle do peso”, completa.

Mulher emagrecendo

A deficiência do nutriente está associada a um maior risco de obesidade – Foto: Pixabay/ND

Estudos sobre a vitamina D

Uma meta-análise publicada na revista Nutrients (2019) revelou que pessoas com deficiência da vitamina que receberam suplementação apresentaram uma leve redução na gordura corporal, especialmente quando combinada com mudanças no estilo de vida, como dieta equilibrada e exercícios.

Entretanto, os pesquisadores alertam que os resultados são mais significativos para quem possui deficiência comprovada.

Outro estudo, publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (2018), sugeriu que níveis baixos da vitamina estão correlacionados com maior acúmulo de gordura no abdômen.

Conforme a pesquisa, isso pode ocorrer porque a vitamina D melhora a sensibilidade à insulina, ajudando a regular os níveis de glicose e prevenindo o armazenamento excessivo de gordura.

Mulher medindo o percentual de gordura

A vitamina D melhora a sensibilidade à insulina – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Como garantir os benefícios da vitamina

“A melhor fonte de vitamina D é a exposição solar”, afirma a endocrinologista Maria Luísa Cardoso, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

“Cerca de 10 a 15 minutos de sol diário, sem protetor solar, são suficientes para a maioria das pessoas produzir níveis adequados da vitamina. No entanto, durante o inverno ou em regiões com pouca incidência solar, a suplementação pode ser necessária”, destaca.

Alimentação também pode ajudar a complementar os níveis desse nutriente.

Entre os alimentos ricos em vitamina D, estão:

  • Peixes gordurosos, como salmão e sardinha;
  • Gema de ovo;
  • Fígado bovino;
  • Laticínios e cereais fortificados.
Salmão

Salmão é rico em vitamina D – Foto: Freepik/ND

Vitamina D como aliada

Embora a vitamina não seja um agente direto na perda de peso, sua relação com o metabolismo, regulação hormonal e redução da inflamação faz dela um componente importante para quem busca emagrecer de forma saudável.

“A suplementação de vitamina D deve ser considerada como parte de um programa maior, que inclua alimentação balanceada e atividades físicas regulares”, ressalta Juliana Vieira.

“Antes de iniciar qualquer suplementação, é fundamental avaliar os níveis de vitamina D por meio de exames laboratoriais e contar com a orientação de um profissional de saúde”, conclui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.