Mitsubishi Eclipse Cross é apresentado como novo carro da Stock Car 2025

A Mitsubishi Motors anunciou oficialmente o lançamento do Eclipse Cross Stock Car, modelo que marcará a entrada da fabricante na temporada 2025 da Stock Car Pro Series. A apresentação ocorreu durante a etapa final da temporada 2024, realizada no autódromo de Interlagos, em São Paulo. O evento consolidou a estreia da categoria com SUVs, incluindo também os modelos Chevrolet Tracker e Toyota Corolla Cross.

Pontos Principais:

  • A Stock Car adotará SUVs como base para os carros em 2025.
  • A Mitsubishi retorna à Stock Car com o modelo Eclipse Cross Stock Car.
  • O carro é baseado no projeto Audace SNG01, focado em tecnologia e desempenho.
  • A estreia da nova geração ocorrerá na abertura da temporada 2025, em maio.

O novo carro foi desenvolvido com base no projeto Audace SNG01 e incorpora elementos que visam aumentar a competitividade e a tecnologia dentro das pistas. Com isso, a Mitsubishi retorna à Stock Car após 17 anos de ausência, trazendo uma história de sucesso que inclui títulos em 2006 e 2007.

A estreia do Eclipse Cross Stock Car está marcada para o fim de semana de 2 a 4 de maio de 2025, durante a etapa de abertura da nova temporada.

Especificações do Audace SNG01 e componentes tecnológicos

A Mitsubishi anunciou o Eclipse Cross Stock Car como parte do grid 2025 da Stock Car Pro Series, marcando seu retorno à categoria após 17 anos fora das competições - Foto: Duda Bairros/Vicar
A Mitsubishi anunciou o Eclipse Cross Stock Car como parte do grid 2025 da Stock Car Pro Series, marcando seu retorno à categoria após 17 anos fora das competições – Foto: Duda Bairros/Vicar

O Eclipse Cross Stock Car utiliza a plataforma Audace SNG01, sigla que significa “Stock New Generation 01”, desenvolvida pela Audacetech em parceria com ArcelorMittal, IPT e SENAI. O projeto contempla uma carroceria composta por materiais como fibra de carbono, aramida, fibra de vidro e kevlar, fabricada pela Magna Compósitos. Simulações computacionais realizadas pela Siemens e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) foram utilizadas para garantir eficiência e precisão no desenvolvimento.

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O motor turboalimentado de 2,1 litros produz aproximadamente 500 cv de potência, com câmbio sequencial semiautomático de seis marchas fabricado pela britânica XTrac. A suspensão independente utiliza triângulos sobrepostos (“duplo A”) e sistema pushrod, enquanto os amortecedores reguláveis foram desenvolvidos pela Penske Racing. O sistema de frenagem conta com discos ventilados e pinças da AP Racing, operadas por seis pistões na dianteira e quatro na traseira.

Além disso, o carro conta com um sistema de conectividade Qualcomm Snapdragon 5G, que permite monitoramento em tempo real por meio de sensores instalados em diversas partes do veículo. Essa tecnologia será integrada ao aplicativo oficial da categoria, o Paddock Fan, proporcionando uma experiência interativa para os fãs.

  • Carroceria: fibra de carbono, aramida, fibra de vidro e kevlar
  • Motor: turbo 2,1 litros com 500 cv
  • Câmbio: sequencial semiautomático de seis marchas
  • Suspensão: independente com triângulos sobrepostos e pushrod
  • Frenagem: discos ventilados e pinças AP Racing
  • Conectividade: Qualcomm Snapdragon 5G

Expectativas para a temporada 2025

O modelo Eclipse Cross será baseado no Audace SNG01, com motor turbo de 500 cv, câmbio sequencial de seis marchas e tecnologia avançada de conectividade - Foto: Duda Bairros/Vicar
O modelo Eclipse Cross será baseado no Audace SNG01, com motor turbo de 500 cv, câmbio sequencial de seis marchas e tecnologia avançada de conectividade – Foto: Duda Bairros/Vicar

A temporada 2025 será marcada pela introdução de três SUVs no grid da Stock Car, trazendo novos desafios para pilotos e equipes. Além da Mitsubishi, as fabricantes Chevrolet e Toyota também apresentarão suas versões para a competição. O controlador da Vicar, Lincoln Oliveira, destacou a importância dessa mudança, afirmando que a presença de três grandes fabricantes internacionais trará um novo nível de competitividade e inovação para o automobilismo brasileiro.

O projeto dos novos carros envolveu a colaboração de especialistas de diversos países e foi concebido com tecnologia avançada. A estreia dos SUVs promete transformar a experiência dentro e fora das pistas, com ênfase na conectividade e no desempenho.

Segundo Enzo Bortoleto, CEO da Audacetech, o desenvolvimento dos três projetos foi um desafio significativo, mas os resultados obtidos durante os testes superaram as expectativas. A nova era da Stock Car será um marco no automobilismo nacional, oferecendo aos espectadores uma experiência inédita e inovadora.

Ficha técnica do Mitsubishi Eclipse Cross Stock Car

Com carroceria em fibra de carbono e kevlar, o Eclipse Cross foi desenvolvido com colaboração de especialistas de instituições como IPT e Siemens, trazendo materiais de alta tecnologia - Duda Bairros/Vicar
Com carroceria em fibra de carbono e kevlar, o Eclipse Cross foi desenvolvido com colaboração de especialistas de instituições como IPT e Siemens, trazendo materiais de alta tecnologia – Duda Bairros/Vicar
  • Motor: Audacetech. Especificação: quatro cilindros, 2,1 litros, turboalimentado, 16 válvulas e injeção eletrônica, 500 cv (7.600 rpm). Torque: 580 Nm (de 4.000 a 6.800 rpm). RPM máximo: 7.600
  • Eletrônica: Fueltech (Brasil)
  • Painel: Fueltech FT700 Plus
  • Peso: 1.100kg (2kg por cv)
  • Câmbio: XTrac (Inglaterra) modelo P1529, sequencial e semiautomático, seis marchas, acionado por borboletas no volante. Tração traseira
  • Suspensão: Independente nas quatro rodas, triângulos sobrepostos (“duplo A”), sistema pushrod, amortecedores reguláveis de competição
  • Amortecedores: Penske Racing (EUA)
  • Conectividade: Qualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções do carro
  • Visibilidade: Câmeras integradas ao chassi com visão dianteira, traseira e 360 graus interna. Disponíveis no display do piloto e para transmissão
  • Aerodinâmica: SUV ajustada para competição, DRS (asa móvel em fibra de carbono)
  • Projeto: Audacetech, ArcelorMittal, IPT e SENAI
  • Carroceria: Mitsubishi Eclipse Cross Stock Car. Material compósito (fibra de carbono, fibra de vidro, aramida e kevlar). Fabricação: Magna Compósitos (Brasil)
  • Chassi: Aço DP980R ArcelorMittal, da família de Aços Avançados de Alta Resistência, homologação CBA
  • Entreeixos: 2.750 mm
  • Freios: Discos ventilados especiais Hipper Freios, pastilhas Cobreq, pinças de competição AP Racing (Inglaterra), seis pistões na dianteira e quatro na traseira
  • Direção: Sistema pinhão/cremalheira, acionamento elétrico
  • Simulação computacional: IPT e Siemens
  • Fabricação e prototipagem: ESPAS (Brasil) e Audacetech
  • Elementos de competição (motor e suspensão): MTR (Brasil)
  • Volante: Grid Engineering (Holanda), modelo Stock Car
  • Rodas: Mangels, liga leve, 11,5 x 18 polegadas
  • Pneus: Hankook (Coreia do Sul), medidas 300-680×18
  • Combustível: Gasolina Podium
  • Tanque: Cofre de fibra de carbono, contêiner de borracha deformável e resistente, classificação FT3 da FIA, com válvula de segurança anticapotagem
  • Segurança: Estrutura tubular em aço DP980R, proteção antichama, estruturas tipo crash box em alumínio, laterais em carbono, kevlar e aramida. Banco do piloto com certificação FIA

Histórico da Mitsubishi na Stock Car

A Mitsubishi Motors participou da Stock Car pela primeira vez entre 2005 e 2008, acumulando um histórico expressivo. Durante esse período, a marca esteve presente em 48 corridas, conquistou 16 vitórias, 13 poles e 38 pódios. Os destaques foram os títulos alcançados por Cacá Bueno nas temporadas de 2006 e 2007.

Além de sua contribuição à Stock Car, a Mitsubishi organiza há 25 anos a Mitsubishi Cup, considerada o maior rally cross-country da América Latina. A marca também é conhecida por apoiar iniciativas esportivas em diversas modalidades, como vela, ciclismo e tênis.

Com o retorno em 2025, a Mitsubishi busca consolidar sua posição no automobilismo nacional e internacional, trazendo uma combinação de tradição e tecnologia para a principal categoria do Brasil.

A estreia dos SUVs da Stock Car está prevista para maio de 2025, durante a abertura da temporada, que promete apresentar um nível elevado de competitividade e inovação tecnológica.
A estreia dos SUVs da Stock Car está prevista para maio de 2025, durante a abertura da temporada, que promete apresentar um nível elevado de competitividade e inovação tecnológica.

Fonte: Stockproseries.

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