Sentido reversível na ponte Hercílio Luz veio para ficar? Entenda o que falta para decisão

Após quatro dias de testes do sentido reversível na ponte Hercílio Luz, o saldo do trânsito na região foi considerado positivo pela SIE (Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina). No entanto, ainda não há confirmação se a mudança será definitiva.

Na foto, ponte Hercílio Luz. Ilustra testes de sentido reversível na ponte Hercílio Luz.

Durante testes de sentido reversível na ponte Hercílio Luz, PMRv estima que fluxo de carros tenha aumentado em 25% – Foto: Leo Munhoz/ND

Segundo o secretário de Infraestrutura e Mobilidade do estado, Jerry Comper, a decisão depende ainda de uma conversa entre o governo estadual e a Prefeitura de Florianópolis, uma vez que o estado é o responsável pela ponte, mas as ruas adjacentes são municipais. A reunião deve acontecer na próxima semana.

“Estamos dentro da Ilha, onde as vias são municipais. Nós temos a Beira-Mar Norte, a Felipe Schmidt, a Francisco Tolentino, são ruas do entorno que temos que buscar o melhoramento. Por isso, na próxima semana, vamos sentar com a prefeitura e com a Polícia Militar Rodoviária para fazer esse levantamento e levar ao governador para tomar a decisão junto com o prefeito Topazio”, declarou Comper à NDTV.

Os resultados do teste de sentido reversível na ponte Hercílio

De terça (10) até esta sexta-feira (13), a ponte teve mão única em dois horários: das 6h às 10h o trânsito estava liberado no sentido Continente–Ilha; e das  17h às 21h, o fluxo foi invertido para o sentido Ilha–Continente. Durante os períodos de mão única, de quatro a cinco mil veículos passaram pela ponte.

“Tivemos um aumento de 25% nesses dois horários. E quando a gente fala da ponte Hercílio Luz estamos falando de mobilidade da Ilha, do município. Por isso a parceria com a prefeitura, que conhece outras ruas no entorno da ponte que precisam ser melhoradas também”, disse o secretário de Infraestrutura e Mobilidade do estado.

Sentido reversível na ponte Hercílio Luz gerou confusão no primeiro dia

Durante o ínicio de manhã de terça-feira (10), alguns motoristas que tentavam atravessar a ponte no sentido Ilha-Continente relataram terem ficado surpresos por não conseguirem acessar o local. O início dos testes foi divulgado, mas, ainda assim, assustou alguns.

Filas na cabeceira continental são registrada diariamente; testes de sentido reversível na ponte Hercílio Luz tem objetivo de entender se iniciativa melhoraria mobilidade – Foto: Gustavo Bruning/ND

No primeiro dia, enquanto os motoristas se adaptavam, filas de motoristas que queriam acessar a Beira-Mar Norte foram registradas nas proximidades do Parque da Luz.

A Polícia Militar Rodoviária fez algumas adaptações durante os dias subsequentes e, quem passou pela ponte Hercílio Luz, principalmente pela manhã, observou um movimento tranquilo.

No dia a dia, na cabeceira da ponte, no sentido Continente-Ilha, é comum que ocorram congestionamentos de veículos que desejam acessar a Ilha pela Hercílio Luz, principalmente em horários de pico, como ínicio da manhã. Já no fim de tarde, o movimento é contrário: o trânsito fica intenso nas ruas próximas ao Parque da Luz já que motoristas atravessam a ponte para acessar os bairros do Continente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.