Guia De Usados: Ficha técnica do Renault Clio Campus 1.0 16V 2009, um hatch bom para a cidade com 4 ou 2 portas

O Renault Clio Campus 1.0 16V 2009 é um carro popular no mercado de usados, disponível em versões de 2 e 4 portas. Ele é ideal para quem busca um veículo compacto, econômico e prático para o dia a dia, especialmente em centros urbanos. Equipado com um motor 1.0 16V flex, o modelo é conhecido pela economia de combustível, com médias que podem chegar a 14 km/l na estrada com gasolina. Além disso, seu tamanho reduzido facilita manobras e estacionamentos, tornando-o uma boa escolha para quem precisa de mobilidade em espaços apertados.

Pontos principais:

  • Carro compacto, com opções de 2 e 4 portas.
  • Motor 1.0 16V flex, conhecido pela economia de combustível.
  • Ideal para uso urbano, mas com espaço interno limitado.
  • Manutenção acessível, com peças fáceis de encontrar.

Apesar de seus pontos positivos, é importante conhecer algumas limitações do Clio Campus 2009. O espaço interno, embora adequado para até quatro ocupantes, é mais indicado para trajetos curtos devido ao conforto limitado dos bancos e ao porta-malas pequeno. Em termos de manutenção, peças como suspensão e sistema de embreagem podem demandar atenção em modelos mais rodados, mas são fáceis de encontrar e têm preços acessíveis. Por outro lado, a simplicidade do acabamento e a ausência de equipamentos mais modernos, como airbags e freios ABS em algumas versões, podem ser vistas como desvantagens, especialmente para quem preza por segurança e conforto.

O Renault Clio Campus 1.0 16V 2009, disponível em versões de 2 e 4 portas, é um compacto econômico e funcional, ideal para uso urbano, com manutenção acessível e boa eficiência de combustível.
O Renault Clio Campus 1.0 16V 2009, disponível em versões de 2 e 4 portas, é um compacto econômico e funcional, ideal para uso urbano, com manutenção acessível e boa eficiência de combustível.

Antes de comprar um Clio usado, verifique o estado geral do motor e do câmbio, buscando sinais de desgaste ou falta de manutenção. Preste atenção à suspensão, que pode apresentar ruídos em veículos com quilometragem elevada, e inspecione a carroceria para detectar possíveis sinais de ferrugem ou reparos malfeitos. Além disso, peça o histórico de revisões e avalie o custo-benefício em relação ao preço pedido. Dê preferência a unidades bem conservadas e de proprietários cuidadosos, garantindo uma compra mais segura e satisfatória.

Desempenho, motor e potência

Motor dianteiro transversal de 4 cilindros em linha, 999 cm³, aspiração natural, injeção multiponto, potência de 77 cv (gasolina) ou 76 cv (álcool) e torque de 10 kgfm a 4250 rpm.
Motor dianteiro transversal de 4 cilindros em linha, 999 cm³, aspiração natural, injeção multiponto, potência de 77 cv (gasolina) ou 76 cv (álcool) e torque de 10 kgfm a 4250 rpm.

O modelo traz um motor dianteiro transversal de 4 cilindros em linha, com 999 cm³ de deslocamento e aspiração natural. Esse propulsor é alimentado por injeção multiponto e conta com um único comando de válvulas no cabeçote, acionado por correia dentada. Com uma relação de compressão de 10:1, o motor oferece uma potência máxima de 77 cv a 6000 rpm (gasolina) ou 76 cv (álcool). Já o torque máximo é de 10 kgfm a 4250 rpm (gasolina) e 10,2 kgfm (álcool).

A tração dianteira é combinada a um câmbio manual de cinco marchas, que proporciona um desempenho satisfatório para a categoria. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 14,1 segundos, e a velocidade máxima é de 167 km/h. A plataforma utilizada é a Renault B, com configuração hatch compacta. Esses elementos garantem um equilíbrio entre desempenho urbano e eficiência.

Consumo e autonomia

Consumo urbano de 7,2 km/l (álcool) e 11,4 km/l (gasolina), rodoviário de 9 km/l (álcool) e 14,5 km/l (gasolina), destacando boa eficiência para um modelo flex.
Consumo urbano de 7,2 km/l (álcool) e 11,4 km/l (gasolina), rodoviário de 9 km/l (álcool) e 14,5 km/l (gasolina), destacando boa eficiência para um modelo flex.

A eficiência do modelo é destacada pelo consumo otimizado, especialmente considerando sua proposta flex (álcool/gasolina). No ciclo urbano, apresenta um consumo de 7,2 km/l com álcool e 11,4 km/l com gasolina. Já no ciclo rodoviário, esses números sobem para 9 km/l (álcool) e 14,5 km/l (gasolina).

A autonomia acompanha o desempenho, com 360 km em percurso urbano utilizando álcool e 570 km com gasolina. No trajeto rodoviário, os números alcançam 450 km (álcool) e 725 km (gasolina), considerando um tanque com capacidade para 50 litros.

Interior

Tração dianteira, direção não assistida, câmbio manual de 5 marchas, embreagem monodisco a seco, com desempenho equilibrado para o segmento compacto.
Tração dianteira, direção não assistida, câmbio manual de 5 marchas, embreagem monodisco a seco, com desempenho equilibrado para o segmento compacto.

O interior é projetado para acomodar confortavelmente até cinco ocupantes, mantendo um espaço adequado para uma proposta compacta. O porta-malas oferece uma capacidade de 255 litros, suficiente para uso urbano e viagens curtas. A carga útil é de 525 kg, ampliando a versatilidade do modelo.

Medidas

A suspensão dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, e o eixo de torção traseiro proporcionam um equilíbrio adequado entre conforto e estabilidade. O sistema de freios é composto por discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, garantindo uma frenagem eficiente para seu peso de 880 kg.

Em relação às dimensões, o comprimento total é de 3818 mm, com distância entre-eixos de 2472 mm. A largura é de 1639 mm, enquanto a altura é de 1417 mm. Os pneus 175/65 R14 são utilizados tanto na dianteira quanto na traseira, oferecendo uma boa aderência em diferentes condições. A direção não assistida apresenta um diâmetro de giro de 10,3 metros, proporcionando manobrabilidade em espaços reduzidos.

Preços Aproximados do Renault Clio 2009

  • Renault Clio Campus Hi-Flex 1.0 16V 3p 2009 – Preço Aproximado: R$ 16.084
  • Renault Clio GetUp Hi-Flex 1.0 16V 3p 2009 – Preço Aproximado: R$ 16.553
  • Renault Clio Sed. Authentique Hi-Flex 1.0 16V 4p 2009 – Preço Aproximado: R$ 17.708
  • Renault Clio Sed. Expression Hi-Flex 1.0 16V 4p 2009 – Preço Aproximado: R$ 17.875
  • Renault Clio Campus Hi-Flex 1.0 16V 5p 2009 – Preço Aproximado: R$ 18.182
  • Renault Clio GetUp Hi-Flex 1.0 16V 5p 2009 – Preço Aproximado: R$ 18.329
  • Renault Clio Sed. Hi-Flex/Exp.Hi-Flex 1.6 16V 4p 2009 – Preço Aproximado: R$ 20.813
  • Renault Clio Sed. Authentique Hi-Flex 1.6 16V 4p 2009 – Preço Aproximado: R$ 23.474

Ficha Técnica do Renault Clio Campus 1.0 16V 2009

Suspensão dianteira independente McPherson, traseira com eixo de torção, freios a disco ventilado na dianteira e tambores na traseira. Pneus 175/65 R14 com altura do flanco de 114 mm.
Suspensão dianteira independente McPherson, traseira com eixo de torção, freios a disco ventilado na dianteira e tambores na traseira. Pneus 175/65 R14 com altura do flanco de 114 mm.

Geral

  • Ano: 2009
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Importado
  • Configuração: Hatch
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 2
  • Plataforma: Renault B
  • Série: –

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Transversal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: 250 cm3
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Razão de compressão: 10:1
  • Deslocamento: 999 cm3
  • Código do motor: D4D
  • Peso/potência: 11,43 kg/cv
  • Peso/torque: 86,3 kg/kgfm
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Variação do comando: –
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Diâmetro do cilindro: 69 mm
  • Curso do pistão: 66,8 mm
  • Potência máxima: 76 cv (álcool) / 77 cv (gasolina) a 6000 rpm
  • Torque máximo: 10,2 kgfm (álcool) / 10 kgfm (gasolina) a 4250 rpm
  • Torque específico: 10,2 kgfm/litro
  • Potência específica: 77,1 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro de giro: 10,3 m

Pneus

  • Dianteiros: 175/65 R14
  • Altura do flanco: 114 mm
  • Traseiros: 175/65 R14
  • Altura do flanco: 114 mm
  • Estepe: –

Dimensões

  • Comprimento: 3818 mm
  • Distância entre-eixos: 2472 mm
  • Bitola dianteira: –
  • Porta-malas: 255 litros
  • Peso: 880 kg
  • Reboque sem freio: –
  • Ângulo de entrada: –
  • Ângulo central: –
  • Inclinação lateral máx.: –
  • Altura mínima do solo: –
  • Largura: 1639 mm
  • Altura: 1417 mm
  • Bitola traseira: –
  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Carga útil: 525 kg
  • Reboque com freio: –
  • Ângulo de saída: –

Desempenho

  • Velocidade máxima: 167 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 14,1 s

Consumo

  • Urbano: 7,2 km/l (álcool) / 11,4 km/l (gasolina)
  • Rodoviário: 9 km/l (álcool) / 14,5 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 360 km (álcool) / 570 km (gasolina)
  • Rodoviária: 450 km (álcool) / 725 km (gasolina)
Equipamentos incluem itens básicos de conforto e segurança, focados na simplicidade e funcionalidade, compatíveis com sua proposta econômica.
Equipamentos incluem itens básicos de conforto e segurança, focados na simplicidade e funcionalidade, compatíveis com sua proposta econômica.

Fonte: GuiaDeUsados, Wikipedia, UOL, OLX e Webmotors.

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