Setor de serviços cresce 1,1% em outubro e supera expectativas

O volume de serviços no Brasil cresceu 1,1% em outubro, superando as projeções do mercado, que esperavam uma alta de 0,6%. Com esse resultado, o setor alcançou um novo recorde histórico e está 17,8% acima do nível pré-pandemia. Em relação a outubro de 2023, o avanço foi de 6,3%, consolidando a recuperação do segmento e mantendo o ritmo positivo pelo sétimo mês consecutivo.

Na margem, o destaque foi o setor de transportes, que registrou alta de 4,1% no mês. Todos os modais contribuíram para o avanço, com transporte aéreo se sobressaindo ao crescer impressionantes 27,1%. A forte recuperação foi impulsionada pela queda nos preços das passagens aéreas observada no período.

Outro destaque foi o segmento de serviços profissionais, administrativos e complementares, que avançou 1,6% no mês, acumulando um ganho de 3,0% em duas altas consecutivas.

Por outro lado, os serviços prestados às famílias, que refletem o comportamento do consumo doméstico, recuaram 0,1% na margem. A queda devolve parte da alta registrada em setembro, impulsionada pelo aumento de grandes eventos, como shows musicais.

Opinião do especialista: setor de serviços é protagonista na economia
Segundo o economista Maykon Douglas, o desempenho do setor de serviços reflete a resiliência da economia brasileira e supera as expectativas do mercado, apesar do resultado mais tímido nos serviços prestados às famílias.

“Mesmo com o recuo marginal nesse segmento, a leitura veio melhor que o esperado e continua a evidenciar o setor de serviços como protagonista na boa trajetória da economia doméstica em 2024. O hiato do produto positivo, impulsionado por essa recuperação, ajuda a explicar a assimetria altista no cenário de inflação do Banco Central. Esse cenário, aliás, tende a pressionar a decisão do BC sobre a taxa Selic, com o debate aberto entre 75 e 100 pontos-base de ajuste na reunião de hoje”, afirmou Douglas.

O post Setor de serviços cresce 1,1% em outubro e supera expectativas apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.