Saúde distribui 50 mil doses da nova vacina contra a covid-19 aos municípios de SC

Chegaram ao estado 50 mil doses da nova vacina contra a covid-19, a Serum, imunizante desenvolvido pela Zálika Farmacêutica. A Secretaria de Estado da Saúde já iniciou a distribuição das doses para as unidades regionais de Saúde. Este lote faz parte de uma remessa recente enviada pelo Ministério da Saúde para todos os estados e o Distrito Federal.

Joinville abre Sala de Vacinas com imunização contra dengue e gripe e atividades infantis – Foto: Secom Joinville/Divulgação/ND

Por se tratar de uma nova vacina, a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) está promovendo orientações às equipes de saúde e atualizando os protocolos técnicos para a imunização.

A vacina Serum se destaca pelos resultados positivos nos testes de eficácia e segurança, além de contar com um prazo de validade mais longo e maior praticidade no transporte e armazenamento, que deve ser feito em temperaturas entre +2°C e +8°C.

“A vacina está sendo direcionada para o público acima de 12 anos, e foi acrescentada na rotina de vacinação (idosos e gestantes) e para grupos especiais”, explica João Augusto Fuck, diretor da Dive. Ele ainda destaca que crianças seguem recebendo a vacina da Pfizer ou Moderna.

A vacina Serum contra a covid-19 se destaca pelos resultados positivos nos testes de eficácia e segurança

A vacina Serum se destaca pelos resultados positivos nos testes de eficácia e segurança – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Além disso, o Ministério da Saúde encaminhou aos estados um documento com diretrizes para a estratégia de vacinação contra a Covid-19, incluindo as orientações sobre o uso das novas vacinas.

A previsão é de que a nova vacina contra a covid-19 esteja disponível nos municípios a partir da próxima semana.

Entenda quais são os grupos especiais que recebem a nova vacina contra a covid-19

Pessoas vivendo em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas, indígenas vivendo em terra indígena, indígenas vivendo fora da terra indígena, ribeirinhos, quilombolas, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua

Adicionar aos favoritos o Link permanente.