Promotorias criminais reúnem com a Polícia Militar para tratar de estratégias de aproximação com a sociedade


O MPPA sugeriu que seja disponibilizado um canal permanente, de 24h, para que os conselhos de segurança tenham acesso facilitado à Polícia Militar. MPPA em Santarém
Kamila Andrade/G1
A Promotoria Criminal de Santarém, no oeste do Pará, realizou na última segunda-feira (9), reunião com os representantes da Polícia Militar, para tratar de estratégias de aproximação da PM com a sociedade por meio dos Conselhos de Segurança instalados no município, para aprimorar e contribuir com o combate à criminalidade.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Na reunião estiveram presentes o capitão José Valente de Menezes, do Comando de Policiamento Regional I; o 2º tenente Aristides da Silva, do 35º Batalhão da Polícia Militar, e o capitão Alexandre Guimarães, do 3º Batalhão da Polícia Militar.
A ação conclui as atividades do Plano de Atuação biênio 2023-2024, do 1º e 2º Cargos de Promotorias Criminais de Santarém, que têm como titulares os promotores de Justiça Adleer Calderaro Sirotheau e Renata Fonseca de Campos, respectivamente.
As atividades do Plano buscaram acompanhar a atuação dos nove Conselhos de Segurança instalados em Santarém. Em reunião anterior os representantes dos conselhos trouxeram demandas que abrangem vários bairros da zona urbana e comunidades, incluindo a região de rios, relatando a necessidade de retomar a aproximação com a Polícia Militar de forma mais efetiva, especialmente em localidades mais distantes e com dificuldade de acesso às estruturas de segurança. Foram feitas também sugestões de projetos educativos e de prevenção.
A reunião com os comandantes foi convocada em decorrência das informações trazidas pelos conselhos, de modo a promover a aproximação da polícia com a sociedade. De acordo com o promotor de Justiça Adleer Sirotheau, o encontro foi proveitoso e os comandantes sinalizaram com a intenção de restabelecer o contato com os conselhos de segurança.
O MPPA sugeriu que sejam realizadas reuniões periódicas com os conselhos, por meio de um cronograma anual, bem como seja disponibilizado um canal permanente, de 24h, para que os conselhos tenham acesso facilitado à Polícia Militar.
As promotorias devem continuar acompanhando e orientando as ações de parceria e a atuação dos conselhos, para que a sociedade seja beneficiada e a segurança pública aprimorada.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.