Por que Lula está na UTI mesmo com quadro estável? Entenda internação do presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue internado em um hospital de São Paulo, após sentir fortes dores de cabeça e passar por uma cirurgia de emergência. Lula está na UTI desde que o procedimento foi realizado, na madrugada dessa terça-feira (10). A intervenção foi necessária para drenar líquido de um hematoma entre o cérebro e a membrana meníngica.

Lula está na UTI do hospital Sírio Libanês, onde permanecerá até quinta-feira (12)

Lula está na UTI do hospital Sírio Libanês, onde permanecerá até quinta-feira (12) – Foto: Paulo Pinto/ Agencia Brasil/ Reprodução/ ND

De acordo com boletim médico mais recente, divulgado nesta quarta-feira (11), “Lula está lúcido, orientado, conversando e evolui bem no pós-operatório imediato, sem intercorrências. Ele segue com dreno e aguarda novos exames de rotina”.

Mesmo estável e se recuperando, por que Lula está na UTI?

O presidente do Brasil evolui bem e a recuperação ocorre sem intercorrências, diz o comunicado emitido pelo hospital Sírio Libanês. Mesmo assim, Lula está na UTI da instituição e deve permanecer até a manhã desta quinta-feira (12), quando completará 48 horas desde a cirurgia.

Dr. Roberto Kalil Filho chega ao Hospital Sírio Libanes, onde está internado o presidente Lula após cirurgi

Dr. Roberto Kalil Filho chega ao Hospital Sírio Libanes, onde está internado o presidente Lula após cirurgia – Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil/ND

Em entrevista coletiva, o médico Roberto Kalil Filho, que acompanha a saúde do presidente há anos, destacou que Lula está na UTI por precaução e protocolo, uma vez que o procedimento foi realizado em uma área delicada do corpo humano.

No caso de uma cirurgia intracraniana, a estadia na UTI é uma das partes mais relevantes do pós-cirúgico. Lá, o paciente será monitorado e avaliado 24 horas por dia, com suporte de enfermeiros e especialistas na área neurológica. A pressão dentro do crânio, nas horas seguintes ao procedimento, é um de atenção no pós-cirúrgico.

Presidente passou por cirurgia intracraniana na terça-feira (10) e permanece em observação na UTI

Presidente passou por cirurgia intracraniana na terça-feira (10) e permanece em observação na UTI – Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil/ Reprodução/ ND

Quanto tempo o paciente fica na UTI após uma cirurgia cerebral?

Não há um tempo máximo de permanência na Unidade de Terapia Intensiva, mas a recomendação mínima, segundo médicos ouvidos pela reportagem, é de que o paciente permaneça internado na ala por um período de 48 a 72 horas.

O período médio de permanência de pacientes submetidos à cirurgias cerebrais, em UTI, varia de 42 a 102 horas. O presidente deve permanecer em observação na ala até que não haja risco de intercorrências. A previsão é de que ele retorne às atividades na próxima semana.

Enquanto Lula está na UTI, ele usará um dreno, na área onde o procedimento foi realizado, para evitar que a secreção que sai do hematoma intracraniano cause novas complicações. Ele permanecerá com o equipamento até que toda secreção seja removida, ou passe a sair limpa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.