FGTS alerta golpe que promete agilizar saque em sites não oficiais

Golpes relacionados ao FGTS estão em alta, com criminosos oferecendo supostas facilidades para adiantar o Saque-Aniversário por meio de sites não oficiais.

O alerta foi emitido pela Caixa Econômica Federal, que reforça a importância de utilizar apenas canais oficiais para operações envolvendo o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Confira a seguir tudo sobre como funcionam os saques, as modalidades legais de antecipação e o que fazer em casos de golpes.

Saques do FGTS são realizados apenas pela Caixa

A Caixa Econômica Federal é a única instituição responsável pela administração e liberação dos saques do FGTS.

 Todas as operações devem ser feitas diretamente pelos canais oficiais, como:

  • Aplicativo FGTS
  • Agências da Caixa Econômica Federal
  • Internet Banking Caixa
  • Telefone de contato oficial (Alô Caixa)

Atenção! Golpes circulam em mensagens, e-mails e sites suspeitos prometendo facilidades no saque do FGTS.

Leia também: Como saber se um site é seguro e não golpe? 

Esses esquemas podem resultar no roubo de dados pessoais e perdas financeiras.

Quais são os tipos de saque FGTS?

Basicamente, existem duas modalidades principais para sacar o FGTS: o Saque-Rescisão e o Saque-Aniversário. As duas são regulamentadas pela legislação.

O Saque-Rescisão permite ao trabalhador retirar o saldo total do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Além disso, existem situações excepcionais em que esse saque pode ser solicitado, como:

  • Aposentadoria
  • Compra da casa própria
  • Doenças graves
  • Término de contrato por prazo determinado
  • Entre outras

Já a modalidade Saque-Aniversário permite ao trabalhador acessar parte do saldo disponível no FGTS, anualmente, no mês de seu aniversário.

Porém, ao optar por essa modalidade, o trabalhador perde o direito ao saque total em caso de rescisão sem justa causa, mantendo apenas o direito à multa rescisória.

Quer acompanhar mais novidades e conteúdos sobre o FGTS? Então se inscreva aqui no formulário e receba no seu e-mail as principais informações.

Existe a possibilidade de antecipar o Saque-Aniversário em instituições habilitadas?

Sim, é possível antecipar o Saque-Aniversário! As pessoas com saldo em contas ativas ou inativas do FGTS têm a opção de adiantar as parcelas futuras dessa modalidade.

A Antecipação saque-aniversário é uma operação reconhecida e regulamentada pelo Banco Central e pode ser realizada apenas por instituições financeiras habilitadas.

Essa opção é vantajosa porque permite o acesso antecipado ao valor a qualquer momento do ano, sem comprometer o orçamento mensal do trabalhador.

Como é feita a antecipação?

A Antecipação saque-aniversário do FGTS é uma modalidade de crédito que permite ao trabalhador adiantar os valores das parcelas futuras dessa opção de saque.

Diferente dos empréstimos tradicionais, essa operação não gera parcelas mensais a serem pagas, pois o pagamento ocorre por meio de desconto automático no saldo do FGTS.

Assim, uma vez ao ano, no mês de aniversário do trabalhador, o banco responsável pela operação realiza o abatimento direto do valor correspondente no Fundo, até que o empréstimo seja totalmente quitado.

Na prática, essa característica torna a Antecipação uma solução prática e acessível, pois não compromete o orçamento mensal.

Para acessar a Antecipação, é preciso solicitar em uma das instituições habilitadas a oferecê-las, como a gente da meutudo.

Aqui na meutudo você pode adiantar até 12 parcelas do Saque-Aniversário a partir de R$ 50,00 e utilizar o valor como preferir.

A gente é uma plataforma de crédito confiável que tem o objetivo de tornar o crédito mais eficiente e acessível.

Confira: meutudo é confiável?

Por isso, aqui você pode solicitar a Antecipação de forma 100% online pelo nosso aplicativo, onde é possível acompanhar tudo sobre a solicitação de forma simples e prática, garantindo transparência e praticidade.

Além disso, aqui na meutudo você encontra um atendimento humanizado para esclarecer dúvidas em todas as etapas do processo.

Se gostou dessa opção, aproveite para usar o simulador da Antecipação saque-aniversário abaixo e conferir quanto você consegue adiantar com a gente:

Simule a sua antecipação aqui




Contratação sujeita a análise. Os valores na contratação podem mudar. Os valores apresentados são sem IOF.

* Pagamentos em 10 minutos para contratos sem pendências.

* Valores válidos para primeira contratação.


Plataforma segura

Você pode receber até

R$ 0,00

Antecipar agora

Taxa de 1,29% até 1,79% – Você recebe mais dinheiro!

Contratação sujeita a análise. Os valores na contratação podem mudar. Os valores apresentados são sem IOF.

* Pagamentos em 10 minutos para contratos sem pendências.

* Valores válidos para primeira contratação.

**Ao clicar em “Antecipar agora”, você também aceita receber gratuitamente conteúdos sobre o assunto.


Plataforma segura

Isto foi útil?

Obrigado por avaliar!

Após a aprovação, o valor é transferido para a sua conta entre 10 minutos até 24 horas úteis.

Para contratar, basta baixar o nosso aplicativo gratuito e realizar o seu cadastro conforme as imagens abaixo:

O que fazer se meu FGTS foi sacado sem autorização?

Se o FGTS for sacado sem autorização, o trabalhador deve buscar imediatamente uma agência da Caixa Econômica Federal para contestar a movimentação indevida.

A análise é feita de forma individual, levando em conta os detalhes de cada caso. Caso seja comprovado o saque não autorizado, a Caixa pode realizar o ressarcimento do valor ao titular da conta.

Além disso, é importante denunciar qualquer site ou link suspeito que possa estar envolvido no golpe. A denúncia pode ser encaminhada para o e-mail oficial [email protected].

Em caso de dúvidas ou necessidade de informações adicionais, os canais oficiais de atendimento da Caixa estão disponíveis, como:

  • Alô Caixa pelo telefone 4004 0104
  • Ouvidoria no número 0800 725 7474
  • WhatsApp oficial no 0800 104 0104

Para receber mais atualizações sobre o FGTS, preencha aqui o formulário e receba no seu e-mail as próximas notícias sobre o tema.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.