Dia 31 de dezembro acaba prazo para renegociação do FIES

No dia 31 de dezembro, encerra-se o prazo para estudantes renegociarem dívidas do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).

Por meio do programa Desenrola FIES, os beneficiários podem acessar condições especiais de pagamento, incluindo descontos significativos e parcelamentos facilitados.

Confira quem pode participar, como realizar o procedimento e os detalhes sobre a emissão do boleto FIES de renegociação para regularizar sua dívida. Continue a leitura!

Quem tem direito a renegociação do FIES?

A renegociação das dívidas do FIES está disponível para estudantes com contratos firmados até 2017 que estavam inadimplentes até 30 de junho de 2023.

Essa iniciativa tem como objetivo permitir que estudantes em atraso regularizem suas dívidas com condições especiais, permitindo o pagamento de valores menores.

A depender da faixa de inadimplência, os descontos podem chegar a até 99% do valor total devido, abrangendo multas e juros acumulados

Saiba mais: Quando é necessário fiador no FIES?

Essas condições são oferecidas para facilitar o pagamento, aliviando o impacto financeiro aos beneficiários do programa.

Renegociação do FIES: como fazer?

A renegociação das dívidas do FIES é realizada exclusivamente pelos agentes financeiros responsáveis pelo contrato, os quais são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

O processo é simples e pode ser feito de forma online, sem necessidade de comparecimento presencial, dependendo do banco.

Para renegociar seu FIES, siga os passos abaixo:

  1. Verifique se o contrato atende aos critérios de elegibilidade
  2. Atualize seus dados cadastrais junto ao banco responsável pelo financiamento
  3. Acesse o aplicativo ou internet banking, da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil
  4. Simule as condições de renegociação disponíveis
  5. Confirme a adesão à renegociação e emita o boleto FIES de renegociação
  6. Efetue o pagamento do boleto até a data de vencimento

Se precisar de auxílio ou informações adicionais sobre o FIES, você pode utilizar os seguintes canais oficiais de atendimento:

  • Caixa Econômica Federal: no WhatsApp 0800 104 0 104 e nos telefones 4004 0 104 (capitais) ou 0800 104 0 104 (demais regiões)
  • Banco do Brasil: no WhatsApp 61 4004 0001 ou no telefone 0800 729 0001
  • Ministério da Educação (MEC): no telefone do fale Conosco, o qual é 0800 616161

Com essas opções, você pode esclarecer dúvidas, acompanhar o processo ou resolver eventuais problemas relacionados à renegociação.

Renegociação do FIES: muitas pessoas já renegociaram?

Até a última segunda-feira (9), o programa Desenrola FIES já alcançou um total de 382.902 contratos renegociados em todo o Brasil.

O estado no qual mais houve renegociações foi São Paulo, com 75.552 contratos renegociados, liderando as adesões ao programa.

Na tabela abaixo você pode acompanhar o número de contratos renegociados, agrupados por regiões e estados, destacando o alcance nacional do programa:

Contratos Renegociados do FIES por Região
Região Estados (UF) Contratos Renegociados
Norte AC, AM, AP, PA, RO, RR, TO 38.206
Nordeste AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN, SE 106.746
Centro-Oeste DF, GO, MS, MT 49.136
Sudeste ES, MG, RJ, SP 150.823
Sul PR, RS, SC
34.300

Com destaque para as regiões Sudeste e Nordeste, que juntas somam mais de 257 mil renegociações, os dados demonstram o impacto positivo do programa em todo o território nacional.

Confira também: Empréstimo para negativado

Esses números representaram um retorno de R$ 780,9 milhões aos cofres públicos, contribuindo para a sustentabilidade financeira do FIES e garantindo a continuidade do programa para novos beneficiários.

Se você ainda não regularizou sua situação com o FIES, aproveite as condições especiais disponíveis e faça isso antes do prazo final, em 31 de dezembro.

Se você achou este conteúdo útil e deseja receber mais informações atualizadas, inscreva-se aqui no formulário e receba nossos conteúdos semanalmente em seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.