Um dos maiores nomes da literatura brasileira, Dalton Trevisan, morre aos 99 anos

Um dos maiores nomes da literatura brasileira, Dalton Trevisan, morre aos 99 anosYumi Kuwano

O escritor Dalton Trevisan, ícone cultural de Curitiba e um dos maiores nomes da literatura brasileira, morreu aos 99 anos. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC), na madrugada desta terça-feira (9).

Apelidado de “Vampiro de Curitiba”, por causa de sua obra mais famosa, de mesmo nome, Dalton escreveu cerca de 50 livros de contos, novelas e romances retratando a cidade, os dilemas morais e as contradições da classe média, com um olhar atento para os excluídos e marginalizados.

O advogado e escritor foi ganhador do Prêmio Camões, em 2012, do Jabuti quatro vezes (1960, 1965, 1995 e 2011), além do Prêmio Machado de Assis (2011), da Academia Brasileira de Letras (ABL), pelo conjunto da obra.

A SEEC lamentou a morte e manifestou solidariedade aos familiares. A causa da morte ainda não foi divulgada. Danton completaria 100 anos em junho de 2025.

 

The post Um dos maiores nomes da literatura brasileira, Dalton Trevisan, morre aos 99 anos first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.