Recuperação de crédito: o que é, como funciona e dicas

Você sabia que empresas especializadas podem comprar suas dívidas de bancos e financeiras para ajudar na regularização das suas pendências financeiras? 

A recuperação de crédito é uma etapa importante no processo para a adimplência que ajuda muitas pessoas a conquistarem o nome limpo.

Entenda nessa leitura como funciona a recuperação de crédito e como conseguir ter acesso a uma negociação justa, segura e vantajosa para você.

O que é recuperação de crédito?

A recuperação de crédito é um processo que busca ajudar pessoas e empresas na quitação de dívidas por meio de renegociação. 

Em geral, as credoras repassam as dívidas mais antigas para empresas especializadas realizarem o processo de contato e renegociação direto com os devedores. 

Isso não significa que o valor da dívida diminui ou que o débito deixará de existir, mas permite que a empresa especializada faça a cobrança de forma mais eficiente.

A recuperação de crédito é importante para o credor conseguir reaver seus valores. Além disso, facilita a limpeza do nome do devedor nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.

Dessa forma, a empresa credora não tem seu orçamento comprometido e o devedor em dias evita ter consequências como a dificuldade em conseguir tipos de crédito, como empréstimos e financiamentos.

Oportunidade: Empréstimo para negativado

Qual a diferença entre cobrança e recuperação de crédito?

O processo de cobrança e recuperação de crédito, embora sejam parecidos, possuem suas diferenças, principalmente nas características citadas abaixo.

Diferença entre cobrança e recuperação de crédito
Cobrança Recuperação de crédito
Pagamento imediato da dívida Prazo de pagamento personalizado
Mais direta e menos flexível Negociações flexíveis de acordo mútuo
Contato pelo credor ou empresas terceirizadas Contato por especialistas em renegociação
Saúde financeira do devedor a curto prazo Saúde financeira do devedor a longo prazo

De forma geral, a cobrança busca que o devedor faça o pagamento da sua dívida, mesmo que não caiba no seu orçamento.

Enquanto na recuperação de crédito, a empresa tem a preocupação de oferecer alternativas que caibam no bolso do devedor para que ele consiga negociar e quitar sua dívida. 

Quer continuar aprendendo sobre o mundo financeiro com nossos conteúdos? Cadastre-se gratuitamente aqui para recebê-los diretamente em seu e-mail.

Como funciona a recuperação de crédito?

A recuperação de crédito acontece por meio de etapas específicas para cada tipo de negociação, confira a seguir:

  1. Identificação da dívida
  2. Contato inicial
  3. Negociação
  4. Acompanhamento do pagamento
  5. Encerramento do processo

Aprenda: Como sair das dívidas em pouco tempo

Primeiro, a empresa especializada analisa o histórico do devedor e verifica quais as pendências financeiras a serem pagas, como o valor da dívida e tipo de conta. 

Após isso, eles buscam entrar em contato com o devedor para apresentar formas de pagamento e propostas de renegociação da dívida. 

O contato pode acontecer por meio de mensagens de texto, e-mail ou ligações. Pode ocorrer do devedor realizar o pagamento logo no primeiro contato.

Caso não aconteça, a credora tentará renegociar os termos da dívida. Nessa etapa, os valores, taxas de juros e condições de pagamento são conversadas e adaptadas em negociação de forma equilibrada para ambas as partes.

Isso pode incluir parcelamento de dívidas, redução de juros e multas, além de um prazo de pagamento da conta maior ou estendido. 

Leia mais: Como pagar dívidas altas com pouco dinheiro

Se o devedor aceitar o acordo, a empresa credora irá acompanhar o pagamento até a quitação total da dívida. 

Quando o devedor realiza o pagamento total da dívida, ele passa a ter acesso ao crédito, tem seu nome retirado dos órgãos de proteção ao crédito e aumenta seu score de crédito. 

Se todas as tentativas de negociação da credora falharem, a cobrança poderá ser transferida para outra empresa especializada. 

Em casos mais extremos, a credora pode entrar com uma ação judicial contra o devedor para recuperação dos valores.

Se você está com o nome sujo e deseja recuperar o acesso ao crédito, buscar fazer a recuperação de crédito pode ser uma solução para sua vida financeira

Como fazer uma recuperação de crédito?

Para fazer uma recuperação de crédito, o devedor precisa identificar os seus débitos em atraso. Os serviços de recuperação, como o SPC e Serasa, permitem realizar a consulta do seu CPF ou CNPJ para verificar propostas ativas. 

Outra alternativa, é buscar diretamente os credores apresentando uma proposta de pagamento que caiba dentro do seu orçamento. 

Antes de fechar um acordo, analise se as condições de pagamento estão justas e dentro da sua capacidade de pagamento.

Saiba também: Feirão Limpa Nome

Procure negociar primeiro as dívidas com taxas de juros mais altas e valores que possam comprometer seus consumos essenciais, como contas de cartões de créditos, financiamentos de imóveis e dívidas estudantis. 

Caso prefira, procure uma empresa especializada em recuperação de crédito diretamente para ter um apoio extra nas negociações. 

A reorganização financeira é um passo fundamental para manter uma saúde financeira estável, nome limpo e acesso facilitado ao crédito. 

Por meio de negociações justas, é possível quitar suas dívidas negativadas ou em atraso com flexibilidade e segurança. 

Quer continuar aprendendo sobre soluções financeiras com nossos conteúdos? Cadastre-se gratuitamente aqui para receber quinzenalmente conteúdos da meutudo no seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.