Operação mira rede que traficava cocaína do Brasil para a Europa

A Receita Federal e a PF (Polícia Federal) deflagraram na manhã desta 3ª feira (10.dez.2024) a operação Mafiusi, para combater uma rede envolvida no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. 

A investigação indicou para o envolvimento de pessoas e empresas no envio de cocaína do Brasil para a Europa e na movimentação financeira para ocultar os lucros do tráfico. Eis a íntegra do comunicado (PDF – 252 kB).

Foram cumpridos 10 mandados de prisão e 35 de busca e apreensão. Também foram implementadas medidas como o sequestro de bens e o bloqueio de ativos financeiros de 79 entidades, sejam pessoas físicas ou empresas.

No total, os bens apreendidos somam R$ 126 milhões. Isso sem contar os valores a serem bloqueados nas contas bancárias e dos veículos a serem apreendidos. Entre eles, destaca-se um avião Dassault Aviation Falcon 50. 

A operação se deu simultaneamente no Brasil e na Itália. As autoridades concentraram os esforços nacionais nos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia.

Participam dos cumprimentos dos mandados cerca de 130 policiais federais e 6 funcionários da Receita Federal, entre auditores fiscais e analistas tributários.

COMO A REDE ATUAVA

A organização criminosa teria atuado em atividades do tráfico internacional de entorpecentes operacionalizando os embarques de cocaína em portos brasileiros. Teriam usado rotas marítimas e aéreas, com destino ao exterior, principalmente para países europeus. 

Depois, lavavam o dinheiro dos lucros obtidos nessas ações. Contas bancárias e transações típicas de ocultação da origem ilícita dos recursos eram usadas para movimentar grandes volumes financeiros, segundo os agentes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.