Engenheiro e rebelde: Quem é o novo líder da Síria após queda de Bashar al-Assad

Mohamed al-Bashir, chefe da oposição rebelde de Bashar al-Assad, é o novo líder da Síria. Três dias após a queda do ditador, o governo do país árabe começa a se reorganizar e, em um pronunciamento na televisão nesta terça-feira (10), foi anunciada a formação de uma transição “estável e calma” para um novo governo, que deve ser completada em março de 2025.

Mohamed al-Bashir é o novo líder da Síria após queda de Bashar al-Assad, que me manteve no poder por 24 anos - Foto: X/Reprodução/ND

Mohamed al-Bashir é o novo líder da Síria após queda de Bashar al-Assad, que me manteve no poder por 24 anos – Foto: X/Reprodução/ND

Após a queda de al-Assad, a vida na capital, Damasco, começou a ser retomada. Lojas e bancos reabriram, trabalhadores e carros voltaram às ruas. No entanto a guerra civil no país, que dura quase 14 anos, ainda não está oficialmente finalizada.

Quem é Mohamed al-Bashir, novo líder da Síria

Bashir é o chefe do Governo da Salvação Síria, que governa a província rebelde de Idlib, no noroeste do país. Ele nasceu em 1983 nesta mesma província.

Durante a guerra, Idlib se tornou um dos últimos redutos da oposição armada contra a ditadura de al-Assad. Em 2017, a região formou um governo autoproclamado após romper relações com Damasco, que era controlada pelo ditador.

Bashir possui formação pela Universidade de Aleppo, onde iniciou seus estudos em engenharia elétrica e eletrônica. O novo líder da Síria também chegou a estudar em direito civil e islâmico na faculdade de Idlib.

Após autoproclamação do governo de Idlib, ele se juntou à administração insurgente em Idlib e ocupou o cargo de ministro de Desenvolvimento, antes de se tornar chefe do Governo de Salvação, em janeiro de 2024.

Bashir é o chefe do Governo da Salvação Síria, principal grupo opositor de Bashar al Assad - Foto: X/Reprodução/ND

Bashir é o chefe do Governo da Salvação Síria, principal grupo opositor de Bashar al Assad – Foto: X/Reprodução/ND

Novo líder da Síria promete ‘estabilidade e calma’

Al-Bashir afirmou nesta terça-feira (10), em uma entrevista à emissora de televisão Al Jazeera, que seu país precisa de “estabilidade e calma” após quase uma década e meia de guerra.

“Agora é o momento de este povo desfrutar de estabilidade e calma”, disse o novo líder da Síria à emissora catariana em sua primeira entrevista após assumir o cargo, apenas dois dias depois de as forças rebeldes derrubarem al-Assad.

Refugiados sírios querem voltar para seu país

Os números da guerra são chocantes: meio milhão de pessoas morreram no conflito sírio e mais de 12 milhões de cidadãos tiveram que deixar o país.

Agora, muitos desses exilados sonham em voltar para casa. Nas fronteiras da Síria com Turquia e Líbano, já se formam filas de carros e pessoas que tentam voltar para casa.

Exilados sírios já estão na fronteira tentando voltar para o país natal - Foto: Murat Şengül/Anadolu Ajansı/Reprodução/ND

Exilados sírios já estão na fronteira tentando voltar para o país natal – Foto: Murat Şengül/Anadolu Ajansı/Reprodução/ND

Mas o enviado da ONU para a Síria, Geir Pedersen, alertou que é cedo para os países organizarem repatriação em massa de sírios. Segundo ele, a situação no país ainda é fluida, com conflitos internos no nordeste da Síria e incursões israelenses.

*Com informações da Agência Brasil e da AFP

Adicionar aos favoritos o Link permanente.