Em Rio Branco, pais de crianças com autismo protestam contra suspensão de atendimentos de fonoaudiologia


Caso ocorreu na Urap Cláudia Vitorino, no bairro Taquari. Semsa informou que vai chamar aprovados em concurso em janeiro de 2025. Mães e pais se reuniram na Urap para exigir uma explicação nesta terça-feira (10)
Arquivo pessoal
Pais de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e outras necessidades protestaram na Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Cláudia Vitorino, no bairro Taquari, nesta terça-feira (10) contra a suspensão dos atendimentos da fonoaudióloga da unidade.
A profissional integra a equipe multidisciplinar da rede pública de saúde, mas tem um contrato provisório de 30 horas semanais, que encerra na próxima quinta-feira (12). Ela atende cerca de 47 crianças e adolescentes na unidade, além das visitas domiciliares que ela faz com a equipe de segunda à sexta das 7h às 13h.
Pela parte da tarde, os atendimentos são feitos em horários extras. Segundo a direção da unidade, são esses atendimentos diurnos que estão suspensos por conta da aproximação do fim do contrato.
Um dos pacientes a ficar sem atendimento é o filho da autônoma Jussara Nascimento Neves Vieira, que tem 10 anos e foi diagnosticado com grau 1 de autismo. Ele começou o acompanhamento com a fonoaudióloga há três meses. O último atendimento da criança com a profissional foi na sexta (6).
Jussara destacou que o filho criou um vínculo com a fonoaudióloga e teme que ele se prejudique com o rompimento.
“As crianças já estão sem atendimento. Já fomos no Ministério Público, tem denúncias lá de outras mães e [o órgão] tem ciência do que está acontecendo. Queremos reivindicar que ela [profissional] volte os atendimentos, são mais de 45 crianças que são atendidos”, criticou.
Em nota, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) confirmou que os contratos com os profissionais de saúde provisórios, incluindo médicos e fonoaudiólogos, que atualmente prestam serviços ao município, serão encerrados no final de dezembro.
Contudo, a gestão afirmou que os profissionais aprovados no último concurso devem ser chamados em janeiro de 2025. “A gestão garante que tomará todas as medidas necessárias para que não haja descontinuidade nos atendimentos e que a população não será prejudicada pelos processos de transição entre os profissionais contratados e os aprovados no concurso”.
Iranilce Lima tem um filho com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e investiga a possibilidade de ter autismo também. Há dois meses a criança faz tratamento com a fono e a mãe celebrou a vaga por ser perto de onde a família mora.
“É muito difícil conseguir uma vaga com fono pelo SUS. Quando marquei [consulta] pela primeira vez [ele] tinha 3 anos. Só consegui ser chamada quando ele completou 6 anos e nisso o prejuízo já era bem grande. Ele passou um ano sendo acompanhado com uma doutora e aí ela encerrou os atendimentos. E se não renovar o contrato dessa, infelizmente, muitas crianças vão ficar sem atendimento novamente porque voltaria para a fila do SUS”, criticou.
O condutor de ambulância Valdinei dos Anjos esperou dois anos por uma vaga de atendimento com a fonoaudióloga para o filho e não acredita que após dois meses de atendimento o tratamento será suspenso. “Meu filho evoluiu muito, fala bem, interage. Estou preocupado com a falta de atendimento”, disse.
A diretora da Urap Cláudia Vitorino, Michela Lima, afirmou que a fonoaudióloga que atende essas crianças será chamada para o cargo efetivo em janeiro. Com isso, a profissional deve seguir atendendo os pacientes.
Michela destacou que não estava na unidade na hora do protesto para receber e conversar com as mães. “Ela vai ser chamada em janeiro como efetiva e continuar dando atendimento. Queria tranquilizá-las, mas não tive a oportunidade. As mães estão na razão delas, nem tudo depende de mim”, contou.
Nota na íntegra da prefeitura
A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer que os contratos com os profissionais de saúde provisórios, incluindo médicos e fonoaudiólogos, que atualmente prestam serviços ao município, serão encerrados no final do mês de dezembro de 2024.
Entretanto, a gestão municipal reafirma seu compromisso com a continuidade dos serviços de saúde à população. Em atenção às necessidades da comunidade, informamos que, a partir de janeiro de 2025, a Prefeitura de Rio Branco iniciará a convocação dos aprovados no último concurso público realizado pela instituição. Com isso, os profissionais aprovados serão chamados para atuar nas áreas de fonoaudiologia e demais especialidades que foram atendidas pelos contratos temporários.
A gestão garante que tomará todas as medidas necessárias para que não haja descontinuidade nos atendimentos e que a população não será prejudicada pelos processos de transição entre os profissionais contratados e os aprovados no concurso.
A prefeitura continua à disposição para fornecer mais informações à imprensa e à população, reafirmando seu compromisso com a qualidade e a acessibilidade dos serviços de saúde no município.
Atenciosamente,
Adriano Mendes Assessor de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.