‘Chave na Mão’ cumpre mandados contra quadrilha especializada em desvio de cargas em Uberlândia e Uberaba


Ação acontece na manhã desta terça-feira (10) e mandados de prisão e de busca e apreensão também são cumpridos nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e Paraíba. O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) realiza nesta terça-feira (10) a operação “Chave na Mão” contra uma quadrilha especializada em desvios de cargas. Em Uberaba e Uberlândia são cumpridos, ao todo, 47 mandados de prisão e de busca e apreensão.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
A operação ocorre em diversas cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e Paraíba. Segundo o Gaeco, o grupo também é acusado de crimes como furto mediante fraude, estelionato, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, falsificação de documento e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
A quadrilha atuava em todo o território nacional, “sendo que a liderança e o núcleo principal do grupo se concentravam na região do Triângulo Mineiro, principalmente em Uberaba”, informou o Gaeco.
Para a realização dos crimes, a organização criminosa contava com informações privilegiadas sobre determinada carga a ser transportada, como placas fotovoltaicas e defensivos agrícolas, seja por interesse de quem a contrata ou por interesse de “atravessadores” intermediários.
“Estes lucravam na relação com outros criminosos para compor a “equipe” que acompanha os itinerários, por interesse de potenciais compradores das mercadorias desviadas, e, naturalmente, por interesse de motoristas contratados/coautores. O esquema se mostrou multifacetado, dinâmico, sobretudo, em virtude da utilização de divisão de tarefas”, explicou o Gaeco.
Mandados são cumpridos em operação contra grupo envolvido com vários crimes em Uberlândia
PF faz operação contra quadrilha envolvida com tráfico internacional de drogas que movimentou mais de R$ 5 bilhões
Operação contra tráfico internacional e comércio de armas de fogo de ‘grosso calibre’ cumpre mandados em Uberlândia
Modo de atuação da organização
Gaeco/Reprodução
Ao longo dos dois anos de investigação, foi concluído que a organização criminosa era numerosa e atuava em diversos estados brasileiros. Ao todo, foram 19 mandados de prisão e 57 de buscas cumpridos.
O termo “chave na mão” ou “chaveirinho” consiste na simulação do motorista de ter sido vítima de furto/roubo de carga. Contudo, esse apenas entrega a mercadoria para um determinado receptador.
A Polícia Militar (PM), a Polícia Rodoviária Federal, o Grupo de Patrulhamento Tático e unidades de inteligência também participaram da operação.
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.