Astronautas completam seis meses ‘presos’ na órbita da Terra

Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, capitães aposentados da Marinha americana, completaram no dia 5/12/2024 seis meses “presos” no espaço.
Primeiros tripulantes da cápsula Starliner da Boeing, os astronautas da Nasa partiram no dia 5/6 em um voo teste para a órbita terrestre que deveria durar apenas uma semana.
Porém, no trajeto a cápsula sofreu falhas no propulsor e vazamentos de hélio antes de chegar à Estação Espacial Internacional (ISS) . Diante disso, a Nasa adotou cautela para o retorno e o fim da missão foi adiado para a última semana de fevereiro de 2025.
A cápsula da Boeing retornou para a Terra sozinha no mês de setembro. A Nasa firmou um plano de contingência com a SpaceX, do empresário Elon Musk, para que a dupla faça o caminho de volta em nave da empresa.
No dia 21/06, a Nasa anunciou que o retorno dos astronautas aconteceria na quarta-feira (26/06), o que também não ocorreu. De acordo com a Nasa, problemas nos propulsores e vazamentos de hélio provocaram o primeiro atraso.
Em um comunicado, a Nasa tranquilizou as famílias dizendo que há uma grande quantidade de suprimentos em órbita.
Historicamente, esse não é o primeiro problema relacionado à Starliner. Em seu voo inaugural de teste não tripulado em 2019, um erro de software resultou na colocação da nave em órbita incorreta.
Com mais de 8 mil horas de voo e 663 pousos em porta-aviões, Barry Wilmore já passou ao todo 178 dias no espaço ao longo da carreira!
Em 2014, ele fez parte da Expedição 41, que explorou a composição de meteoros e as alterações musculares e ósseas causadas pelo espaço. O astronauta é casado com Deanna Newport e tem duas filhas.
Já Suni Williams tem 58 anos e é astronauta da Nasa desde 1998. Ela é a segunda mulher com maior tempo de caminhada no espaço: 50 horas e 40 minutos.
Como astronauta e piloto, Williams já acumulou mais de 3 mil horas de voo em 30 tipos de aeronaves. Como integrante da tripulação do NEEMO2, ela chegou a passar 9 dias submersa no laboratório submarino Aquarius, da Nasa.
Como aviadora naval, cargo que passou a ocupar em 1989, ela serviu no Esquadrão de Combate de Helicópteros nos EUA, participando de missões no Mediterrâneo, Mar Vermelho e Golfo Pérsico. Em setembro de 1992, Suni Williams participou de operações de resgate às vítimas do Furacão Andrew em Miami, Flórida.
A astronauta é casada e, segundo ela mesma, nutre um grande carinho por Needham, em Massachusetts, a qual considera sua cidade natal.
Mesmo que Suni Williams e Barry Wilmore fiquem oito meses no espaço, ainda assim não serão recordistas. Veja astronautas que passaram mais tempo em órbita.
De acordo com a BBC, o cosmonauta Valeri Polyakov passou 437 dias seguidos na Estação Espacial russa Mir (lançada durante a Guerra Fria) entre janeiro de 1994 e março de 1995. Ele orbitou a terra mais de 7 mil vezes. Ele aposentou em 2001 e morreu em setembro de 2022.
A americana Christina Koch, de 44 anos, tem o recorde feminino de dias consecutivos no espaço: 328. Foram 5.248 órbitas da Terra e 223 milhões de quilômetros percorridos, segundo o jornal britânico The Guardian. Ela se prepara para uma nova missão: Artemis II, que voará ao redor da Lua em 2025.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.