5 principais frases que as pessoas traiçoeiras falam, segundo a psicologia

A traição é um dos comportamentos mais dolorosos nos relacionamentos sociais. As pessoas traiçoeiras geralmente costumam usar certas frases para manipular, desviar atenção.

Na psicologia, essas frases são elaboradas para criar um falso senso de confiança e minimizar os danos causados.

Algumas dessas frases, podem tentar minimizar o impacto da traição, ou justificar a ação da traição como se fosse para o bem da pessoa, ou mesmo sendo usada como desculpa na tentativa de desviar a atenção para a “ignorância”.

na foto aparecem duas pessoas traiçoeiras que estão se relacionando abraçadas

Pessoas que traem têm sempre umas frases para tentar desviar atenção de suas ações – Foto: Freepik/ND

Veja as 5 principais frases que as pessoas traiçoeiras mais usam

1) “Eu nunca faria mal a você”

Essa é uma das frases usadas para desarmar a outra pessoa e reduzir qualquer suspeita. A pessoa traiçoeira afirma que suas intenções são sempre boas, mesmo que seu comportamento demonstre o contrário.

Ao usar essa frase, a pessoa tenta tranquilizar a vítima de que ela não terá motivos para desconfiar. Essa é uma tática para aliviar as tenções e evitar o confronto, além de ao mesmo tempo esconder a traição

2) “Fiz isso porque amo você”

Quando uma pessoa trai, ela pode tentar justificar a sua ação dizendo que fez isso “para o bem” da outra pessoa, ou “por amor”. Essa frase procura dar um toque positivo à traição, apresentando-a como um sacrifício.

As pessoas traiçoeiras tentam desviar a responsabilidade sugerindo que suas ações foram motivadas por um interesse supostamente maior pela outra pessoa. É uma forma de justificar a traição para proteger ou ajudar a outra pessoa.

3) “Não foi tão importante”

Essa frase minimiza o impacto da ação de pessoas traiçoeiras e tenta fazer com que a outra pessoa acredite que o que aconteceu é irrelevante ou não é tão grave.

na foto aparecem duas pessoas traiçoeiras que se relacionam e mentem

Homem e mulher discutem durante relacionamento – Foto: Reprodução

A pessoa tenta minimizar o dano causado. Ao banalizar a situação, ele procura reduzir as consequências e evitar assumir a seriedade de sua ação.

4) “Eu juro, não sabia que isso o afetaria tanto”

Essa frase indica que as pessoas traiçoeiras não tinham más intenções, ou que seu comportamento foi um mal-entendido. É uma forma de se desassociar da culpa.

Ao usar essa desculpa, eles tentam desviar a atenção para a “ignorância” e o impacto das ações, o que demonstra uma falsa inocência. Assim, procuram gerar simpatia e evitar serem responsabilizados integralmente.

5) “Eu sempre estive ao seu lado”

As pessoas traiçoeiras tentam criar uma narrativa de lealdade e apoio, apesar de ter cometido uma traição. Elas usam essa frase para enfatizar as vezes em que esteve “presente” no passado, para que a vítima se esqueça dos danos recentes.

As pessoas traiçoeiras procuram reafirmar seu “compromisso” e tentam apagar o mau comportamento recente. A ideia é confundir a outra pessoa e fazê-la se sentir culpada por duvidar de sua lealdade, manipulando a percepção do relacionamento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.