Menina de 12 anos descobre artefato egípcio em Israel ‘sem querer’

O que era para ser apenas uma viagem em família, levou uma menina de 12 anos a descobrir um artefato egípcio em Israel, que remonta a aproximadamente 3.500 anos.

Dafna Filshteiner segurando artefato egípcio em Israel

Dafna Filshteiner descobriu o artefato egípcio em Israel – Foto: Reprodução/FoxNews/ND

Dafna Filshteiner estava caminhando com a família perto do sítio arqueológico de Tel Qana em Hod Hasharon, em Israel, quando percebeu uma pedrinha que se destacava das demais.

Em comunicado para a imprensa, Dafna explicou que estava olhando para o chão para encontrar agulhas de porco-espinho e seixos lisos.

“E de repente eu peguei uma pedra interessante. Eu mostrei para minha mãe, e ela disse que era apenas uma pedra comum ou uma conta. Mas então eu vi uma decoração e insisti que era mais do que isso, então nós pesquisamos na internet. Lá, nós identificamos mais fotos de pedras semelhantes ao que havíamos encontrado. Nós percebemos que era algo especial e imediatamente ligamos para a Autoridade de Antiguidades”, afirmou.

O que era o artefato egípcio em Israel?

Artefato da Antiguidade descoberto

Objeto era um amuleto de 3.500 anos – Foto: Reprodução/FoxNews/ND

Quando as autoridades analisara a pedra, descobriram que a jovem havia encontrado um amuleto egípcio que remonta ao período do Novo Império, cerca de 3.500 anos atrás.

O artefato egípcio tinha o formato de um besouro de esterco, sagrado no Egito Antigo pois simbolizava uma nova vida.

“O escaravelho é de fato uma característica egípcia distinta, mas sua ampla distribuição também alcançou muito além das fronteiras do Egito. Ele pode ter sido derrubado por uma figura importante e autoritária que passava pela área, ou pode ter sido enterrado deliberadamente. Como a descoberta foi descoberta na superfície, é difícil saber seu contexto exato”, disse o Dr. Yitzhak Paz, especialista em Idade do Bronze da Autoridade de Antiguidades de Israel que examinou a descoberta, de acordo com o comunicado à imprensa.

A pedra ficará exposta em um museu de Jerusalém

A pedra ficará exposta em um museu de Jerusalém – Foto: Reprodução/FoxNews/ND

Junto com o besouro, estavam esculpidos dois escorpiões. Segundo o especialista, os animais representarem a deusa egípcia Serket, que era considerada responsável, entre outras coisas, por proteger mães grávidas.

“Outra decoração no amuleto é o símbolo nefer, que em egípcio significa ‘bom’ ou ‘escolhido’. Há também outro símbolo que parece um cajado real”, ressaltou Paz.

A descoberta da menina lhe rendeu um certificado de boa cidadania e agora, a pedra ficará exposta em um museu de Jerusalém.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.