Itens de decoração que você deve manter longe de casa por serem ‘ultrapassados’

A decoração é responsável por transmitir personalidade aos ambientes. Por falar nisso, ninguém quer ver a própria casa com um aspecto ultrapassado. Desta forma, a arquiteta Mariana Cabral compartilhou dicas sobre itens que, se usados de maneira inadequada, podem deixar os espaços com um ar antiquado.

Itens de decoração que você deve ter atenção!

Móveis muito brilhantes

Longe da decoração: móveis muito brilhantes

Para a arquiteta, móveis muito brilhantes podem passar um aspecto de ultrapassado ao ambiente – Foto: Dicas Decor com Mariana Cabral/@DicasDecor/YouTube

De acordo com a arquiteta, um dos erros mais comuns é o uso excessivo de móveis com acabamentos brilhantes, como laca ou algumas madeiras. Embora esses materiais possam parecer modernos à primeira vista, com o tempo, eles tendem a dar a impressão de algo ultrapassado, principalmente quando comparados a acabamentos mais naturais e foscos.

A profissional ressalta que, para manter a atemporalidade e a elegância, é melhor optar por superfícies mais simples e mais discretas, como pisos de madeira foscos ou acabamentos acetinados.

Excesso de estampas em móveis grandes

Sofá com estampa em uma imagem ao lado da arquiteta

Segundo Mariana, a combinação de grandes peças com desenhos muito carregados pode sobrecarregar os cômodos – Foto: Dicas Decor com Mariana Cabral/@DicasDecor/YouTube

Outro item que pode gerar um efeito ultrapassado são os móveis grandes e estampados, como sofás ou poltronas com padrões chamativos. Mariana Cabral esclarece que o problema não é a estampa em si, mas a combinação de grandes peças com desenhos muito carregados.

A recomendação é escolher estampa em doses menores, equilibrando o design para não sobrecarregar o espaço.

Espelhos com molduras metálicas

Espelho com moldura metálica em uma imagem ao lado da arquiteta

Ainda de acordo com a arquiteta, o uso de espelhos com molduras metálicas pode transmitir a sensação de um ambiente ultrapassado – Foto: Dicas Decor com Mariana Cabral/@DicasDecor/YouTube

Espelhos com molduras metálicas douradas, uma tendência popular nos anos 80 e 90, podem ser um grande vilão quando o assunto é atualização da decoração.

A especialista adverte que, em excesso, o uso pode transmitir a sensação de um ambiente ultrapassado. Em casos mais contemporâneos, é possível utilizar espelhos, mas com molduras mais discretas e minimalistas.

Papel de parede floral e arabescos clássicos

Papel de parede floral

De acordo com Mariana Cabral, em espaços que buscam uma estética mais jovem, papéis de parede floral e arabescos clássicos podem dar uma impressão antiquada – Foto: Dicas Decor com Mariana Cabral/@DicasDecor/YouTube

Embora o papel de parede floral ou com arabescos tenha seu charme, Mariana Cabral alerta que modelos muito detalhados ou com um estilo clássico podem deixar a casa com uma sensação de velhice.

Especialmente em espaços que buscam uma estética mais jovem ou contemporânea, esses papéis podem dar uma impressão antiquada. A solução é optar por designs mais sutis e modernos.

Cadeiras e poltronas com capitonê excessivo

Sofás com capitonê excessivo

O uso de cadeiras e de poltronas com capitonê excessivo pode passar uma sensação antiquada para o ambiente, segundo a especialista – Foto: Dicas Decor com Mariana Cabral/@DicasDecor/YouTube

O uso excessivo do capitonê, aquele efeito acolchoado com botões em móveis estofados, também pode ser um elemento que contribui para a sensação de um ambiente ultrapassado.

Quando usado com “moderação”, esse detalhe pode adicionar um toque de elegância e personalidade. No entanto, em grandes quantidades, como em várias cadeiras de jantar ou sofás, pode deixar o espaço com um ar de outra época.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.