Guia de usados: Ficha técnica do Chevrolet Celta Spirit 1.0 2010; um hatch bom para o dia a dia com opção de 4 ou 2 portas

O Chevrolet Celta Spirit 1.0 2010 é uma escolha interessante para quem busca um carro usado econômico, simples e confiável. Disponível em versões de 2 e 4 portas, o hatch é ideal para uso urbano devido ao seu tamanho compacto, que facilita estacionar e se deslocar no trânsito. Seu motor 1.0 flex é eficiente, com bom desempenho para a proposta do carro, além de garantir baixo consumo de combustível. Com manutenção acessível e peças baratas, o modelo se destaca como uma opção econômica para quem quer gastar pouco com revisões e reparos.

Pontos Principais:

  • Modelo básico com motor 1.0 flex de baixo consumo.
  • Disponível nas versões de 2 e 4 portas.
  • Manutenção acessível, ideal para uso urbano.
  • Verificar histórico de manutenção e componentes mecânicos antes da compra.

No entanto, é importante considerar os pontos negativos do modelo. O Celta Spirit 2010 é um carro básico, com poucos itens de conforto e tecnologia, especialmente nas versões de entrada. A ausência de direção hidráulica ou elétrica e ar-condicionado em algumas configurações pode ser um incômodo. Além disso, a estrutura simples do veículo pode apresentar ruídos internos e desgaste de acabamentos com o passar do tempo, o que é comum em carros mais antigos e populares. É importante também estar atento à suspensão, que pode sofrer com o uso em estradas esburacadas, comprometendo o conforto.

O Chevrolet Celta Spirit 1.0 2010 é uma opção prática para quem busca um carro econômico e funcional, ideal para uso urbano e com baixo custo de manutenção e consumo de combustível.
O Chevrolet Celta Spirit 1.0 2010 é uma opção prática para quem busca um carro econômico e funcional, ideal para uso urbano e com baixo custo de manutenção e consumo de combustível.

Ao considerar a compra de um Celta Spirit 1.0 2010 usado, alguns cuidados são essenciais. Verifique o histórico de manutenção, priorizando unidades que receberam revisões regulares. Examine o estado da suspensão, dos freios e da parte elétrica, além de checar possíveis sinais de ferrugem ou desgaste excessivo na carroceria. Caso o modelo tenha ar-condicionado, confirme seu funcionamento. Por fim, priorize carros com documentação em dia e, se possível, peça a avaliação de um mecânico de confiança antes de fechar o negócio.

Desempenho, motor e potência

Motor dianteiro de aspiração natural, 999 cm³, 4 cilindros em linha, injeção multiponto, potência de 78 cv (álcool) e 77 cv (gasolina) a 6400 rpm, torque máximo de 9,7 kgfm (álcool) e 9,5 kgfm (gasolina) a 5200 rpm.
Motor dianteiro de aspiração natural, 999 cm³, 4 cilindros em linha, injeção multiponto, potência de 78 cv (álcool) e 77 cv (gasolina) a 6400 rpm, torque máximo de 9,7 kgfm (álcool) e 9,5 kgfm (gasolina) a 5200 rpm.

O modelo apresenta desempenho adequado para sua categoria compacta, com uma velocidade máxima de 161 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos. Ele é equipado com tração dianteira e utiliza a plataforma gm4200. A transmissão é manual de 5 marchas, acoplada a uma embreagem monodisco a seco.

O motor é instalado na parte dianteira e possui aspiração natural, com disposição transversal. Ele é alimentado por injeção multiponto e conta com 4 cilindros em linha, com 2 válvulas por cilindro e comando único no cabeçote acionado por correia dentada. A cilindrada total é de 999 cm³, com potência máxima de 78 cv quando abastecido com álcool e 77 cv com gasolina, atingindo seu pico a 6400 rpm. O torque máximo é de 9,7 kgfm (álcool) e 9,5 kgfm (gasolina), disponível a 5200 rpm.

Outros destaques incluem uma razão de compressão de 12,6:1, peso/potência de 11,28 kg/cv e potência específica de 78,1 cv/litro, evidenciando sua eficiência energética. O motor opera com óleo de viscosidade 5w-30 e suporta uma rotação máxima de 6800 rpm.

Consumo e autonomia

Consumo de 7,6 km/l urbano e 8,7 km/l rodoviário com álcool, 10,7 km/l urbano e 12,8 km/l rodoviário com gasolina, evidenciando eficiência energética.
Consumo de 7,6 km/l urbano e 8,7 km/l rodoviário com álcool, 10,7 km/l urbano e 12,8 km/l rodoviário com gasolina, evidenciando eficiência energética.

O consumo apresenta números competitivos para um veículo flex. No ambiente urbano, ele percorre 7,6 km/l com álcool e 10,7 km/l com gasolina. Já em rodovias, o desempenho melhora, alcançando 8,7 km/l com álcool e 12,8 km/l com gasolina.

Quanto à autonomia, com um tanque de 54 litros, é possível percorrer até 410 km em trajetos urbanos com álcool e 470 km em rodovias. Abastecido com gasolina, a autonomia aumenta para 578 km em ambiente urbano e 691 km em rodovias, oferecendo maior versatilidade para viagens mais longas.

Interior

Tração dianteira, direção não assistida, transmissão manual de 5 marchas com embreagem monodisco a seco.
Tração dianteira, direção não assistida, transmissão manual de 5 marchas com embreagem monodisco a seco.

O interior é planejado para atender até cinco ocupantes, com conforto e praticidade. O espaço interno é otimizado para a categoria, oferecendo um bom equilíbrio entre dimensões externas e espaço útil.

Interior compacto com capacidade para 5 ocupantes, porta-malas de 260 litros, carga útil de 470 kg. Dimensões incluem 3788 mm de comprimento e 1429 mm de altura.
Interior compacto com capacidade para 5 ocupantes, porta-malas de 260 litros, carga útil de 470 kg. Dimensões incluem 3788 mm de comprimento e 1429 mm de altura.

O porta-malas tem capacidade de 260 litros, adequado para uso urbano e pequenas viagens. A carga útil do veículo é de 470 kg, o que permite o transporte de itens adicionais sem comprometer a dirigibilidade.

Medidas

Comprimento de 3788 mm, largura de 1626 mm, altura de 1429 mm, distância entre-eixos de 2443 mm, bitola dianteira de 1387 mm e traseira de 1388 mm. Peso de 880 kg.
Comprimento de 3788 mm, largura de 1626 mm, altura de 1429 mm, distância entre-eixos de 2443 mm, bitola dianteira de 1387 mm e traseira de 1388 mm. Peso de 880 kg.

O veículo conta com suspensão dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais como elemento elástico, enquanto a traseira é equipada com eixo de torção e molas helicoidais. O sistema de freios combina discos sólidos na dianteira e tambores na traseira.

A direção não é assistida, com um diâmetro de giro de 10 metros, facilitando manobras em espaços reduzidos. Os pneus possuem medidas 165/70 r13 tanto na dianteira quanto na traseira, garantindo uniformidade e custo acessível de reposição.

As dimensões gerais incluem comprimento de 3788 mm, largura de 1626 mm, altura de 1429 mm e distância entre-eixos de 2443 mm. A altura mínima do solo é de 115 mm, enquanto a bitola dianteira e traseira são de 1387 mm e 1388 mm, respectivamente. O peso do veículo é de 880 kg.

Preços Aproximados do Chevrolet Celta 2010

  • Chevrolet Celta Life/ LS 1.0 MPFI 8V FlexPower 3p – Preço Aproximado: R$ 18 mil
  • Chevrolet Celta Life/ LS 1.0 MPFI 8V FlexPower 5p – Preço Aproximado: R$ 20 mil
  • Chevrolet Celta Spirit 1.0 MPFI 8V FlexPower 3p – Preço Aproximado: R$ 22 mil
  • Chevrolet Celta Spirit/ LT 1.0 MPFI 8V FlexPower 5p – Preço Aproximado: R$ 22 mil

Ficha Técnica do Chevrolet Celta Spirit 1.0 2010

Suspensão dianteira independente McPherson e traseira com eixo de torção, ambos com molas helicoidais. Freios com discos sólidos na dianteira e tambores na traseira. Pneus 165/70 R13.
Suspensão dianteira independente McPherson e traseira com eixo de torção, ambos com molas helicoidais. Freios com discos sólidos na dianteira e tambores na traseira. Pneus 165/70 R13.

Geral

  • Ano: 2010
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Plataforma: GM4200

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Cilindrada unitária: 250 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 71,1 mm
  • Razão de compressão: 12,6:1
  • Curso do pistão: 62,9 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 78 cv (Álcool) / 77 cv (Gasolina) a 6.400 rpm
  • Código do motor: Família I
  • Torque máximo: 9,7 kgfm (Álcool) / 9,5 kgfm (Gasolina) a 5.200 rpm
  • Peso/potência: 11,28 kg/cv
  • Torque específico: 9,7 kgfm/litro
  • Peso/torque: 90,7 kg/kgfm
  • Potência específica: 78,1 cv/litro
  • Rotação máxima: 6.800 rpm
  • Viscosidade do óleo: 5W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Código do câmbio: F17 Minus HR
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico (Dianteira): Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico (Traseira): Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro de giro: 10 m

Pneus

  • Dianteiros: 165/70 R13
  • Traseiros: 165/70 R13
  • Estepe: 165/70 R13

Dimensões

  • Comprimento: 3.788 mm
  • Largura: 1.626 mm
  • Distância entre-eixos: 2.443 mm
  • Altura: 1.429 mm
  • Bitola dianteira: 1.387 mm
  • Bitola traseira: 1.388 mm
  • Porta-malas: 260 litros
  • Tanque de combustível: 54 litros
  • Peso: 880 kg
  • Carga útil: 470 kg
  • Altura mínima do solo: 115 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 161 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 13,4 s

Consumo

  • Urbano: 7,6 km/l (Álcool) / 10,7 km/l (Gasolina)
  • Rodoviário: 8,7 km/l (Álcool) / 12,8 km/l (Gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 410 km (Álcool) / 578 km (Gasolina)
  • Rodoviária: 470 km (Álcool) / 691 km (Gasolina)
Equipamentos básicos de segurança e conforto, ideais para uso urbano. Sistema de som simples, acabamento interno prático e funcional, projetado para o dia a dia.
Equipamentos básicos de segurança e conforto, ideais para uso urbano. Sistema de som simples, acabamento interno prático e funcional, projetado para o dia a dia.

Fonte: Wikipedia, GM e iCarros.

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