Expectativa do IPCA: inflação deve cair com preços da energia e Black Friday

Na próxima terça-feira (10), será divulgado os dados da projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro. Dessa forma, segundo análise de Andréa Angelo, estrategista de inflação da Warren Investimentos, a expectativa para o dado é uma variação de 0,34%, com inflação acumulada de 4,82% nos últimos 12 meses. Segundo Angelo, a desaceleração esperada é resultado da mudança de bandeira tarifária na conta de energia elétrica e dos descontos do período da Black Friday.

“Esperamos que a energia elétrica tenha uma variação de -6,55%, ante 4,74% em outubro, devido à troca da bandeira vermelha 2 para a amarela em novembro. Esse movimento deve reduzir o índice em quase 45 pontos base”, destacou Angelo. Ela também ressalta que a bandeira verde foi acionada pela Aneel para dezembro, o que deve manter o impacto negativo na energia para os próximos dois índices.

Outro ponto de destaque é o grupo saúde e cuidados pessoais, que deve apresentar uma variação negativa de -0,04%, após alta de 0,38% em outubro. O efeito dos descontos da Black Friday, especialmente em itens de perfumes e produtos para cabelo, foi o principal responsável pela queda. “Embora a data oficial tenha sido entre 29/11 e 02/12, os descontos já influenciam a leitura atual, mesmo que menores que o esperado”, completou a estrategista.

Alimentos no domicílio: carnes e hortaliças podem impulsionar alta

Do lado das altas, o setor de alimentação no domicílio continua pressionado, com destaque para o aumento no preço das carnes, cuja variação esperada é de 6,57%, frente a 5,81% no mês anterior.

Além disso, os grupos de frutas e hortaliças e verduras devem sair de quedas em outubro (-1,06% e -1,36%) para altas de 0,35% e 1,58%, respectivamente. Segundo Angelo, essa é a maior preocupação altista para o índice de novembro.

IPI do cigarro e serviços subjacentes: outros fatores de pressão

No grupo de despesas pessoais, o cigarro deve registrar variação acima de 13%, em linha com o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) já identificado na prévia do mês.

Por outro lado, os serviços subjacentes, como cinema, serviços bancários e aluguel, devem mostrar desaceleração. A variação esperada caiu de 0,76% para 0,41%, impulsionada pela queda no preço do item cinema, que saiu de 7,54% para 0,65%.

Apesar disso, os serviços intensivos em trabalho, como cabeleireiro, manicure e empregados domésticos, devem acelerar de 0,33% para 0,40%, o que reflete a pressão de mercado.

Projeções de inflação para 2024 e 2025

A Warren Investimentos projeta que o IPCA deve fechar 2024 em 4,8% e 2025 em 5,0%. O balanço de riscos para 2024 permanece equilibrado, mas o cenário para o próximo ano indica maior pressão nos preços das carnes e potencial repasse cambial.


O post Expectativa do IPCA: inflação deve cair com preços da energia e Black Friday apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.