Consulta benefício INSS pelo CPF 2025: como fazer online

Ter a possibilidade de fazer a consulta do benefício INSS pelo CPF usando os dispositivos digitais oferece um ganho significativo em praticidade e agilidade. Por meio do aplicativo Meu INSS, o usuário pode realizar diversos procedimentos online com poucos cliques.

Pessoa segurando o celular na tela inicial do aplicativo Meu INSS

O aplicativo do Meu INSS faciita as consultas aos benefícios dos segurados pelo órgão – Foto: Agência Brasil

O que é o INSS?

Órgão vinculado ao Ministério da Previdência Social, o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) é responsável por gerenciar, pagar e fiscalizar benefícios sociais aos brasileiros, como aposentadorias, pensões e auxílios que são direitos dos trabalhadores, como o Bolsa Família.

Uma das principais atribuições do INSS é receber as contribuições previdenciárias dos trabalhadores, sejam eles lotados em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ou profissionais autônomos que mensalmente realizam o pagamento da taxa.

Fita na agência do InSS com idoso no fundo

Atualmente, mais de 40 milhões de pessoas recebem auxílios, aposentadorias e pensões pelo INSS – Foto: Justiça Federal/Divulgação/ND

O papel do órgão é também de orientar a população acerca dos direitos e benefícios, sendo esse serviço realizado nas agências da Previdência Social, ou nos canais digitais, como o site oficial e aplicativo.

O que é o Meu INSS?

Com cerca de 40 milhões de segurados utilizando os serviços do órgão, desde 2018 o instituto conta com um portal completo, o Meu INSS, para que os usuários possam utilizar os serviços disponibilizados, inclusive fazendo a consulta dos benefícios pelo CPF.

Entre as opções oferecidas está a verificação de documentos, emissão de guia de pagamento, requerimento de benefícios, calendário de pagamentos, ouvidoria e demais serviços.

Com mais de 84 milhões de acessos mensais (somando aplicativo e site), o portal se consolidou com a principal fonte de consulta à informação dos serviços e direitos previdenciários.

O que é a consulta benefício INSS pelo CPF?

Diante de tantos números e logins virtuais utilizados atualmente, é natural esquecer alguns desses registros, principalmente quando eles são longos ou mesclam algarismos e letras.

Dessa forma, o número do CPF (Cadastro Pessoa Física) se tornou uma forma mais acessível de verificar a situação das requisições feitas ao INSS.

Utilizando esse documento, o usuário entra no site e acompanha todas as informações que deseja no site do órgão, bem como realizar novos pedidos ou entrar em contato com a equipe de atendimento.

Como fazer a consulta benefício pelo CPF

Ao invés de ir a uma agência física da Previdência Social para tirar suas dúvidas e solicitar detalhes sobre os benefícios, o segurado pode utilizar a internet para fazer a consulta benefício pelo CPF.

Para fazer isso, o usuário deve seguir os seguintes passos no site ou aplicativo:

  • Acesse o site do Meu INSS
  • Faça o login usando o número do CPF e senha cadastrada, clicando em “Entrar com gov.br”
  • Na tela de acesso inicial, irá aparecer o nome e o número do benefício para a consulta do aposentado/pensionista

O usuário também poderá acessar o portal sem senha e utilizar outros serviços, como fazer um novo pedido, verificar o calendário de pagamento ou comunicar acidente de trabalho, por exemplo.

Reprodução de página do site Meu Inss com ícones e informações do instituto

O site Meu INSS facilita a consulta, as informações e benefícios – Foto: Reprodução

Caso prefira, o segurado pode fazer a consulta benefício pelo CPF usando o telefone. Para isso, é preciso ligar para o telefone 135, de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Nesse caso, o ideal é que a pessoa tenha em mãos outros documentos que podem ser solicitados pelo atendimento, como:

  • Comprovante de residência
  • RG
  • Carteira de trabalho
  • Carnês de contribuição (para trabalhadores autônomos)

Dúvidas no acesso ao Meu INSS

Mais presente nos canais digitais, o INSS oferece suporte online e em tempo real para ajudar usuários com dificuldade para acessar os serviços do órgão.

Nos casos de erros de senha ou de acesso, é importante saber o email ou telefone cadastrado para a recuperação do login, já que um código de verificação será enviado para a realização de um novo acesso.

Caso tenha dificuldade, o usuário pode utilizar o chat em tempo real do site ou utilizar os canais de atendimento pelas redes sociais, ou pelo telefone 135.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.