Botafogo teve metade do elenco campeão brasileiro a custo zero; veja custo-benefício de times

O Botafogo conquistou o tricampeonato brasileiro no último domingo (8), com 79 pontos e 23 vitórias na temporada. A ótima campanha do alvinegro é aclamada por conta do trabalho estratégico da equipe de Scout do clube que trouxe jogadores a custo zero para integrar o elenco vitorioso e que se sobressai a outros times da Série A.

Botafogo x Sao Paulo pelo Campeonato Brasileiro no Estadio Nilton Santos no dia oito de dezembro de 2024 – Foto: Vitor Silva/Botafogo.

Depois de um jejum de 29 anos sem levantar a taça do Campeonato Brasileiro da Série A, o Glorioso se consagrou campeão após bater o São Paulo por 2 a 1 no último domingo no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

A montagem do elenco alvinegro é baseada num modelo similar a do filme ‘MoneyBall’ (O Homem Que Mudou o Jogo no Brasil). Assim como a equipe de Baseball, Oakland Athletics, apresentada no longa, o Botafogo prioriza um orçamento reduzido e contrata jogadores com base em dados estatísticos.

Em 2024, foram contratados 20 jogadores e entre eles nove chegaram ao clube carioca de graça. Apesar do custo zero na contratação, o time alvinegro paga altos salários para os atletas, cuja folha salarial é a quarta maior do país, segundo o Bolavip Brasil.

Veja lista de jogadores contratados de graça pelo Botafogo

Entre os nove jogadores, Barboza, Telles e Igor Jesus foram protagonistas nas atuais conquistas do Botafogo na temporada 2024. Já os atletas Damián Suárez e Mohamed El Arouch não compõem mais o elenco.

Alexander Barbosa, zagueiro, ex-Libertad – Custo zero;

Alex Telles, lateral-esquerdo, ex-Al-Nassr – Custo zero;

Pablo, zagueiro, ex-Flamengo – Custo zero;

Damián Suárez, lateral-direito, ex-Getafe – Custo zero;

Allan, volante, ex-Al Wehda – Custo zero;

Igor Jesus, atacante, ex-Al Ahli – Custo zero;

Jeffinho, atacante, ex-Lyon – Custo zero;

Óscar Romero, sem clube – Custo zero;

Mohamed El Arouch, meia, ex-Lyon – Custo zero.

Flamengo e Palmeiras, são clubes que possuem folha salarial maior que o atual campeão da Libertadores e obtiveram resultados abaixo do esperado.

Glorioso se destaca em pesquisa que compara melhores e piores  custos-benefícios da Série A

Botafogo entra em lista seleta de clubes que conquistaram Libertadores e Campeonato Brasileiro na mesma temporada – Foto: Reprodução/X/Botafogo

O site Bolavip Brasil apresentou os resultados de uma pesquisa que compara o dinheiro investido em salários pelos times da Série A com a  posição final na tabela do Campeonato Brasileiro.

Na pesquisa, o Botafogo garantiu a quarta posição no ranking, após ter a  quarta maior folha salarial da competição e terminar na liderança do Campeonato Brasileiro.

Com risco de ter sido rebaixado no último domingo (8), o Atlético-MG foi a equipe que teve o pior gasto em investimentos. O time mineiro que tem a terceira maior folha salarial do Brasil, perdeu as finais da Copa do Brasil e da Copa Libertadores e aparece na última posição do ranking.

Confira lista completa:

Pesquisa realizada pelo site BolaVip aponta Fortaleza como equipe com melhor custo benefício – Foto: Reprodução/Bolavip Brasil

1- Fortaleza: +10 posições

2 – Juventude: +5 posições

3 – Vitória: + 5 posições

4 – Botafogo: +3 posições

5 – Bahia: +3 posições

6 – Cruzeiro: +3 posições

7 – Internacional: +1 posição

8 – Criciúma: +1 posição

9 – São Paulo: +1 posição

10 – Palmeiras: sem variação

11 – Vasco: sem variação

12 – Athletico: -2 posições

13 – Flamengo: -2 posições

14 – Corinthians: -2 posições

15 – Atlético-GO: -2 posições

16 – Cuiabá: -2 posições

17 – Red Bull: -3 posições

18 – Grêmio: -5 posições

19 – Fluminense: -5 posições

20 – Atlético-MG: -9 posições

Entre os destaques de pesquisa realizada pela Bolavip Brasil, o Fortaleza, que terminou o Campeonato Brasileiro na quarta posição com 68 pontos, é o líder entre equipes da Série A que mais gastou bem o dinheiro com salários e que ocupou boa posição na competição.

 

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.